Nova impressora digital de vidros Vitro-Jet F Type /SP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/09/2016
Vitro-Jet F Type /SP é máquina de decoração de vidros que emprega cabeças de impressão Xaar 2001

Vitro-Jet F Type /SP é máquina de decoração de vidros que emprega cabeças de impressão Xaar 2001

A Tecglass, fabricante espanhola, anunciou no mercado internacional o lançamento do Vitro-Jet F Type /SP, novo modelo de equipamento de impressão direta em vidros. A máquina foi apresentada na Glasstec, feira que ocorreu entre os dias 20 e 23 de setembro, na Alemanha.

A Vitro-Jet F Type /SP foi desenvolvida para atender demandas industriais de alto volume nos segmentos automotivo, de eletrodomésticos e de arquitetura. Por empregar cabeças Xaar 2001, a impressora pode trabalhar na resolução de até 720dpi e velocidade de até 50m/min.

As cabeças também Xaar 2001 vem com outras tecnologias, como a TF Technologyink (de recirculação de tinta) e a XaarGuardnozzle (que garante longos ciclos de produção sem a necessidade de manutenções). Além disso, a nova XaarSmart relata a temperatura da tinta e estado da cabeça, para que o desempenho da impressora seja otimizado em tempo real, o que proporciona maior qualidade de impressão, mesmo quando as condições do ambiente mudem.

Fonte: Xaar



EFI apresenta novos modelos de impressoras VUTEk

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/02/2024
Híbridas, VUTEk h3+ e VUTEk h5+ oferecem recursos aprimorados de impressão e manuseio de mídia

Híbridas, VUTEk h3+ e VUTEk h5+ oferecem recursos aprimorados de impressão e manuseio de mídia

A fabricante EFI anunciou versões atualizadas de impressoras da série VUTEk h+. São os modelos VUTEk h3+ e VUTEk h5+, com melhorias no manuseio de mídia, como a nova mesa de vácuo (dobro da força) que permite o controle de substratos mais espessos e materiais com bordas finas.

A série VUTEk h+ também oferece novas configurações de cores: CMYKcmyk+W+Verniz, CMYKx2+2W, CMYKx2+Verniz. Ou seja, são duas novas opções de verniz. Há também uma nova opção de verniz, a EFI VUTEk Endura Clear, que possui um acabamento mais “duro” e aumenta as qualidades de proteção.

O verniz pode ser empregado para aprimorar uma imagem inteira (total) ou áreas selecionadas (pontuais) para adicionar destaque às cores ou efeitos especiais. Ele é aplicado em linha, simultaneamente à impressão, com acabamento brilhante ou fosco.

O modo de impressão “Gloss+”, novo recurso de software exclusivo que regula o processo de cura, pode ser usado para adicionar um efeito brilho às impressões, para agregar valor a trabalhos especiais de curta tiragem, sem o uso de tinta transparente.

A EFI Transform-TF, tinta para termoformagem, também pode ser utilizada nas impressoras da série VUTEk h+. Com alongamento, ela mantém a adesão e a opacidade quando submetida a dobras e acabamentos.

Fonte: EFI



Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/03/2025
MO-180 estampa objetos tridimensionais e diversos materiais

MO-180 estampa objetos tridimensionais e diversos materiais

A fabricante Roland DG lançou o MO-180, equipamento UV de mesa da série VersaOBJECT, para impressão direta em materiais como papel, tecido, vidro e objetos tridimensionais. Compacta, a solução amplia as possibilidades de personalização em espaços reduzidos, como escritórios, lojas, escolas e fábricas.

A MO-180 roda na velocidade de 1,90m²/h no modo padrão, graças a duas cabeças de impressão de grande porte, e lâmpada UV-LED. A produtividade da impressão simultânea com tinta branca foi duplicada em relação aos modelos da série Roland DG LEF2. O novo sistema de cura acelera a secagem das tintas.

As tintas EUV5, que incluem Laranja e Vermelho, além de CMYK, Branco e Verniz, expandem a gama de cores em 20%. O Verniz possibilita acabamentos brilhantes, foscos ou efeitos 3D em relevo, enquanto o Primer melhora a adesão da tinta a superfícies como vidro e metal.

Com área de impressão de 458mm x 305 mm e suporte para objetos de até 204mm de altura, a MO-180 pode imprimir em peças de diferentes formatos e, com o módulo rotativo opcional, também personaliza objetos cilíndricos, como garrafas e copos.

Com interface inclui um painel touch colorido de 7 polegadas, o equipamento roda com o software VersaWorks 7, que processa arquivos PDF, EPS e PS rapidamente e gera camadas de Branco, Verniz e Primer com um clique. Além disso, o modelo é compatível com Windows e macOS e oferece suporte a serviços em nuvem, como o Roland DG Connect, que auxilia na gestão de negócios e monitoramento remoto.

Ryugo Nimura, presidente da Divisão Global de Vendas e Marketing da Roland DG, declarou: “Após o sucesso da MO-240, lançada em 2024, expandimos a linha com a MO-180, projetada para otimizar a produção em diferentes segmentos.”

Fonte: Roland DG