Podcast: Inkjet industrial

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/03/2025
Roni Montini, da Durst, é entrevistado pelo InfoSign

Roni Montini, da Durst, é entrevistado pelo InfoSign

Neste episódio, Roni Montini, da Durst, explica as qualidades essenciais que uma máquina inkjet industrial precisa ter para operar em uma produção de alto desempenho. Ele detalha as tintas utilizadas, as principais aplicações da tecnologia e sua relação com processos convencionais. Além disso, apresenta exemplos reais de automação industrial e soluções da Durst para diferentes setores.

Principais temas abordados:

  • Características e robustez das impressoras inkjet industriais

  • Tintas utilizadas nesse tipo de tecnologia

  • Aplicações em decoração, têxtil, rótulos, etiquetas e cerâmica

  • Relação entre inkjet industrial e tecnologias convencionais

  • Benefícios da automação na indústria inkjet

  • Exemplos de equipamentos industriais e suas capacidades

Assista, curta, compartilhe e acompanhe nossos episódios no canal do YouTube:



Caldera lança PrimeCenter 4.0

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/03/2025
Nova versão do PrimeCenter melhora automação e usabilidade

Nova versão do PrimeCenter melhora automação e usabilidade

A desenvolvedora Caldera anunciou o lançamento da versão 4.0 do software PrimeCenter. A atualização simplifica a preparação de arquivos e acelera o fluxo de produção para empresas de impressão digital. Com uma interface intuitiva e novos recursos de automação, o aplicativo possibilita configurar, em poucos cliques, arquivos para produção.

Céline Levy, gerente de produto da Caldera, destacou: “O PrimeCenter 4.0 foi projetado para tornar a preparação de trabalhos mais rápida e eficiente. Com aprimoramentos na automação, navegação simplificada e tutoriais guiados, ajudamos os usuários a eliminar gargalos e otimizar a produção sem alterar os fluxos de trabalho já consolidados”.

A nova versão conta com um hub centralizado que facilita o acesso a projetos recentes e configurações predefinidas. Usuários iniciantes podem aproveitar templates prontos para automatizar a preparação de arquivos. Já os mais experientes ganham mais flexibilidade para produzir aplicações como adesivos, banners, placas de sinalização e DTF.

A navegação do PrimeCenter 4.0 foi reformulada com um menu vertical, cuja organização melhora a disposição das seções e otimiza o gerenciamento de fluxos de trabalho. Além disso, a nova versão amplia a compatibilidade do software, com suporte aos equipamentos da Summa.

Os assinantes do pacote Pro contam com exportação automática, eliminando etapas manuais e tornando o fluxo mais ágil e produtivo. Já os usuários da versão Essentials podem aplicar perfis de entrada automaticamente.

Fonte: Caldera



Como adesivar superfícies com rebites

Por Eduardo Yamashita em 03/11/2015
Aprenda a aplicar vinis sobre rebites de caminhão com o passo a passo a seguir

Aprenda a aplicar vinis sobre rebites de caminhão com o passo a passo a seguir

Além de fácil de aprender, a aplicação correta de imagens sobre rebites aumenta a velocidade da instalação e melhora a aparência do resultado.

Bastante recorrente no mercado, a adesivação de rebites normais em chapas lisas ou corrugadas será o foco deste artigo técnico. Com o método demonstrado, é possível obter resultados virtualmente perfeitos. Para tanto, o vinil deve ser aplicado de acordo com a forma de rebite e sem bolhas de ar e rugas. Todo adesivo deve ficar em contato com a superfície, e deve permanecer assim.

Observação: assim como o cast, o vinil calandrado pode ser capaz de se conformar a rebites, porém ele não ficará por muito tempo moldado nessas regiões.

Limpeza

A superfície deve ser devidamente limpa e completamente seca. Use as as seguintes soluções:

  • xilol ou similar: para contaminantes inorgânicos (gordura e graxa);
  • detergente neutro e água: para contaminantes orgânicos (terra, lama e partículas sólidas);
  • álcool isopropílico 70%: para limpeza final.

Com um pano (toalha), molhe e esfregue para remover a sujeira. Depois, antes da evaporação, seque com um segundo pano. É muito comum haver umidade por trás dos rebites. Isso acontece por causa da chuva ou da lavagem dos caminhões. Consequentemente, os fluidos remanescentes na traseira dos rebites devem ser removidos. Para tanto, aqueça as cabeças dos rebites e as áreas circundantes com um soprador térmico ou maçarico de propano até que todo líquido tenha evaporado. Em seguida, o vinil deve ser aplicado a seco e sem a utilização de fluidos de aplicação ou agentes umedecentes.

Método padrão de aplicação

Depois da limpeza dos rebites, realize a instalação seguindo os passos abaixo:

Espatule o vinil em paralelo à menor dimensão da imagem. Mantenha a imagem sempre esticada e pressione firmemente a espátula. Quando espatular sobre o rebite, alinhe o centro da espátula com o rebite, para que o vinil fique em contato com toda a superfície. Aplique e alise o vinil e empurre o ar para fora.
O resultado desejado é uma pequena bolsa de ar em torno de cada rebite. Depois de toda a imagem ter sido espatulada, se houver máscara de transferência, remova-a com cuidado em ângulo de 180 graus.
Corte o vinil sobre todas as emendas das chapas do caminhão. Use também um furador de bolhas, para permitir a saída do ar. Perfure vários pequenos buracos ao redor de cada rebite.
Use uma escova de rebite para pincelar em movimento circular, começando pelas bordas das bolhas de ar no vinil solto ao redor de cada rebite. Em espiral, siga em direção ao rebite. Leva apenas uma ou duas revoluções para empurrar para fora a maior parte do ar. Essa é “escovação” a frio, pois não há calor. Em seguida, use um soprador térmico (pistola de calor) ou maçarico de propano (não muito comum) e aqueça a região do rebite. Note que o vinil solta um pouco.
Escove novamente. Calor em excesso danifica o vinil. Se aquecê-lo demais, deixe-o esfriar antes de escovar. Repita o aquecimento e a escovação (geralmente três ou quatro vezes) até que todo o ar tenha saído. Em cada repetição, use mais calor e mais força na escovação.
Uma vez que todo o ar for retirado, use o calor novamente e centralize a escova na parte superior do rebite; esfregue-o com firmeza. A aparência final será similar a uma pintura.

 

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual