Sublimação: como calcular custo, preço, valor e faturamento

Por João Leodonio em 01/05/2018
Saiba como formatar o preço dos seus produtos estampados por sublimação

Saiba como formatar o preço dos seus produtos estampados por sublimação

Será que vendo meu produto sublimado com o mesmo preço do concorrente? Ou cobro mais barato? Faturamento é igual a lucro? Como agregar valor à minha camiseta sublimada e me diferenciar da concorrência?

Muitos empreendedores, sobretudo os novatos, têm muitas dúvidas sobre composição de preços no segmento de impressão sublimática. Mas antes de dar algumas respostas, vamos definir alguns conceitos:

- Custo: é todo o esforço e trabalho empregado para a produção de bens e serviços e divide-se em fixo e variável. O primeiro é todo custo que não varia com a produção, ou seja, está fixado. Exemplos: limpeza, conservação, aluguel, mobiliário e equipamentos. Já o variável é todo custo que varia de acordo com o produto e o volume. Exemplos: caneca, papel impresso, camiseta, entrega, matérias-primas, insumos diretos, embalagens, impostos de venda, mão de obra e fornecedores.

- Preço: é o valor monetário de um bem, serviço ou patrimônio. É composto por custos, despesas e lucro.

- Valor: é criado de acordo com a importância dada por aqueles que adquirem os produtos ou serviços. Exemplo: Quanto você estaria disposto a pagar por um copo de água mineral no deserto? E ao lado de uma nascente de água potável? Independentemente do quanto custou a produção desse copo com água, seu valor será dado pela importância ou necessidade de seu consumo.

- Faturamento: é o montante que a empresa recebe por uma venda do bem ou serviço, ou seja, é o valor total que está impresso na nota fiscal.

Antes de entendermos como chegar à composição de preços, é preciso avaliar o que produzir, para quem vender, quais serão os fornecedores e parceiros, a forma de distribuição e como a concorrência trata o produto ou serviço. Após a fase prévia de produção, deve-se passar para as contas.

Custo fixo

Por trabalhar em casa, muitos acabam não considerando o custo fixo na composição do preço; Mas assim como um imóvel alugado, precisamos valorar o m² da área ocupada e ratear água, luz, telefone e qualquer outra despesa de produção.

Custo variável

É necessário escolher um bom fornecedor de matéria-prima, saber valorar a mão-de-obra envolvida na produção (a própria ou terceirizada), o consumo de energia e o transporte, além de saber negociar desconto para compras maiores, o que ajudará na composição de um preço menor.

Preço

É necessário avaliar todos os rateios de custo fixo, aplicar todos os custos variáveis, lucro esperado, impostos e todos os valores envolvidos na fabricação e distribuição do bem ou serviço. Muitas empresas não consideram os custos de pós-venda e acabam por não dar um atendimento adequado ao cliente após entregar os produtos ou serviços. Assim, não fidelizam a clientela.

Valor

Trata-se de algo a ser estabelecido depois da formatação do preço. Portanto, é preciso muito cuidado para valorar a importância do produto ou serviço. A valoração vai depender da necessidade, local, oferta, demanda e algo muito importante, que é a qualidade final do que se oferece. A qualidade de um produto final (matéria-prima, insumos e controle nos processos de produção) pode fazer com que o valor suba.

Faturamento

Como já explicado, não é ganho, nem lucro. Trata-se apenas do registro dos valores totais das vendas.

Concorrência

Após levantar informações e compor o preço do produtos, você descobre que a concorrência vende mais barato. O que fazer? Quanto mais barato? Vende para o mesmo público? Que matéria-prima utiliza?

Essas são questões que, se respondidas de forma adequada, poderão ajudar a rever o preço de venda ou mantê-lo e investir na valorização do produto, mantendo as margens originais de lucro.

Mas isso é possível num mercado tão concorrido quanto o da sublimação?

Sim, e a cada momento aparece um novo fornecedor. Quase na mesma velocidade, saem do mercado aqueles que ofereceram produtos e serviços de má qualidade. Portanto, se ao formatar um preço, a empresa considerar todos os tópicos tratados acima, possivelmente terá sucesso. Em caso de insucesso, saberá onde errou.

