Podcast: Estamparia Têxtil Digital
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2025
Neste episódio, Ricardo Collazo, head da unidade de negócios industriais da Epson, apresenta as tecnologias mais avançadas de estamparia têxtil digital e explica como é possível imprimir com qualidade em diferentes tipos de tecidos.
Principais temas abordados:
- Tecnologias de estamparia têxtil digital
- Sublimação para poliéster
- DTG para algodão
- Impressão direta em fibras naturais
- Comparação com estamparia convencional na indústria de tecidos
- Benefícios produtivos e redução de custos com impressão digital têxtil
- Barreiras para a adoção da tecnologia digital
- Como viabilizar um negócio de estamparia digital
- Crescimento e avanços da tecnologia no setor têxtil
- DTF e comparações com DTG
- Públicos e segmentos atendidos por cada tecnologia
- Tendências da estamparia têxtil digital
- Tecnologias mais sustentáveis e inovadoras
- Benefícios e limitações da impressão digital para tecidos
Assista agora e descubra o futuro da estamparia têxtil digital:
Plug-in do Mimaki FineCut recebe atualização grátis
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2018
A Mimaki anunciou uma atualização gratuita do plug-in do FineCut para o Illustrator CC2018, nas plataformas Mac e PC.
Aplicativo que roda plotters e mesas de corte da Mimaki, o FineCut trabalha com o pacote RasterLink RIP, para integrar, num fluxo de trabalho intuitivo, o processo de design, impressão e acabamento.
Com recursos mais refinados, como o exclusivo processo de corte e vinco da Mimaki e a nova função de código de barras ID Cut, o FineCut é uma ferramenta de produção fácil de usar.
Jeff Marsh, gerente de serviços técnicos da Hybrid Services, forenecedora europeia de equipamentos Mimaki, declarou: “O FineCut é um recurso poderoso e simples de usar tanto no Illustrator quanto no CorelDRAW. Essa atualização garante que os usuários com a versão mais recente do pacote Adobe possam integrar o processo de produção”.
Fonte: Mimaki
Como resolver problemas na sublimação – Parte 3: Prensagem
Por João Leodonio em 17/11/2017
Além de conhecer e sanar eventuais problemas de impressão e de pré-impressão, saiba como evitar falhas na prensagem na produção de estampas sublimadas.
Problema: imagem lavada
Imagens lavadas são causadas por tecidos com algodão. Quanto mais algodão, maior o efeito de “lavado” (sem definição).
Recomendação: usar tecidos cuja composição seja totalmente de poliéster ou poliéster com pouco elastano. Apenas em último caso devem ser usados tecidos com algodão. Saiba que, quanto mais poliéster, melhor será definição da imagem. Realize sempre testes antes de comprar o tecido.

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Problema: sombra
As sombras são muito comuns em tecidos que encolhem. Esse problema acontece em todo o tipo de impressão, mas fica mais evidente em cores chapadas e áreas pequenas, como textos ou contornos, em que aparecem sombras provenientes do arrasto do encolhimento do tecido.
Recomendação: testar o tecido antes da compra. No momento da prensagem, fazer um pré-encolhimento com a mesma temperatura da prensagem por, no máximo, oito segundos e sem estampa - apenas para que o tecido encolha. Em seguida, prensar normalmente. Esse procedimento praticamente elimina as sombras ou dublagem por encolhimento.

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Problemas de prensa: falta de imagem nos cantos e manchas brancas e de tintas
Um dos problemas mais graves na prensagem, o surgimento de manchas nos tecidos pode gerar grandes perdas financeiras. Em muitos casos, a empresa que prensa esconde as manchas, e o cliente só toma conhecimento delas quando volta da costura, o que aumenta mais ainda os prejuízos. São comuns manchas coloridas como se fossem tinta borrifada no tecido. Quando o papel é menor que a peça, pode surgir uma espécie de moldura colorida (efeito “moldura”) na área onde termina o papel.
Recomendação: limpar constante a prensa e trocar a proteção que fica abaixo do tecido (na hora da prensagem). A limpeza deverá ser feita com etanol (combustível) quando a prensa estiver fria ou com limpador doméstico com a prensa quente (limpeza pesada). Antes de ligar a prensa, realize a limpeza com etanol, sempre movimentado o pano de dentro para fora (nunca de forma circular), até que toda tinta seja eliminada. Também deve-se limpar todos os cantos da chapa onde encontra-se a resistência. O pano pode ser lavado e reutilizado durante a limpeza.
Já o efeito “moldura” pode ser um problema gerado pelo refile do papel (faca da guilhotina suja). Para evitá-lo, recomenda-se recortar toda a borda do papel. Avalie, também, se não há excesso de pressão. Nesse caso, recomenda-se diminuir a pressão, sem prejuízo para a qualidade do serviço.

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Problema: falha da imagem
É um problema quase sempre causado pela má preparação da prensa. Portanto, a prensa tem de estar corretamente preparada. Caso contrário, as manchas brancas serão recorrentes.
Recomendação: na base da prensa, utilizar borracha siliconada ou espuma preta com densidade 28. Acima, colocar uma malha branca e, sobre ela, um papel kraft de 300g/m2. Em cima de todos esses materiais, inserir o tecido que será sublimado. Além disso, deve-se verificar a pressão ideal, testando com tecido branco e papel com impressão chapada (de preferência, preto), pois assim regula-se a pressão em todas as áreas da prensa.
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Problema: quebra de prensa
Muitas empresas adquirem uma prensa sem testar antes a qualidade e a capacidade operacional do equipamento. Cuidado com as marcas (nacionais ou importadas) que não estão preparadas para fornecer um bom serviço de pós-venda e assistência técnica. Há, ainda, casos em que leigos tentam montar as suas próprias prensas, na expectativa de gastar menos dinheiro. Os resultados dessa “economia porca” são previsíveis.
Recomendação: pesquisar e fazer a relação custo x benefício. Considerar que nem sempre o mais barato (ou o mais caro) é a melhor opção. Sobre prensas importadas, é preciso frisar: existem muitas revendas que prometem manutenção no pós-venda. Nesse caso, é preciso tomar muito cuidado, pois o problema se torna crítico quando o equipamento quebra, e o fornecedor não tem condições de ajudar na manutenção, por falta de peças de reposição, habilidade ou pessoal técnico.
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