GCC apresenta plotters da série RX
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/01/2013

Plotter de recorte da série GCC RX
Além da nova máquina a laser, a GCC, fabricante de equipamentos para comunicação visual, acaba de anunciar o lançamento da série RX de plotters de corte.
Disponíveis em quatro tamanhos (61, 101, 132 e 183cm), as máquinas têm as seguintes características:
- Múltiplos roletes (pinch rollers): para uma série variada de aplicações, de materiais finos (vinis) a substratos espessos (filmes refletivos);
- Função "Driver": trabalha com parâmetros salvos dentro de um trabalho (arquivo);
- Painel Touch: fácil de usar e resistente, com design intuitivo, permitindo que novos usuários operem a máquina com facilidade;
- Função "Auto Cut Off": permite configurar a plotter para que ela, depois de um trabalho, corte a mídia, tornando mais fácil a criação de um fluxo de trabalho para grandes produções.
A empresa também destaca as seguintes características e elementos das plotters:
- Sistema AASII de recorte de contorno avançado;
- Conectividade USB e porta serial;
- Até 600 gramas de força de corte;
- Velocidade de corte de até 1530mm por segundo;
- Pode trabalhar com materiais de até 0,8mm de espessura.
Fonte: GCC. Texto: InfoSign
Governo de Abu Dhabi cria maior peça de realidade aumentada do mundo
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2020
O Departamento de Cultura e Turismo (DCT) de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, bancou recentemente uma enorme campanha publicitária de realidade aumentada para promover a cidade como destino turístico de férias. A ação utilizou as famosas Piccadilly Lights, em Londres, e transformou a tela gigante em uma experiência interativa, mostrando alguns dos marcos mais emblemáticos do emirado.
Além de promover a cidade, a campanha quebrou o recorde Guinness de “maior tela de realidade aumentada”.
Ali Al Shaiba, diretor de marketing do DCT de Abu Dhabi, explicou: “Imagens das pessoas próximas da tela eram capturadas por uma câmera de alta tecnologia. Então, elas eram ‘transportadas’ para alguns dos lugares mais famosos de Abu Dhabi, exibidas na tela. Os marcos da capital ganharam vida, em Londres, com sobreposições inovadoras de realidade aumentada em 3D”.
A campanha também promoveu uma viagem grátis a Abu Dhabi. Para tanto, os participantes tinham que tirar uma selfie desfrutando da experiência da realidade aumentada. Depois, precisavam compartilhá-la no site “competition.visitabudhabi.ae” e pedir a familiares e amigos para votar na foto.
Outra estratégia da campanha foi incentivar os londrinos a trocar o inverno europeu pelo clima temperado de Abu Dhabi.
Nenhum dado pessoal do público foi coletado ou armazenado durante a campanha.
Fonte: WFW
Adesivação: o que acontece quando o clima está muito frio ou quente
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/12/2012
Quando o tempo esfria, os envelopadores devem tomar alguns cuidados para que a adesivação saia como esperado. É sempre muito importante que o veículo esteja limpo. Antes de chegar ao local de adesivação, ele deve ser lavado (apenas com detergente) e desengraxado. Depois, recomenda-se esperar para que o carro seque e esquente. Além disso, procure fazer a instalação em locais fechados onde as temperaturas são mais elevadas.
Veja o que pode acontecer se o vinil for aplicado em locais com temperatura (muito) baixa:
- A película pode não alongar, já que, logo após aquecê-la, ela vai esfriar;
- O tack inicial do adesivo pode ser insuficiente para garantir a adesão da película;
- A umidade pode condensar-se na superfície do veículo, complicando a adesivação;
- A película pode ficar dura e frágil, e não vai aderir. Se isso acontecer, o adesivador vai, naturalmente, forçar a espátula, para promover a adesão do filme, e isso pode causar danos ao vinil;
- Em condições muito úmidas, pode ser difícil manter o substrato seco.
Promover um pós-aquecimento também é fundamental para reduzir a tensão do vinil, manter a sua memória e mantê-lo no lugar correto.
Dicas para a adesivação em climas quentes
Atente-se quando o clima esquentar demais. Com o calor, o vinil fica mais maleável, o que dificulta o seu reposicionamento. Além disso, ele tende a distorcer e criar rugas.
A temperatura da superfície jamais deve exceder os 40ºC. Verifique as informações sobre temperaturas mínima e máxima dadas nos manuais dos produtos (se o veículo de cor escura estiver submetido a um calor de 32ºC, então a sua superfície pode estar acima dos 70ºC — tome cuidado).
Se a aplicação tiver de ser feita em ambiente externo, tente começar o trabalho o mais cedo possível. Faça o que puder para não deixar o carro sob o sol.
Em um clima quente e úmido, ocorre a condensação pela manhã. A aplicação nessa condição também deve ser evitada.
Artigo técnico originalmente publicado pela 3M dos EUA. Tradução e adaptação: InfoSign
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