Sugerimos também fazer a alocação dos custos de forma mais coerente possível, usando o sistema R.K.W (um assunto a ser tratado num próximo artigo).

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



VinilSul apoia Projeto Sublima Social

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/10/2024
Projeto, realizado pela Fundação Neemias de Paulínia (SP), atende infratores de menor potencial, ensinando a prática do negócio de sublimação

Projeto, realizado pela Fundação Neemias de Paulínia (SP), atende infratores de menor potencial, ensinando a prática do negócio de sublimação

A fornecedora VinilSul expandiu suas ações de responsabilidade socioeducacional por meio do apoio ao Projeto Sublima Social, realizado pela Fundação Neemias, de Paulínia (SP).

O projeto, que está em seu segundo ano, atende diretamente infratores de menor potencial e que estão em liberdade, ou familiares de presos que cumprem pena, como forma de capacitação para oportunidades de emprego e empreendedorismo, oferecendo o ensino de diversas atividades ligadas ao mercado de sublimação.

O conteúdo programático inclui quatro módulos: composição artística (com teorias sobre importância das cores, fontes, enquadramento e formatos), teorias sobre equipamentos (aspectos técnicos, tipos de materiais usados, tipos de prensas etc.), noções de administração (incluindo gestão financeira e precificação) e divulgação (com noções básicas de marketing, uso das mídias sociais, entre outros temas).

Como apoiadora, a VinilSul auxiliou na aquisição, pelo projeto, de um equipamento de impressão digital sublimática Epson SureColor F570 e doou uma impressora SureColor F170.

“Além disso, a VinilSul, assim como alguns dos parceiros, também abre a possibilidade para os alunos conseguirem descontos para início do negócio”, disse Leonardo Leite, professor da Fundação Neemias.

Em um momento especial, o grupo de estudantes visitou o stand da VinilSul na FuturePrint deste ano (16 a 19 de julho, no Distrito Anhembi, em São Paulo), onde foram recebidos pela diretora comercial da empresa, Débora Hübner, e puderam conferir os equipamentos em funcionamento e conhecer mais sobre as aplicações de sublimação e estamparia digital

“Na VinilSul, sempre enxergamos que nossa responsabilidade como empresa vai muito além dos negócios e dos equipamentos. Cada um de nós deve fazer sua parte, e, como empresa, a VinilSul orgulha-se de apoiar esse projeto tão importante, que visa auxiliar e recolocar no mercado homens e mulheres que cometeram pequenos delitos, ou familiares de pessoas que  estão em detenção, fornecendo as ferramentas para que aprendam uma nova profissão ou, ainda, iniciem um pequeno negócio”, destacou Débora.

Fonte: Vinilsul



Orafol apresenta novas linhas de vinis adesivos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/06/2018
Fabricante expôs suas novidades na exposição Fespa 2018

Fabricante expôs suas novidades na exposição Fespa 2018

A Orafol, fabricante de mídias para comunicação visual, anunciou no mercado internacional novas séries de vinis adesivos para aplicações em vidros, decoração e envelopamento de carros. Confira as novidades:

Orajet 3952F: linha de vinis cast para impressão digital. Altamente transparente, é indicado para aplicações em vitrines e vidros. Com durabilidade de longo prazo e fácil aplicação, a mídia pode ser laminada com o novo Oraguard 252F.

Orajet 3851: indicada para aplicações de longo prazo em vitrines e portas de vidro, esse novo filme não se limita a designs para corte, mas também oferece a possibilidade de combinar com impressões digitais criativas.

Oracal 970 Premium: indicada para envelopamento de carros, essa linha foi acrescentada com a gama Special Effect, que inclui oito cores especiais.

Oracal 351: linha de películas metalizadas que foi expandida e inclui a opção Rose Gold, com 50 micra de espessura e superfície brilhante.

Oracal 7710: a linha de filmes fluorescentes da Orafol recebeu o acréscimo de uma opção desenvolvida para veículos de serviços de emergência. O novo Oracal 7710RA vem em amarelo fluorescente e vermelho fluorescente e oferece durabilidade maior.

Oraguard 244G: filme antigrafite que protege as impressões de alta qualidade. O vinil facilita a limpeza de pichações, além de ser resistente aos raios UV.

Fonte: Orafol