Saiba a diferença entre impressão DTG e impressão DTF

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/08/2023
As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

Direct-To-Garment (DTG)

A impressão direta em roupas (Direct-To-Garment, DTG) emprega tecnologia que transfere imagens de computadores para impressoras inkjet que estampam diretamente tecidos e peças de roupas, como camisetas.

A DTG é diferente da serigrafia tradicional por dispensar o uso de matrizes. Em vez delas (matrizes), o equipamento DTG emprega cabeças de impressão que disparam gotas microscópicas de tinta CMYK e branca na superfície das roupas. A tinta seca e adere ao tecido ao ser aquecida.

A DTG imprime diretamente em camisetsas e tecidos

Direct-To-Film (DTF)

A impressão direta em filme (Direct-To-Film, DTF) é uma adição mais recente à indústria têxtil. O processo é ligeiramente diferente do DTG: como o nome indica, a imagem não é impressa diretamente no substrato, mas impressa em um filme, antes de ser transferida por meio de uma prensa térmica.

A maior vantagem da DTF é que ela possibilita estampar qualquer tipo de tecido: poliéster, nylon, rayon, spandex, algodão, entre outros. A DTG é mais limitada, principalmente a materiais compostos por algodão.

A DTF emprega filmes como intermediários para a transferência das imagens

Software para impressão DTG e DTF

As impressoras DTG e DTF operam com aplicativos dedicados que possuem funções específicas para estampar tecidos ou filmes, e a desenvolvedora SA International (SAi) disponibiliza uma versão especial do software Flexi 22 para esse fim. Essa versão especial oferece um conjunto de recursos de design e preparação de arquivos para impressão DTF e DTG, que simplificam o fluxo de trabalho e economizam tempo de trabalho.

Interface fácil de usar

No Flexi, todas as ferramentas para impressão DTF e DTG estão convenientemente organizadas, para que o operador não perca tempo navegando pelas barras de menu para encontrar o que precisa. Caixas de diálogo fáceis de usar permitem alterações rápidas em arquivos digitais. O software foi desenvolvido para que o usuário tenha a maior conveniência na hora de preparar os trabalhos.

Fluxo de trabalho versátil de tinta branca

A tinta branca é parte integrante da DTF e da DTG. O software Flexi oferece diferentes opções para gerar camadas brancas de forma rápida e fácil. O aplicativo tem ferramentas para gerenciamento de transparências, máscaras e canais de saída de branco. Para uma saída mais precisa, pode-se criar várias camadas de branco na arte. O Flexi oferece a versatilidade necessária para lidar com diferentes tipos de arquivos.

Flexi oferece ferramentas específicas para DTG e DTF

Mais qualidade e menos tinta

Para conferir um toque mais suave às estampas das camisetas, o software Flexi oferece a ferramenta “Remove Data in Texture Patterns”. Este recurso permite adicionar quadrados, círculos ou linhas tracejadas ao padrão de imagem. É possível ajustar o tamanho e o espaçamento desses elementos para que menos tinta seja depositada, dando às impressões uma textura mais macia e de alta qualidade.

Visualize antes de imprimir

Mídia e tintas custam caro. Para evitar desperdiçá-las, tenha certeza de que seu trabalho está configurado corretamente antes de imprimi-lo. O Flexi possibilita a verificação de cada canal de saída por meio da interface “Production Manager”. É possível verificar a camada branca que será impressa e também ajustar a densidade da tinta branca. Com essas ferramentas, garante-se que o trabalho será executado corretamente, sem desperdícios de tinta e mídia.

Este artigo foi produzido pela SA International (SAi) e adaptado pelo InfoSign

 



HP lança no Brasil impressoras látex híbridas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/10/2020
HP Látex série R possibilita impressão em mídias rígidas e flexíveis

HP Látex série R possibilita impressão em mídias rígidas e flexíveis

A HP passou a vender no Brasil a linha de impressoras látex híbridas da série R. Composta por três modelos (R1000, R1000 Plus e R2000 Plus), a linha possibilita estampar uma variedade de mídias rígidas e flexíveis com as tintas à base d’água, inclusive com branco brilhante e de alta qualidade, que não amarela com o tempo. Além disso, os equipamentos contam com um sistema inovador de recirculação para máxima eficiência de uso da tinta branca e para evitar a decantação do insumo.

A série R trabalha com substratos rígidos como foamboard, chapas de PS e PVC, papelão corrugado, acrílico, policarbonato, painel de alumínio composto (ACM), madeira, entre outros. As impressoras também rodam com materiais em rolo, como lonas de PVC, vinil autoadesivo, papel, polipropileno (PP), poliestireno, policarbonato, poliéster, tecidos e canvas.

A solução híbrida da HP também possibilita aumentar a capacidade dos birôs, que podem oferecer embalagens personalizadas de baixa tiragem e termoformagem, pois as tintas apresentam alta capacidade de alongamento.

Andrés de Beitia, diretor de vendas da divisão de Grandes Formatos para América Latina, declarou: “Com a nova edição 2020 das impressoras HP Látex série R, os prestadores de serviços de impressão em grande formato terão novos níveis de desempenho. Também poderão expandir para aplicações que estão crescendo rápido, tais como embalagens especiais de baixa tiragem e termoformagem impressa, para as quais a tecnologia de tintas HP Látex oferece desempenho de máxima qualidade”.

O portfólio da série é composto pelos seguintes modelos:

- HP Latex R2000 Plus: para alta produtividade, capaz de rodar mídias em rolo ou folhas com largura de até 2,5m. Aplica tinta branca e emprega cartuchos de 5 litros de alta capacidade;

- HP Latex R1000 Plus: manipula mídias com até 1,64m de largura, com configuração de alimentação de material em rolo e folha. Emprega cartuchos de 3 litros e tem capacidade de imprimir com tinta branca;

- HP Latex R1000: solução de entrada, manipula mídias com até 1,64m de largura e emprega cartuchos de 3 litros. Vem com configuração de alimentação por folha e capacidade de impressão com tinta branca. O sistema de alimentação em rolo é opcional.

Fonte: HP Brasil



Ricoh Brasil tem novo diretor de operações

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/05/2024
Executivo é responsável pelos segmentos de Serviços Técnicos, Logística e Experiência do Cliente

Executivo é responsável pelos segmentos de Serviços Técnicos, Logística e Experiência do Cliente

Maurício Carvalho é o novo diretor de operações da Ricoh Brasil. Maurício cursou o MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduou-se em Processos Gerenciais pela Universidade Nove de Julho.

Antes da Ricoh Brasil, o executivo trabalhou por 20 anos na Unisys, onde ocupou o cargo de Gerente Sênior de Operações de Campo, liderando as operações do Brasil e do México, responsável por uma equipe com mais de 500 colaboradores diretos.

Maurício se reportará diretamente ao CEO da Ricoh Brasil, Giancarlo Ghirotti, e será responsável pelos segmentos de Serviços Técnicos, Logística e Experiência do Cliente.

Com sede em Tóquio, o Grupo Ricoh opera em mais de 200 países, de todas as regiões. No ano fiscal encerrado em março de 2023, o grupo reportou vendas globais de 16 bilhões de dólares.

Fonte: Ricoh Brasil

Tags: Ricoh Brasil,