Guia de reciclagem para banners de PVC
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/02/2022
Os plásticos transformaram o mundo. Sem plástico, o mundo teria de abrir mão de materiais baratos e duráveis encontrados em embalagens, eletrônicos, cosméticos, dispositivos médicos e milhares de outros objetos.
Depois do polietileno e do polipropileno, o PVC é o plástico mais produzido, com 40 milhões de toneladas geradas anualmente no mundo. É também a matéria-prima mais popular para a confecção de banners, por proporcionar a durabilidade e a capacidade de impressão necessárias para aplicações em comunicação visual. Os banners de lonas de PVC são leves, duráveis e resistentes às intempéries, por isso são indicados para publicidades internas e externas. Mas com o aumento da conscientização ambiental, a popularidade dessas mídias está diminuindo em favor de alternativas sem PVC.
Este artigo analisa a reciclagem de banners de PVC e a pegada ambiental desse plástico para entender por que (e se) a sua empresa deve usar essas mídias atualmente.
Os banners de PVC podem ser reciclados?
Sim. Eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos de PVC, como cones de trânsito, móveis de plástico e outros objetos sólidos. A reciclagem remove os plastificantes que tornam o PVC flexível, criando um reciclado de PVC sólido.
A Innotech, por exemplo, tem um esquema de reciclagem exclusivo para os seus clientes. A empresa entrega gaiolas de reciclagem aos seus parceiros de impressão, para que elas sejam preenchidas com resíduos. Em seguida, elas são coletadas a levadas a uma instalação onde os resíduos são separados e reciclados.
Se o PVC não for reciclado, pode ser incinerado, acabar em aterros sanitários ou ser descartado de maneira irresponsável no meio ambiente.
Quão fácil é reciclar lonas de PVC?
Os banners de PVC podem ser reciclados. Porém, o procedimento demanda instalações especializadas. O PVC deve ser separado da tela em um processo químico que libera o cloro contido no PVC (assim como os demais constituintes químicos).
O resíduo de PVC resultante tem uma composição diferente. Por isso, não pode ser usado para gerar novos banners de PVC sem que receba químicos adicionais, para devolvê-lo às especificações adequadas.
Os banners de PVC também são mais difíceis de reciclar do que o PVC sólido devido aos plastificantes adicionais que os tornam flexíveis. Esses plastificantes precisam ser separados do PVC, o que libera emissões nocivas.
Isso é diferente da reciclagem de PVC sólido, que é mais fácil de reciclar com mecanismos que trituram o plástico e geram em esferas recicladas.
Baixas taxas de reciclagem
Embora reciclável, o PVC não é amplamente reciclado. Chamá-lo de multiuso é falso devido ao baixo volume de reciclagem. No Reino Unido, por exemplo, apenas 18,6% do PVC foi reciclado nos anos de 2019 e 2020. Parte da razão por trás das baixas taxas de reciclagem é a viabilidade econômica. A reciclagem do PVC é custosa e apenas grandes recicladores investem no processo.
O PVC só pode ser reciclado uma vez
Outra questão sobre o PVC: o processo de reciclagem degrada o plástico a ponto de sua composição química mudar substancialmente. Por isso, dar-lhe uma segunda vida é o limite.
Com o PVC, o limite de reciclagem é de um ciclo. Isso mesmo: o PVC só pode ser reciclado uma vez. Isso é complicado para uma sociedade circular.
Praticamente todos os plásticos estão limitados à quantidade de vezes que podem ser reciclados, e o PVC está na extremidade inferior da escala de reciclabilidade.
Banners de PVC e o meio ambiente
O PVC é uma boa escolha para produtos que devem durar décadas, mas os banners de PVC geralmente são usados apenas por alguns meses.
O PVC é tão ruim assim?
O maior problema com o PVC é que ele não é biodegradável. Juntamente com os requisitos de reciclagem complexos e caros, isso significa que uma grande proporção de PVC chega aos aterros sanitários e ao meio ambiente.
