Hexis anuncia plano de investimento de 17 milhões de euros
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/09/2017
A Hexis, fabricante francesa de películas adesivas, anunciou que até 2020 investirá 17 milhões de euros para modernizar e ampliar sua capacidade produtiva.
Em 2017, a empresa adquiriu uma área próxima à sede da Frontignan, na França, que permitirá redefinir fluxos e ampliar seus recursos fabris. Além disso, a Hexis construirá edifícios de administração, logística e treinamento em subsidiárias na Espanha, Antilhas e Escandinávia. Essas novas instalações aumentarão a capacidade de resposta e o atendimento ao cliente.
A Hexis tem outra fábrica em Hagetmau, na França, na qual será implementada em 2018 uma nova linha de fabricação de vinis cast, o que liberará capacidade produtiva na planta de Frontignan. Além disso, estão sendo instalados novos equipamentos periféricos de corte e empacotamento, para tornar o edifício de Hagetmau mais autônomo.
A empresa também informou que duas unidades de processamento de compostos orgânicos voláteis serão acopladas ao equipamento de produção atual nas duas fábricas (Frontignan e Hagetmau). O objetivo delas é realizar o tratamento ambiental das novas capacidades de produção. São novos oxidantes térmicos que aumentarão a capacidade de desenvolvimento de ambos os locais.
Fonte: Hexis
Como separar o greenwashing do verdadeiro compromisso sustentável
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/03/2023
As conversas sobre greenwashing (a “maquiagem verde”) estão em pauta. Isso mostra que o interesse público pela sustentabilidade é cada vez maior, e declarações duvidosas e vagas sobre o compromisso verde de uma empresa não são mais aceitas.
Mas o que é o greenwashing?
Não é fácil defini-lo. Aliás, não existe uma definição única e reconhecida para este fenômeno. No entanto, ele diz respeio à capitalização, por meio de omissões ou mentiras, da demanda por produtos ecologicamente corretos. O greenwashing também pode ser resumido como uma estratégia de marketing (ou comunicação) utilizada por empresas que dissimulam esforços para reduzir impactos ambientais (quando na verdade não há esforço nenhum).
Quando nos referimos ao setor têxtil, essa falta de clareza (do greenwashing) pode enganar alguns players que gostariam de contar com parceiros verdadeiramente sustentáveis. Por outro lado, clientes conscientes da importância de apoiar empresas transparentes encontram-se com pouca ou nenhuma orientação, em um contexto difícil de navegar.
Como podemos lutar contra o greenwashing e como evitá-lo?
Existem algumas características que garagem a autenticidade do compromisso de uma empresa com a sustentabilidade, como consistência, tradição, ações e certificações.
O Grupo JK, por exemplo, fabricante de tintas para impressão digital têxtil, produz materiais à base d’água desde o início de sua jornada digital, em 2000. Ao analisar suas ações, podemos tomar como exemplo a embalagem BIB (Bag-In-Box), que consiste em um saco plástico flexível de PE (ou multicamadas) dentro de um papelão, usada para armazenar tintas.
A BIB reduz em 80% o uso de plástico (em comparação com as embalagens de PEAD) e oferece muitas outras vantagens. Além de garantir a melhor manutenção da tinta, graças às suas propriedades de proteção física e mecânica, a BIB é menor que os recipientes tradicionais do mercado, e isso se traduz em menores custos de armazenamento e transporte. Ou seja, um menor impacto ambiental na cadeia de suprimentos. Além disso, o invólucro de papelão externo do BIB pode ser facilmente reciclado, otimizando a circularidade nesta indústria.
As certificações podem funcionar como provas de confiabilidade. A maioria não é obrigatória, mas voluntária, e isso dá uma boa ideia do esforço de uma empresa em provar-se realmente sustentável. O Grupo JK, por exemplo, optou por cumprir regulamentos internacionais e europeus (Reach) relacionados a riscos químicos e padrões têxteis de uma cadeia produtiva amigável ao meio ambiente. Ao optar por cumprir padrões como Eco-Passaporte, ZDHC e GOTS, o Grupo JK optou pela transparência e pelo compromisso de manter seu portfólio diversificado, que inclui tintas dispersas, pigmentadas e reativas e materiais de sub-tinturas. Tais valores são intrínsecos ao Grupo JK e estão bem presentes na equipe de P&D, que trabalha constantemente para projetar novos produtos ecologicamente corretos, certificados e eficientes.
Ainda não temos uma definição final do que é greenwashing, mas temos algumas orientações sobre o que buscar no mercado.
Fonte: Grupo JK
Alltak promove workshop de envelopamento de carros em agosto
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2016
A equipe da Alltak, fabricante nacional de vinis adesivos, e a CVI Lonas e Adesivos promoverão um workshop de envelopamento de carros no dia 10 de agosto, das 17h às 20h, na R3 Tratamento Automotivo (av. Nossa Senhora do Sabará, 1139, Santo Amaro, São Paulo-SP).
O objetivo do workshop é ensinar a envelopar veículos com produtos fabricados pela Alltak por meio de truques e demonstrações práticas. Confira a programação:
- 17h00 – recepção e cadastramento;
- 17h30 – palestra “A visão do banner”;
- 18h30 – coffee break;
- 19h00 – palestra “Envelopamento automotivo: conheça os benefícios e sua lucratividade”;
- 19h20 – demonstrações práticas: técnicas e truques de envelopamento;
- 20h00 – entrega de certificados e sorteio de brindes.
As vagas são limitadas, e a presença deve ser confirmada com antecedência pelo e-mail contato@cvilonaseadesivos.com.br ou pelos telefones (11) 5631-7154 e 3938-2182.
Fonte: Alltak
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