Impressão 3D: carro conceito em homenagem a David Bowie
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/01/2019
O legado de David Bowie, falecido em 2016, continua a reverberar no meio musical. Mas não só. Conhecida pela versatilidade, a obra do Camaleão do Rock também virou atração na indústria automobilística internacional. Isso porque um dos mais renomados designers do setor, Takumi Yamamoto, criou um carro conceito em homenagem ao cantor. O protótipo será exibido na FAI (Festival Automobile International), que ocorre em Paris, entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.
Além de ter um design inovador, o veículo é o primeiro carro conceito impresso em 3D. Rémi Depoix, presidente da FAI, declarou: “É a primeira vez em nossa história de 34 anos que exibimos um carro totalmente produzido com impressão 3D. Estávamos ansiosos para apoiar este projeto e apresentá-lo como uma obra de arte, muito parecida com uma escultura”.

O veículo foi impresso por uma Massivit 1800 na Marie 3D, especialista parisiense de protótipos e objetos tridimensionais. A empresa identificou que a impressão 3D era o único método viável para a confecção do carro conceito, devido à sua capacidade de produzir formas geométricas complexas. Os métodos tradicionais, como router CNC, tinham muitas limitações para concretizar a ideia de Takumi Yamamoto. Segundo o designer, o "Bowiemóvel" incorpora as principais características pessoais e físicas do cantor. O intrincado corpo externo do protótipo foi projetado com diferentes aspectos visuais e diversas perspectivas, e cristais foram empregados para refletir a mensagem lírica e musical de Bowie.
Philippe Marie, diretor executivo da Marie 3D, declarou: “Foi um desafio emocionante, que combinou arte e prototipagem. Gostamos especialmente do fato de que este projeto nos permitiu controle criativo completo. Este carro conceito expõe um método completamente novo de criação de protótipos por impressão 3D. Nosso objetivo agora é expor essa possibilidade à indústria automotiva”.
Assista aos detalhes da produção do "Bowiemóvel":
Fonte: Massivit
Intec lança três mesas de corte
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/07/2020
A Intec, fabricante com sede no Reino Unido, anunciou no mercado internacional o lançamento de uma série de mesas de corte para produção de médios volumes.
Os três novos modelos (FB550, FB750 e FB1150) podem rodar na velocidade de 600mm/s e trabalham com diversas mídias (papéis, cartões, materiais sintéticos e vinis) de tamanhos que variam de 350x520mm a 740x1.040mm.
Com um porta-ferramentas com recursos intercambiáveis, que podem aplicar até 1kg de pressão, os equipamentos executam o acabamento de embalagens, displays de pdv, protótipos e etiquetas.
As máquinas empregam uma câmera de vídeo CCD ou sensor óptico (dependendo do modelo) e podem cortar diferentes mídias colocadas juntas na mesa, em um fluxo ininterrupto.
De acordo com a empresa, as mídias são reconhecidas instantaneamente pelo software exclusivo de recuperação de trabalhos da Intec, o ColorCut Pro, que se integra ao Adobe Illustrator ou CorelDRAW. Quando os usuários criam seus trabalhos, o ColorCut Pro aplica um código de barras ou código QR, atribuído automaticamente a cada um dos desenhos e salva o arquivo de corte na biblioteca de trabalhos.
Mark Baker-Homes, diretor da Intec, declarou: “O lançamento da nova linha de mesas de corte representa uma nova e empolgante fase em termos experiência de usuário. O sensor delas garante reconhecimento de trabalho quase instantâneo e registro e alinhamento extremamente rápidos. Estamos oferecendo tempos de configuração e produção mais rápidos, em produções sob demanda”.
Fonte: Intec
Cobertura Serigrafia Sign 2013 – Parte 1: Impressoras digitais
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2013
Saturado de impressoras solvente, o mercado buscou explorar mais o potencial de equipamentos UV, látex, sublimáticos e de estamparia têxtil. Portanto, os visitantes da feira não testemunharam inovações gritantes, mas sim aperfeiçoamentos daquilo que o mercado já utiliza. Para ter uma ideia disso, veja a seguir um panorama das soluções de impressão digital (grande formato) presentes na 23ª edição do maior evento latino-americano de comunicação visual.
