Oki lança impressora transfer de toner para tecidos e rígidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2019
Pro9541WT oferece opção de estampar com tinta branca

Pro9541WT oferece opção de estampar com tinta branca

A fabricante Oki anunciou no mercado europeu o lançamento da Pro9541WT, impressora digital de heat transfer em mídias no formato A3.

Com o conjunto CMYK + branco, o equipamento estampa tecidos (algodão, nylon e poliéster) e superfícies rígidas (cerâmica, acrílico, vidro, metal e madeira), para aplicações como camisetas, roupas, canecas, chapéus, bolsas, porta-copos, arte de parede, entre outras.

Desenvolvida para a indústria de serigrafia e estamparia têxtil, a Pro9541WT personaliza diversos itens em tiragens curtas, o que a torna adequada para gráficas comerciais, lojas e empreendedores.

Com tecnologias LED digital e toner branco, a impressora reproduz imagens com resolução de 1200 x 1200dpi, para criar gráficos em superfícies claras ou escuras.

Sem exigir manutenção diária, a Pro9541WT emprega o papel de preparação EXOstenci, que é fabricada pela Neenah e aprovada pela Oki.

Segundo a empresa, a solução é uma alternativa simples e ecológica à tecnologia serigráfica, pois não exige o uso de químicos e emulsões, nem horas de secagem, o que reduzi tempo e custo de produção.

Fonte: Oki



O que você precisa saber para comprar uma impressora de grande formato

Por Evelin Wanke em 08/11/2013

Está pensando em adquirir uma impressora digital de grande formato? Pois saiba que essa é uma decisão que tem várias implicações técnicas e financeiras. A seguir, conheça algumas delas, que certamente serão de grande valia antes, durante e depois de você ter comprado um equipamento inkjet.

Cliente

Qual é o perfil dos clientes que você deseja atingir? Responder a essa questão é fundamental para definir a categoria da impressora a ser escolhida, considerando as características de produtividade e de qualidade de impressão.

Custos

Leve em consideração o preço do equipamento e dos consumíveis (tinta, cabeça e insumos). Porém, tome o cuidado de também analisar o custo total de impressão. Geralmente, os interessados em impressoras fazem apenas o levantamento do custo da tinta ou do metro quadrado da mídia impressa.

Importante: considere o custo total de impressão

Importante: considere o custo total de impressão

Consumo real de tinta por metro quadrado

Antes de adquirir a impressora, visite o showroom do fornecedor e meça o consumo de tinta – usando o software do equipamento. A diferença de consumo entre diferentes equipamentos é facilmente notada. Além disso, verifique o tipo de cabeça de impessão usada na máquina. Existem tecnologias mais avançadas que otimizam o formato e o volume (picolitro) das gotas disparadas, também definem o local certo no qual elas serão posicionadas.

Cabeça de impressão

É necessário trocar as cabeças de impressão periodicamente, e dois fatores influenciam sua durabilidade: tecnologia e tipo de tinta. Para saber o custo delas para que você acrescente ao custo de impressão, pergunte ao fornecedor o preço de uma cabeça nova e quantos metros ela é capaz de imprimir. Divida um valor pelo outro e multiplique o resultado pelo número de cabeças do equipamento.

Consumo de energia

Veja quanto o equipamento consome em operação e em modo stand-by. Existem impressoras que consomem 650W, ao passo que há máquinas que gastam sete vezes mais. Analise também a manutenção de seu equipamento. Ele precisa ficar ligado nos momentos de descanso (finais de semana, feriados, férias)? Lembre-se de que nesse modo, a impressora consome energia.

Itens opcionais

Não se deixe enganar pelo preço de uma proposta. Questione se estão inclusos itens como instalação, nobreak e rebobinador. Muitos fornecedores costumam apresentar orçamentos básicos para chamar a atenção dos clientes, que depois descobrem que precisam comprar uma série de itens opcionais para ter uma impressora completa.

Compre o equipamento de um fornecedor sólido e idôneo

Compre o equipamento de um fornecedor sólido e idôneo

Sistema de tintas

Se considerar as tintas à base de solvente livres de metais pesados, é possível eliminar o investimento em sistemas de exaustão. Porém, tome cuidado com o termo "eco", que pode significar "econômico", em vez de "ecológico".

Suporte técnico

Avalie o suporte técnico do fornecedor no Brasil. É importante pesquisar a qualidade e a localização dos centros técnicos. Compre produtos com garantia. Muitas empresas tiveram experiências negativas com equipamentos importados, porque não analisaram o posterior fornecimento de peças.

Dica: procure um empresário que já use o equipamento que você quer comprar e pergunte-lhe sobre o atendimento pós-venda do fabricante.

Muitas vezes, vale a pena gastar um pouco mais no equipamento com mais tecnologia, pois o investimento pode ser recuperado em pouco tempo. Além disso, a economia do processo pode ajudar a aumentar a rentabilidade e possibilitar futuros investimentos em outras máquinas.

Evelin Wanke é especialista de produtos Epson para a linha de Grandes Formatos.  



Mimaki lança impressora sublimática TS330-1600

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/03/2022
TS330-1600 é capaz de Capaz de rodar na velocidade de 69m²/h

TS330-1600 é capaz de Capaz de rodar na velocidade de 69m²/h

A fabricante Mimaki anunciou internacionalmente o lançamento da impressora sublimática TS330-1600. Integrante da nova série 330, o equipamento de 1,6m é indicado para estampar tecidos e vestuário.

Capaz de rodar na velocidade de 69m²/h (no modo Rascunho), a impressora conta com a tecnologia MWDR (Mimaki Weaving Dot Technology), que altera a ordem das gotas de tinta de acordo com as condições de impressão. Esta nova tecnologia suprime a ocorrência de listras e irregularidades causadas pelas diferenças na cabeça. Além disso, o MAPS4 (Mimaki Advanced Pass System 4) reduz os bandings e as unidades de tanque de tinta e de rolo mini-jumbo podem ser personalizadas para a TS330-1600.

Com tanque de tinta tem capacidade de 10kg, para reduzir os custos de operação, a TS330-1600 adota uma nova função para evitar o desalinhamento no enrolamento de mídia.O motor de acionamento para enrolamento é montado nos lados (esquerdo e direito), para distribuir a carga e aumentar a força do enrolamento.

As funções de impressão da Mimaki, como a NCU (Nozzle Check Unit), a NRS (Nozzle Recovery System) e a DAS (Dot Adjustment System) são utilizadas para garantir uma operação estável de longa duração.

Novos recursos

Um novo mecanismo de limpeza, o "limpador de pano", foi adotado para aumentar a taxa de remoção de gotas de tinta indesejadas que aderem à superfície do nozzles. Comparado aos "limpadores de borracha" convencionais, ele reduz os respingos na estação principal e melhora a manutenção e a limpeza. O espaço de manutenção foi ampliado e a iluminação LED foi instalada dentro da unidade principal, facilitando ainda mais o uso.

O MRA (Mimaki Remote Access) permite operar o painel da máquina por meio de um smartphone ou PC, de modo remoto.

Tintas

As tintas originais empregadas na TS330-1600 receberam a ECO PASSPORT, certificação contra substâncias químicas para corantes, pigmentos, auxiliares e agentes de acabamento utilizados na produção de produtos têxteis.

Os conjuntos de tinta estão disponíveis em 4, 6, 7 e 8 cores. Além da paleta padrão CMYK, há as opções azul claro, magenta claro, preto claro, rosa fluorescente e amarelo fluorescente.

Fonte: Mimaki