Mimaki lança impressora DTF TxF300-1600

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2024
Equipamento tem maior capacidade produtiva

Equipamento tem maior capacidade produtiva

A fabricante Mimaki lançou no mercado itnernacional a TxF300-1600, impressora Direct-to-Film (DTF) indicada para estampar roupas personalizadas e tecidos para aplicações internas, como cortinas e tapetes.

Com uma largura de 1,6m, a TxF300-1600 incorpora as principais tecnologias da Mimaki que garantem operação estável e ininterrupta. Além disso, a impressora usa tintas certificadas pela OEKO-TEX ECO-PASSPORT, que atendem aos rigorosos critérios de segurança química e responsabilidade ambiental.

Em comparação com a TxF300-75, o novo modelo é 30% mais produtivo.

Fonte: Mimaki



Características das películas adesivas de piso para sinalizar distanciamento social

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/04/2020
Aderência e resistência são duas qualidades obrigatórias às películas coladas ao chão

Aderência e resistência são duas qualidades obrigatórias às películas coladas ao chão

Os gráficos de piso são cada vez mais usados para orientar, com segurança, o público em vários espaços, sobretudo durante a pandemia de covid-19, em que o distanciamento social é fundamental.

Ao lembrar as pessoas de manter distância, os gráficos de piso desempenham um papel indispensável na manutenção de um fluxo seguro e eficiente. No entanto, não é qualquer mídia que pode ser colada ao chão, e deve-se utilizar um produto criado especificamente para esta aplicação. Isto é, um material testado que tenha resistência ao escorregamento.

Há diferentes normas para o exame de resistência ao escorregamento. Nos EUA, por exemplo, tanto a ANSI A137.1/A326.3 quanto a ASTM E303 são utilizadas. Na Europa, as referências são a EN 13036-4 ou a DIN 51130. Já na Austrália, são a HB198:2014 e a AS/NZS 4586. A comparação entre os padrões é difícil, pois cada um deles difere um pouco no método de teste, porém todos medem a mesma caracterítica: o atrito.

A norma DIN 51130 especifica classificações. Um produto classificado como R9, por exemplo, é adequado apenas para ambientes internos secos, como escritórios. A R10 é adequada para áreas secas, mas com potencial para derramamentos, como corredores de supermercados. Já a R11 é indicada para áreas que podem molhar, como passarelas externas, banheiros e áreas de serviço.

É importante considerar cuidadosamente todas as condições às quais o gráfico de piso estará sujeito. Contaminantes como o óleo, por exemplo, afetam o atrito mais do que a água. Os pisos com gradiente são diferentes dos pisos nivelados. Já o tráfego afetará a vida útil do material.

O fabricante ou fornecedor da mídia poderá informar a classificação do escorregamento e a classificação de incêndio do material (as normas de incêndio também são aplicáveis nesse caso).

Por questão de segurança, a mídia de piso não pode rasgar nem enrolar nas bordas. Portanto, o material deve ter suportar o tráfego intenso sem ser danificado. Também deve ser removido de forma fácil e limpa, sem deixar resíduos que podem causar tropeços.

É importante manter os gráficos de piso limpos, sobretudo se eles contêm informações de segurança e direcionamento. Deve-se tomar cuidado especial para diminuir a exposição do adesivo a água e a produtos de limpeza, pois eles podem degradar a aderência ao piso. Se as bordas do material estiverem vedadas, o risco de descolamento será menor.

A própria imagem impressa deve resistir a produtos de limpeza. Também devem ser resistentes à luz UV, pois ela pode desbotar a tinta.

Fundamentais na educação e orientação, as películas adesivas de piso têm uma função primordial em tempos em que a segurança e a saúde das pessoas estão em risco.

Fonte: Drytac Europe



Roland lança impressora UV de mesa LEF2-300D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/05/2020
Fabricante apresentou duas novas soluções

Fabricante apresentou duas novas soluções

A fabricante Roland anunciou no mercado internacional a VersaUV LEF2-300D, nova impressora UV desktop com 200mm de altura. A marca japonesa também disponibilizou a edição 3 do software RIP Ergosoft.

A VersaUV LEF2-300D é indicada para empresas que personaliza produtos e substratos como bolsas de couro, sapatos, capas de celular, entre outros itens e brindes promocionais.

Francisco Lozano, gerente de produto da filial europeia da Roland, declarou: “A VersaUV LEF2-300D é indicada não apenas para a indústria de impressão, mas também para lojas de varejos. Muitas dessas empresas podem empregar essa impressora digital para complementar seus negócios”.

A versão 3 do RIP Ergosoft oferece ferramentas novas e melhores, que oferecem uma operação intuitiva para que os usuários das impressoras Roland encontrem e reproduzam rapidamente as cores desejadas. Segundo a empress, o software é uma solução perfeita para impressão têxtil de alta qualidade. Os operadores que já usam as edições 1 e 2 do Ergosoft podem fazer a atualização gratuita, entre 24 de março e 30 de setembro de 2020.

Fonte: Roland