Leia também as demais partes dessa cobertura: 2ª: Corte, gravação e acabamento 3ª: Mídias, tintas e softwares 4ª: Números, eventos e parcerias 5ª: Acessórios para comunicação visual 6ª: Sublimação, transfer e fotoproduto .Impressora solvente
Quem foi à feira para comprar uma impressora solvente, certamente não pôde reclamar da abundância dessa tecnologia nos estandes dos expositores. Não faltaram modelos dos mais variados tipos, tamanhos, preços e características técnicas, para atender aos mais diversos segmentos do mercado de comunicação visual.
A Roland, vencedora do Prêmio Silk & Sign na categoria de impressoras digitais, apresentou seu portfólio de máquinas solvente, enfatizando a nova Soljet Pro4 XF-640. Com 1,6m de largura, o equipamento pode trabalhar na velocidade máxima de 100m2/h. Essas e outras soluções da fabricante japonesa estavam presentes não apenas na Roland, mas também em estandes de distribuidoras da marca, como a Formato, Dprinter, Digi+, Interativa e Cyancolor.
Outra fabricante do Japão, a Epson, levou suas impressoras para a Serigrafia Sign 2013. Entre os equipamentos solvente, o destaque foi para o S50670, que trabalha na velocidade máxima de 91m²/h. Os visitantes interessados nessa e em outras máquinas da marca puderam vê-las em ação nos estandes de distribuidores da Epson, como a T&C, Global, Alphaprint e F1 Suprimentos.
A Mimaki também esteve na feira. A fabricante japonesa exibiu o seu amplo portfólio, composto por impressoras solvente de 1,6m e 3,2m de largura, como o SWJ-320S4. Capaz de atingir velocidade de 52m2/h, o equipamento emprega cabeças Ricoh GEN5 e pode trabalhar na resolução máxima de 1080 x 1200dpi.
Veja algumas impressoras solvente expostas na Serigrafia Sign 2013:Diversas soluções da Mimaki foram também apresentadas por distribuidores da marca, como a TS2, Suprimarketing, Plotertec e Serilon. Essa última, dona de um dos maiores estandes da feira, destacou também impressoras solvente para alta produtividade da DGI e Human Digital
Já a Ampla aproveitou a oportunidade para lançar várias impressoras, como a Rio 8000 Hybrid, equipamento que usa tinta solvente e possui sistema híbrido de alimentação de substrato, para impressão de materiais vinílicos rígidos e flexíveis.
A Sign Supply, além das impressoras da Mutoh, apresentou a sua linha Prismajet, composta pela FP 3208 S, máquina que emprega oito cabeças Spectra Polaris de 15pL, podendo trabalhar na velocidade máxima de 119m2/h.
Outra empresa que levou máquinas para produção de outdoor foi a mexicana Grand Plotters. A fim de ampliar a sua penetração no mercado latino-americano, a empresa esteve presente na feira, expondo impressoras como as Grand Jet Challenger FY-3204-F e FY-3208-F, ambas com 3,2m de largura e velocidade máxima de 100m2/h. A empresa também fornece painéis de LED e suprimentos, como tintas e cabeças de impressão.
A Sepia levou a Viper SP3204, impressora que, segundo a fornecedora, pode trabalhar na velocidade máxima de 120m2/h. Além disso, a máquina tem 3,2m e emprega duas ou quatro cabeças Spectra Polaris 512 de 15pL ou 35pL. Outra impressora solvente de 3,2m de largura estava sendo exposta no estande da Digicor. A distribuidora carioca apresentou a Taimes T7, que pode trabalhar na velocidade máxima de 80m2/h.
A BR Group também apostou em impressoras solvente de 3,2m, como a BR4000 e a BR10000. O mesmo fez a Hicoat, que destacou o Ultra 3000, equipamento que trabalha com duplo CMYK e possui 3,2m de largura.
Veja algumas impressoras solvente expostas na Serigrafia Sign 2013:-
- Impressora solvente da Sid Signs
-
- Impressora MicroJet, da Sepia
-
- Impressora Bannerjet 1601M2
-
-
- Grand Jet Challenger FY-3204-F, da Grand Plotters
-
- DubuitJet, impressora vendida pela Dubuit
-
- Delta, impressora digital da Imah
-
A Dubuit, tradicional empresa de serigrafia, também tem investido no fornecimento de impressoras digitais, como a DubuitJet FL 320814 e a DubuitJet FL K1024, ambas empregam cabeças da Konica Minolta e possuem 3,2m de largura. A empresa também expôs o modelo DubuitJet Linha X6, que usa cabeças Epson Micropiezo DX5.
Outra grande presença na feira foi a Sid Signs, que exibiu suas linhas Triton, Titan, Mercury e Express, as quais variam de características técnicas e produtivas, para atender a nichos diferentes da sinalização, dos birôs iniciantes às grandes gráficas digitais.
