Potencialidades da impressão UV em madeira
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/01/2022
As indústrias estão expandindo suas ofertas de produtos baseados em madeira, que podem ser decorados ou estampados com tecnologias de corte e gravação a laser, pinturas manuais, decalques de vinis adesivos ou uma combinação dessas técnicas. Mais recentemente, a impressão UV também tem sido utilizada como solução rápida e econômica para criar estampas de alta qualidade em uma variedade de substratos compostos por madeira.
Revestido e não revestido
Bétula, carvalho, bordo, cedro, nogueira, bambu, madeira compensada: há diversas opções com diferentes tons de cores e densidade. E como essas madeiras ficam depois de receberem imagens de impressoras UV? A madeira revestida é uma ótima superfície para impressão porque obstrui os grãos e fornece uma ótima superfície colorida. Em alguns casos, como na decoração de casas e escritórios, é necessário aplicar uma camada de cor base (incluindo as laterais). Esse revestimento pode ser aplicado com laca, tinta (pintada à mão ou pulverizada), laminada ou mesmo impressa em UV com tinta digital branca.
Recomenda-se aplicar uma camada de verniz transparente para obstruir os poros da madeira, antes de aplicar a impressão UV. Isso evita que as cores “sangrem” e garante uma superfície lisa e consistente para imagem, além de manter a aparência rústica sem sacrificar a qualidade das estampas.

Gravação a laser
O corte a laser depois da impressão UV não danifica a tinta na madeira. Porém, a maioria dos usuários opta por cortar o substrato e, depois, imprimi-lo; para obter uma boa cobertura nas bordas. Também é possível combinar técnicas de laser para adicionar texturas e cores aos produtos de madeira.
Técnicas
Alguns materiais são muito finos e sensíveis para a gravação a laser e, ao serem submetidos a esse processo, podem avariar ou queimar. Como alternativa, pode-se aplicar a impressão UV para obter a aparência desejada. Por exemplo: as folhas de convite podem ser estampadas com um tom marrom que simule o efeito conferido pelo laser.

Segmentos que usam UV em madeira
- Indústrias: muitas indústrias, de vários segmentos, oferecem produtos de madeira que podem ser decorados digitalmente.
- Casamentos e eventos: nesse mercado, a madeira pode ser utilizada de várias maneiras criativas. Placas de madeira são muito populares. Os dias do casamento são alguns dos mais memoráveis da vida de muita gente, e os itens personalizados remetem a esses dias. Um letreiro personalizado, uma moldura ou até mesmo uma fotografia do casal podem agradar aos noivos e convidados.
- Brinquedos e jogos: alguns dos itens infantis mais lindos e atemporais são de madeira. Quebra-cabeças e jogos podem se tornar uma lembrança querida. Usando a impressão UV, pode-se personalizar imagens que resistam ao tempo.
- Decoração: a impressão UV abre uma maneira nova de personalizar itens de madeira para o lar. Porta-retratos, porta-copos, prateleiras de vinho e fotos impressas diretamente em madeira são itens que podem transformar casas e escritórios.
Fonte: LogoJET
Barbieri lança espectrofotômetro exclusivo para estamparia têxtil
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/03/2015

SpectroPad Textile Edition pode ser usado no gerenciamento de cores em impressão sublimática, de transfer ou direta em tecidos
A Barbieri, fornecedora de soluções eletrônicas, apresentou no mercado internacional a SpectroPad, nova solução para controle de cores em tecidos estampados por impressão digital.
Portátil, o equipamento emprega suporte electrostático para a aferição das amostras, o que assegura a fixação dos tecidos durante as medições. Também inclui a "qb-technology", que consiste de fontes de luz de alta precisão espectral, além de uma grande abertura de medição, que cobre áreas maiores de amostragem.
Segundo a empresa, o SpectroPad usa três fontes de LED, que produzem condições ideais para medições M1 e D50 e iluminam o tecido em diferentes ângulos.
O espectrofotômetro permite que o operador da impressora saiba, durante a produção, se as cores reproduzidas estão dentro das tolerâncias previamente acertadas. Assim, ele pode dar continuidade ao processo ou fazer os ajustes conforme parâmetros e normas como ISO, Swop, Gracol, Fogra, Ugra e CGats.
O equipamento pode ser configurado para realizar o controle de cores em diferentes birôs que imprimirão as mesmas imagens. Basta que as referências sejam criadas previamente, para que sejam seguidas pelas diferentes empresas.
Fonte: My Print Resource
Fujifilm comemora 80 anos e anuncia novo slogan
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/01/2014
A Fujifilm Holding Corporation, corporação multinacional fabricante de tecnologias gráficas, óticas, de imagem digital, entre outras, comemora em janeiro de 2014 seu 80º aniversário. A empresa aproveitou o ensejo para anunciar um novo selo comemorativo e um novo slogan, "Value from innovation", que será adotado por todas as operações mundiais.
O slogan expressa o compromisso da Fujifilm em criar continuamente tecnologias e serviços que ajudem a expandir horizontes de negócios e estilos de vida. Segundo a empresa, o slogan também demonstra o desejo da Fujifilm de combinar tecnologias, recursos humanos e conhecimentos para criar inovação.
A multinacional passa por uma "segunda fundação". Isso porque, anteriormente, o foco da Fujifilm era a produção de filmes fotográficos. Recentemente, a corporação evoluiu para atender as novas demandas dos mercados digitais.
A divisão gráfica da Fujifilm Brasil também anunciou uma novidade: a partir de janeiro de 2014, a subsidiária brasileira ganha o reforço de Eduardo Vaz, que atuará como gerente de vendas.
Fonte: Fujifilm Brasil
-
Podcast: Impressão UV
-
Kyocera lança mais uma cabeça compatível com tinta UV
-
Xaar aprimora cabeça para impressão em papelão ondulado
-
Podcast: Impressão Látex
-
Caldera lança nova solução RIP para impressão DTF e DTG
-
Vastex lança dois secadores para impressão DTF
-
PrintHow 2025: Evento global da Canon chega ao Brasil
-
Summa lança solução de impressão DTF
-
Color-Logic e ATP Color anunciam parceria para impressão têxtil neon
-
Impressão Digital: como a IA, a sustentabilidade e a inovação estão transformando o setor
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual