Enquete: as tecnologias de impressão digital que os leitores do InfoSign buscaram adquirir em 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/01/2016
Em 2015, maioria dos leitores do InfoSign preferiram planejar e investir em tecnologias capazes de imprimir em tecidos

Em 2015, maioria dos leitores do InfoSign preferiram planejar e investir em tecnologias capazes de imprimir em tecidos

Ao longo do ano passado, o InfoSign perguntou em enquete aberta qual tipo de impressora de grande formato os leitores do site gostariam de adquirir em 2015. O resultado (de um total de 1.172 votos) vai ao encontro de uma clara tendência do mercado: o interesse cada vez mais em adotar a impressão digital em tecidos.

A tecnologia mais votada foi a sublimática, com 338 votos (29% do total). Em segundo lugar, ficou a impressão direta em tecido, com 246 votos (21%). Somados, os resultados obtidos pelas duas categorias correspondem à metade dos pontos computados. Embora a impressão por sublimação possibilite a decoração de substratos e objetos diversos, sua principal aplicação é a estamparia de tecidos. Portanto, não é errado afirmar que pelo menos metade dos votantes estavam interessados em adquirir uma impressora têxtil.

Além da sublimação e da impressão direta, a tecnologia látex, que teve 84 votos (7%), também é capaz de imprimir, entre outros substratos, diversos tipos de tecidos, o que ajuda a endossar a tendência analisada.

A enquete mostrou também que tecnologias consolidadas obtiveram desempenho satisfatório. A solvente recebeu 238 votos (equivalente a 20%) e a UV, 197 (17%), o que demonstra que ambas têm lugar cativo ente os leitores do InfoSign.

O tipo de impressora menos votada emprega tinta à base d'água, com 69 votos (6%), deixando claro que se trata de uma tecnologia voltada a um nicho mais específico e de interesse reduzido.

Não deixe de participar da nova enquete, que procura conhecer quais as tecnologias de impressão digital de grande formato nossos leitores pretendem adquirir em 2016.



EFI lança pacote de aplicativos em nuvem

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/10/2020
EFI IQ opera com qualquer impressora digital de folha

EFI IQ opera com qualquer impressora digital de folha

A fabricante EFI apresentou o novo EFI IQ, pacote de aplicativos em nuvem que otimizam as operações de impressoras de folha solta com front-ends digitais (DFEs) Fiery.

Para acessar os aplicativos do IQ, as empresas podem abrir uma conta online no EFI IQ. Entre as ferramentas do pacote está a EFI IQ Dashboard, que proporciona uma visão personalizada da operação de impressão. Com ela, os usuários podem monitorar o status dos dispositivos, trabalhos e consumíveis.

Outra ferramenta é a EFI Insight. Ela oferece históricos detalhadas em um ambiente interativo, para ajudar a transformar os dados de produção de impressão em análises que promovem uma melhora nos negócios. O Insight também exibe tendências, mudanças e comparações. Os usuários podem usar essa inteligência para tomar decisões, para melhorar a produtividade do chão de fábrica.

O EFI Notify dá alertas de bloqueio de produção e estabelece o tempo para distribuição automática de relatórios de produção.

Os usuários também podem obter outros recursos do IQ, como métricas e notificações diretamente no celular por meio do aplicativo EFI Go.

Toby Weiss, vice-presidente sênior e gerente geral do EFI Fiery, declarou: “As operações de impressão geram uma quantidade impressionante de dados, e é difícil transformar esse volume de informações em insights de negócios. Nosso objetivo com o pacote EFI IQ é tornar os dados prontamente disponíveis aos usuários. Dessa maneira, os clientes podem otimizar a produção em tempo real, com o objetivo de tornar a operação de impressão digital mais eficiente possível”.

Fonte: EFI



DuPont lança produtos para pré-tratamento em impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/06/2018
Linha Artistri Brite é indicada para estamparia DTG

Linha Artistri Brite é indicada para estamparia DTG

A fabricante DuPont anunciou a Artistri Brite, linha de produtos para pré-tratamento de tecidos estampados por impressoras direct-to-garment (DTG). A série é composta pelo Artistri P5010 (para camisas brancas de algodão e poliéster) e pelo Artistri Brite P5003 (para aplicação em camisetas escuras de algodão. Ambos os produtos melhoram a lavagem e a produtividade na impressão e na secagem.

Balaji Srinivasan, gerente de marketing da DuPont Advanced Printing da Europa, declarou: “Esses novos produtos para pré-tratamento em DTG não apenas tornam as cores mais vistosas, mas também é capaz de mantê-las por mais tempo no tecido, com uma grande melhoria na resistência à lavagem. Com essas soluções, também damos os primeiros passos para enfrentar os desafios enfrentados na impressão em poliéster”.

Além de produtos para pré-tratamento, a DuPont produz tintas para estamparia digital têxtil, como a Artistri Xite, que melhoram a eficiência de fluxo de trabalho e diminuem a pegada ambiental, em relação a tecnologias alternativas de impressão.

Fonte: DuPont