Se não for reciclado, ao fim de sua vida útil, ele pode:
- Acabar em um aterro sanitário;
- Acabar no meio ambiente;
- Ser incinerado, liberando seus produtos químicos nocivos.
Se você está preocupado com esses cenários, usar banners sem PVC é a alternativa.
Mídias alternativas
Além das taxas de reciclagem serem baixas, o PVC pode ser reciclado apenas uma vez antes de se tornar inútil. Isso significa que todos os produtos de “PVC reciclado” chegam ao fim quando danificados ou desnecessários.
A alternativa é optar por banners sem PVC sempre que possível. Aqui estão as principais alternativas:
- Poliéster: é 100% reciclável e infinitamente reciclável (com processos químicos), tornando-o um material de circuito fechado;
- PET: é 100% reciclável, podendo ser reciclado pelo menos 10 vezes;
- PP: é 100% reciclável, podendo ser reciclado de 3 a 4 vezes. É um filme de exibição indicado para aplicações como sinalização ao ar livre e decoração de lojas.
Se você está preocupado com a pegada ambiental dos banners de PVC, escolher uma alternativa sem PVC é uma decisão a ser pensada.
Fonte: Graphicdisplayworld
Agfa lança impressora Anapurna H1650i
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/02/2018
A fabricante Agfa ampliou seu portfólio de equipamentos de grande formato e anunciou a Anapurna H1650i, impressora UV LED híbrida com 1,65m de largura. Segundo a empresa, trata-se de uma versão menor e mais acessível da Anapurna H2050i (o interessado no equipamento pode entrar em contato com a Top Suuply).
Indicada para sinalização e comunicação visual, a impressora estampa mídias rígidas e flexíveis por meio de cura UV LED e emprega tinta branca e tecnologia de deposição de camadas finas.
Com sistema de alimentação de substratos que conta com correias especiais e feixe de transporte reforçado, o equipamento vem com cabeças de impressão capazes de disparar gotas de 12 picolitros.
A Anapurna H1650i inclui sistema LED refrigerado a ar, que permite a impressão em substratos finos e sensíveis a calor. O dispositivo consume menos de energia e é capaz de imprimir em número maior de mídias.
Philip Van der Auwera, gerente de produto da Agfa Graphics, declarou: “A Anapurna H1650i LED foi projetada como uma opção de entrada, mas robusta e versátil para provedores de serviços de impressão de grande formato. Embora menor, está equipada com recursos impressoras de ponta, como a medição automática da altura da cabeça e a barra antiestática”.
A impressora roda com o Asanti, software de fluxo de trabalho da Agfa.
Fonte: Agfa
Canon lança duas impressoras de seis cores da linha imagePROGRAF
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2014
A filial europeia da Canon, fabricante de impressoras digitais, anunciou o lançamento da iPF6400SE (61cm de largura de impressão) e da iPF8400SE (112cm). Os modelos fazem parte da linha imagePROGRAF.
As máquinas são indicadas para empresas que produzem pôsteres e banners para os mercados de turismo e varejo. Além disso, apresentam paleta de seis cores (cyan, magenta, amarelo, preto, preto fosco e vermelho), uma característica que permite a redução do consumo de tinta, pois poupa o insumo ao reproduzir determinados tipos difíceis de cores, principalmente vermelhos.
Os equipamentos empregam as tintas Lucia-EX, compostas por pigmentos, que aumentam a durabilidade dos impressos e têm compatibilidade com uma vasta gama de substratos.
As máquinas incluem softwares como o PosterArtist Lite (para a criação de pôster em apenas quatro passos) e o Direct Print & Share (simplifica o processos de impressão e oferece compartilhamento de arquivos em nuvem).
De acordo com a Canon, as novas impressoras posicionam-se entre os modelos de cinco cores (para CAD) e os equipamentos de 12 cores (para impressos de alta qualidade e reprodução fotográfica) da série imagePROGRAF.
Fonte: Large Format Review
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