A WayColor levou a WayPrint1802E, impressora ecossolvente de 1,8m de largura, abastecimento contínuo de tinta e cabeças de impressão Epson DX5. A Imah, além de sua linha de máquinas serigráficas, apresentou a impressora digital DE1802, de 1,8m de largura e velocidade máxima de 31m2/h. Já a Bannerjet mostrou a sua impressora solvente de 1,6m de largura, a 1601M2, que emprega cabeças Epson DX5 e limpeza automática.
Impressora UV
Cada vez mais presentes no mercado nacional, as impressoras UV tiveram papel de destaque na edição 23ª edição da feira Serigrafia Sign. No evento, foram expostos diversos modelos: de entrada, industriais, planos, híbridos, rolo a rolo, de cura com lâmpada e com LED — para atender aos mais variados tipos de clientes e necessidades.
A Mimaki, por exemplo, exibiu a JFX500-2131, equipamento plano (mesa com área de 2,1 x 3,1m) que trabalha na resolução máxima de 1.200dpi e pode produzir na velocidade de até 60m²/h. Outra opção levada pela fabricante japonesa foi a UJF-6042, impressora de cura UV LED, que possui área de impressão de 610 x 420mm.
Já a Océ, parte do grupo Canon, lançou oficialmente na América Latina a Arizona 460GT, impressora UV plana com seis canais independentes de tinta. A máquina, que emprega a tecnologia OcéVariaDot (para disparar simultaneamente gotas de 6 a 42pL), produz na velocidade máxima de 32,8m2/h e possui área de impressão de 1,26 x 2,51m.
A Sign Supply apresentou impressoras UV da linha Prismajet, como a JK1212UV. Com sistema plano (flatbed), a máquina é compacta, voltada para quem precisa fazer personalização em pequenos objetos e substratos, e em baixas tiragens.
Outra grande presença no evento foi a Agfa. Em seu estande, instalou a :Jeti 3020 Titan, impressora industrial que possui sistema plano de alimentação de substrato (com opcional rolo a rolo). A máquina pode empregar 16, 20, 32, 36, 40 ou 48 cabeças Ricoh, para modular a sua produtividade. Além disso, a Agfa e distribuidores (como a Serilon) apresentaram outras linhas de impressoras UV como a :Anapurna.
Veja algumas impressoras UV expostas na Serigrafia Sign 2013:-
- JFX500-2131, da Mimaki
-
- Rastek H652, no estande da Alhpaprint
-
- Targa UV, da Ampla
-
-
- BR One, da BR Group
-
- Impressora Ecogenio, vendida pela Techservice
-
- Impressora UV da Dilli, vendida pela Danfex
-
-
- Jeti 3020 Titan, da Agfa
-
O grande lançamento da Akad para o evento foi a Novajet, impressora UV de resolução máxima de 1440dpi, que possui cabeças Konica Minolta 512 e área de impressão de 2,5 x 1,22m.
No estande da Alphaprint estavam impressoras da EFI, como a Rastek H652 e a Vutek QS2 Pro. A primeira é um equipamento de entrada, que possui sistema híbrido de alimentação de substrato e trabalha com tinta branca. Já a segunda possui 2m de largura, possui robustez e sistema operacional Orion OS.
Outra empresa que tem apostado na tecnologia de impressão UV é a Ampla. Na feira, a fabricante nacional apresentou máquinas como a Targa XT UV (rolo a rolo, 10 cabeças e 3,2m de largura), a Targa UV (plana, 12 cabeças e área de 2,44 x 1,22m) e a Rio UV Hybrid (híbrida, seis cabeças e 1,8m de largura). As três empregam LEDs para a cura da tinta.
Representando a Dilli no Brasil, a Danfex tem um portfólio composto por impressoras UV híbridas de entrada e de média e alta produção. Na feira, a distribuidora apresentou lançamentos, como a RTR3204D, máquina com sistema rolo a rolo, de 3,2m de largura e capaz de produzir na velocidade máxima de 150m2/h. Outra novidade foi a NT FB2513-06DW, impressora UV plana, com seis cores e tinta branca, cuja área é de 2,5 x 1,3m.
A TechService Print também esteve na feira, oferecendo materiais e equipamentos, entre eles a EcoGenio, impressora UV que emprega sistema híbrido de alimentação de substratos , além de usar cabeças Xaar Proton de 35pL.
