Guia de reciclagem para banners de PVC
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/02/2022
Os plásticos transformaram o mundo. Sem plástico, o mundo teria de abrir mão de materiais baratos e duráveis encontrados em embalagens, eletrônicos, cosméticos, dispositivos médicos e milhares de outros objetos.
Depois do polietileno e do polipropileno, o PVC é o plástico mais produzido, com 40 milhões de toneladas geradas anualmente no mundo. É também a matéria-prima mais popular para a confecção de banners, por proporcionar a durabilidade e a capacidade de impressão necessárias para aplicações em comunicação visual. Os banners de lonas de PVC são leves, duráveis e resistentes às intempéries, por isso são indicados para publicidades internas e externas. Mas com o aumento da conscientização ambiental, a popularidade dessas mídias está diminuindo em favor de alternativas sem PVC.
Este artigo analisa a reciclagem de banners de PVC e a pegada ambiental desse plástico para entender por que (e se) a sua empresa deve usar essas mídias atualmente.
Os banners de PVC podem ser reciclados?
Sim. Eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos de PVC, como cones de trânsito, móveis de plástico e outros objetos sólidos. A reciclagem remove os plastificantes que tornam o PVC flexível, criando um reciclado de PVC sólido.
A Innotech, por exemplo, tem um esquema de reciclagem exclusivo para os seus clientes. A empresa entrega gaiolas de reciclagem aos seus parceiros de impressão, para que elas sejam preenchidas com resíduos. Em seguida, elas são coletadas a levadas a uma instalação onde os resíduos são separados e reciclados.
Se o PVC não for reciclado, pode ser incinerado, acabar em aterros sanitários ou ser descartado de maneira irresponsável no meio ambiente.
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Quão fácil é reciclar lonas de PVC?
Os banners de PVC podem ser reciclados. Porém, o procedimento demanda instalações especializadas. O PVC deve ser separado da tela em um processo químico que libera o cloro contido no PVC (assim como os demais constituintes químicos).
O resíduo de PVC resultante tem uma composição diferente. Por isso, não pode ser usado para gerar novos banners de PVC sem que receba químicos adicionais, para devolvê-lo às especificações adequadas.
Os banners de PVC também são mais difíceis de reciclar do que o PVC sólido devido aos plastificantes adicionais que os tornam flexíveis. Esses plastificantes precisam ser separados do PVC, o que libera emissões nocivas.
Isso é diferente da reciclagem de PVC sólido, que é mais fácil de reciclar com mecanismos que trituram o plástico e geram em esferas recicladas.
Baixas taxas de reciclagem
Embora reciclável, o PVC não é amplamente reciclado. Chamá-lo de multiuso é falso devido ao baixo volume de reciclagem. No Reino Unido, por exemplo, apenas 18,6% do PVC foi reciclado nos anos de 2019 e 2020. Parte da razão por trás das baixas taxas de reciclagem é a viabilidade econômica. A reciclagem do PVC é custosa e apenas grandes recicladores investem no processo.
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O PVC só pode ser reciclado uma vez
Outra questão sobre o PVC: o processo de reciclagem degrada o plástico a ponto de sua composição química mudar substancialmente. Por isso, dar-lhe uma segunda vida é o limite.
Com o PVC, o limite de reciclagem é de um ciclo. Isso mesmo: o PVC só pode ser reciclado uma vez. Isso é complicado para uma sociedade circular.
Praticamente todos os plásticos estão limitados à quantidade de vezes que podem ser reciclados, e o PVC está na extremidade inferior da escala de reciclabilidade.
Banners de PVC e o meio ambiente
O PVC é uma boa escolha para produtos que devem durar décadas, mas os banners de PVC geralmente são usados apenas por alguns meses.
O PVC é tão ruim assim?
O maior problema com o PVC é que ele não é biodegradável. Juntamente com os requisitos de reciclagem complexos e caros, isso significa que uma grande proporção de PVC chega aos aterros sanitários e ao meio ambiente.
Se não for reciclado, ao fim de sua vida útil, ele pode:
- Acabar em um aterro sanitário;
- Acabar no meio ambiente;
- Ser incinerado, liberando seus produtos químicos nocivos.
Se você está preocupado com esses cenários, usar banners sem PVC é a alternativa.
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Mídias alternativas
Além das taxas de reciclagem serem baixas, o PVC pode ser reciclado apenas uma vez antes de se tornar inútil. Isso significa que todos os produtos de “PVC reciclado” chegam ao fim quando danificados ou desnecessários.
A alternativa é optar por banners sem PVC sempre que possível. Aqui estão as principais alternativas:
- Poliéster: é 100% reciclável e infinitamente reciclável (com processos químicos), tornando-o um material de circuito fechado;
- PET: é 100% reciclável, podendo ser reciclado pelo menos 10 vezes;
- PP: é 100% reciclável, podendo ser reciclado de 3 a 4 vezes. É um filme de exibição indicado para aplicações como sinalização ao ar livre e decoração de lojas.
Se você está preocupado com a pegada ambiental dos banners de PVC, escolher uma alternativa sem PVC é uma decisão a ser pensada.
Fonte: Graphicdisplayworld
Epson contará com novo laboratório de pesquisas inkjet em outubro
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/09/2019
A Seiko Epson abrirá em outubro um novo laboratório dedicado a desenvolver tecnologias inkjet. Chamada de Fujimi Inkjet Innovation Lab, a instalação fica dentro da fábrica da marca, em Nagano, no Japão.
O laboratório realizará pesquisas conjuntas com institutos e empresas que desejam aplicar inkjet em processos industriais. A Epson pretende desenvolver novas aplicações e acelerar o uso de suas cabeças de impressão na indústria.
Nos próximos três anos, a empresa pretende aumentar seu crescimento ao apostar em inovações e tirar o máximo proveito de seus ativos. Além disso, a Epson quer expandir as vendas de cabeças do modelo PrecisionCore. O Inkjet Innovation Lab foi desenvolvido para ajudar nesses objetivos. O laboratório está equipado com impressoras e uma unidade de avaliação que empregam cabeças da marca, além de outras máquinas que produzem testes e avaliações. Os visitantes poderão aproveitar o laboratório e explorar o potencial da tecnologia inkjet aplicada em diversos segmentos.
Satoshi Hosono, diretor executivo da Seiko Epson, declarou: “Nosso objetivo é ter o pioneirismo no fornecimento de soluções com cabeças inkjet. Além de oferecer benefícios como excelente desempenho de impressão, desempenho ambiental e compatibilidade de tintas. Vemos o Inkjet Innovation Lab como o primeiro passo para expandir o número de parcerias com aqueles que compartilham nossas aspirações”.
Fonte: Epson
Taya Canvas apresenta novas mídias com 5m de largura
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/12/2019
A Taya Canvas, fabricante de mídias sediada em Taiwan, anunciou no mercado internacional que os materiais Sunlight e Spiderweb, da marca Kavalan, estão disponíveis em larguras de até 5m.
Segundo a empresa, os materiais da Kavalan são isentos de PVC e possuem certificações como a REACH e RoHS. As mídias não liberam substâncias tóxicas. Portanto, quando chegam ao fim de suas vidas, podem ser incineradas com segurança, e não causarão efeitos nocivos ao meio ambiente.
Indicada para aplicações internas e externas de comunicação visual, a película Sunlight apresenta suavidade superficial e oferece alta resistência.
A Spiderweb é uma espécie de tecido sem PVC que oferece efeitos “transparentes” e ajuda a reproduz a melhor qualidade de imagem possível das impressoras digitais.
Fonte: Kavalan
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