Mimaki lança no Brasil software ArtiosCAD DS

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/09/2015
ArtiosCAD DS suporta equipamentos da Mimaki como o CFL-605RT e o UJF-6042

ArtiosCAD DS suporta equipamentos da Mimaki como o CFL-605RT e o UJF-6042

A filial brasileira da Mimaki, fabricante de plotters e impressoras, anunciou o lançamento do ArtiosCAD DS, software CAD de design de embalagens específico para equipamentos Mimaki, como o CFL-605RT e o UJF-6042.

Baseado no ArtiosCAD, da Esko, o programa oferece um pacote de 400 templates e apresenta a ferramenta Original Goods Package System (OGPS), que reduz o tempo de criação de protótipos.

Um dos equipamentos suportados pelo ArtiosCAD DS é a impressora UV UJF-6042, capaz de trabalhar com substratos com formato de 600mm x 420mm (A2) e espessura de até 150mm. A máquina permite a impressão de materiais como PVC, PS, PP, alumínio, papel-cartão, policarbonato, entre outros.

O outro equipamento suportado pelo ArtiosCAD DS é a CFL-605RT, plotter flatbed para corte e vinco. Compacta, a máquina é indicada para a confecção de protótipos de embalagens, mock-ups e baixas produções.

Fonte: Mimaki



Kodak passa a vender película para impressão UV

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/06/2015

Filme transparente é indicado para reproduções fotográficas e de alta qualidade de imagem

Filme transparente é indicado para reproduções fotográficas e de alta qualidade de imagem

A Kodak Alaris, fornecedora de materiais gráficos, anunciou no mercado internacional um novo filme transparente para impressão digital UV de displays para comunicação visual e sinzalição. A mídia foi desenvolvida para equipamentos de grande formato de alta produtividade e qualidade de reprodução de imagens. Segundo a empresa, o filme também oferece alta adesão de tinta e possibilita impressões com maior durabilidade e resistência.

Indicada para uso em estruturas ilumanadas com difusores incorporados, a mídia é uma alternativa para exibição de peças de alto em PDV e publicidade indoor, especialmente em locais de alto tráfego.

Até o momento, o substrato encontra-se disponível a clientes dos EUA, Europa e da região asiática do Pacífico, em larguras de até 184,2cm.

Dennis Olbrich, presidente da Kodak Alaris, declarou: “A aparência dos materiais impressos em displays é fundamental para manter qualquer marca forte. Portanto, criamos mídias para impressão UV para clientes que exigem os mais altos padrões de qualidade”.

O novo produto reforça o compromisso da Kodak Alaris em fornecer soluções ao mercado profissional de impressão de grande formato, além de contribuir para o aumento da oferta de mídias para impressão UV.

Fonte: My Print Resource



Como usar inteligência artificial no design gráfico

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/10/2023
Veja como a IA pode te ajudar na elaboração de artes para sinalização e comunicação visual

Veja como a IA pode te ajudar na elaboração de artes para sinalização e comunicação visual

Muitas coisas indicam que a Inteligência Artificial (IA) está se intrometendo rapidamente em quase todos os aspectos das nossas vidas. Mas a IA pode ser usada em design gráfico, principalmente no setor de comunicação visual e impressão digital? Vejamos o que poderia ser um fluxo de trabalho viável.

Diga ao Chatgpt que você é designer gráfico

Para este exercício, usaremos a versão gratuita do ChatGPT. Para encontrá-la, basta pesquisar “ChatGPT” no Google e configurar uma conta gratuita. Eu já fiz isso.

Basta dizer ao ChatGPT algo assim: “Imagine que você é um designer gráfico profissional especializado em sinalização. Vou fazer algumas perguntas para que você me ajude a criar um design”.

O ChatGPT fingirá ser designer gráfico. A seguir, é bom fornecer um pouco de contexto para o seu projeto. Aqui está o que o ChatGPT criou:

Devo dizer que esta é uma boa estratégia para o design. Depois de revisar essas informações do ChatGPT, você deverá ter alguma ideia. Assustador, mas é verdade, né? Já estou “vendo” uma janela com alguns desses elementos. Vamos ver o que podemos fazer seguindo as sugestões do ChatGPT.

Encontre uma paleta de cores

Acabei de digitar “paleta de cores pastéis, marrom, verde” em uma pesquisa no Google e aqui está o que consegui:

Eu gostei da opção da direita, então cliquei com o botão direito para copiar e colei no software Flexi, da SA International (SAi).

Em seguida, vetorizei a imagem no Flexi. Depois, criei uma amostra de cor personalizada, clicando com o botão direito. Escolhi “Novo” e, em seguida, cliquei com o botão direito na nova amostra em branco, escolhendo mesclar o documento. O resultado foi uma nova amostra de cor personalizada.

Encontre um template

Para encontrar um ponto de partida, acessei "www.canva.com". Na caixa de pesquisa digitei “hair salon with pastel colors”. Aqui está um design que gostei:

Então, fechei um arquivo PDF, para abri-lo no Flexi.

Ao importar, permiti que o Flexi importasse as letras como fonte (em vez de curvas), para ter a possibilidade de editar as fontes. Além disso, abri o "DesignEditor" para selecionar e editar vários objetos.

Por fim, fiz algumas alterações no texto e adicionei a imagem de um martini, que também procurei no Google.

O que você achou?

Ok, na verdade, a IA não criou o trabalho, mas foi muito boa em me mostrar um caminho. Tenho certeza de que vocês, designers gráficos reais, podem fazer melhor.

 

Este artigo foi escrito por Mark A. Rugen, diretor geral de aprendizagem e desenvolvimento da SAi, desenvolvedora de softwares