Os visitantes também puderam ver duas novidades da BR Group, que levou a Pred8tor e a BR One. A primeira é uma impressora UV industrial, que trabalha na resolução de 900dpi e emprega tinta branca ou verniz. Já a BR One possui tecnologia de cura UV LED, tem largura de 3,2m e estampa substratos rígidos de até 50mm de espessura.
A Dubuit veio com a DubuitJet F1250UV e DubuitJet F1320UV, que possuem 2,5m e 3,2m de largura de impressão, respectivamente. As máquinas usam cabeças Konica Minolta e software RIP Photoprint.
Impressora para sublimação
Tecnologia em ascensão, a sublimação digital, marcou forte presença na edição de 2013 da feira Serigrafia Sign. A Ampla, por exemplo, apresentou a sua linha Aquatex, composta pela Rio 8000s e Targa XT. A primeira vem equipada com quatro cabeças de 7pL e produz na velocidade máxima de 67m2/h. Já a segunda pode trabalhar na velocidade de 180m2/h.
A Roland também apresentou a nova Soljet Pro4 XF-640 adaptada para impressão sublimática. A máquina (1,6m de largura) pode trabalhar na velocidade máxima de 100m2/h.
Já a Epson levou as suas recém-lançadas impressoras sublimáticas, a SureColor F6070 (1,1m) e a SureColor F7070 (1,6m). Ambas podem trabalhar na velocidade máxima de 58,9m2/h, em resolução de 360 x 720dpi (uma passada).
Apostando também na impressão digital sublimática, a Gênesis aproveitou a feira para lançar um modelo mais avançado da Xerox 7142TEX, que vem agora com qualidades técnicas e produtivas aperfeiçoadas.
A BM do Brasil também compareceu ao evento e apresentou a Michelangelo 2, impressora que, segundo a fornecedora, pode chegar a 120m2/h, é ideal para produção de bandeiras, banners e painéis, entre outras peças de tecido, para moda, decoração e sinalização.
Os visitantes também puderam ver impressoras sublimáticas na Serilon, que apresentou equipamentos de marcas como DGI, Mimaki, Human Digital e Xerox.
Impressora látex
Os equipamentos com tinta látex compareceram em peso nos estandes da HP e de suas distribuidoras (como Digigraf e Day Brasil). Estiveram presentes soluções como a HP Latex 260 (com largura de 1,55m), HP Latex 280 (2,64m) e HP Latex 850 (3,2m). No estande da fabricante, além das máquinas, os visitantes puderam conferir aplicações como bolsas, almofadas, sofá, puffs, envelopamento de carro e adesivação de parede.
Já a Mimaki aproveitou o evento para lançar a sua linha de impressora látex, a JV400LX, que é a primeira no mundo a empregar tinta látex branca.
Impressão direta em tecidos
Tendência cada vez maior entre as empresas de estamparia têxtil, os equipamentos de impressão direta em tecido tiveram uma participação tímida, mas não menos importante que as demais tecnologias de grande formato.
Os interessados em impressoras têxteis puderam ver no estande da Serilon a Fabrijet FD-Pro. Criada pela DGI, a máquina conta com nove cabeças Konica Minolta 512 e pode trabalhar na velocidade máxima de 30m2/h.
Já a DigiFab levou a StampaJet IN-64, de 1,6m de largura, para trabalhar com tintas ácidas, reativas, dispersas, pigmentadas ou sublimática.
Outra fornecedora de equipamentos para estamparia digital têxtil foi a Welttec, cujo portfólio é composto pela linha VEGA 6000, com máquinas de 1,8m, 3,5m ou 3,2m de largura de impressão, voltadas para indústrias que precisam de equipamentos de alta produtividade.
No-break
O uso de dispositivos como o no-break é fundamental para garantir a correta operação de uma impressora de grande formato. Na feira, estiveram presentes fornecedores desses auxiliares, como a CM Comandos e a Ezatec.
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Podcast: Impressão UV
-
Kyocera lança mais uma cabeça compatível com tinta UV
-
Xaar aprimora cabeça para impressão em papelão ondulado
-
Podcast: Impressão Látex
-
Caldera lança nova solução RIP para impressão DTF e DTG
-
Vastex lança dois secadores para impressão DTF
-
PrintHow 2025: Evento global da Canon chega ao Brasil
-
Summa lança solução de impressão DTF
-
Color-Logic e ATP Color anunciam parceria para impressão têxtil neon
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Case: Signwaves impulsiona sua produção com impressoras Nyala, da SwissQprint
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual