LaserPro 290LS, máquina para corte de metais, está disponível
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/12/2012
A GCC, fornecedora de equipamentos para a indústria de comunicação visual, anunciou que a LaserPro 290LS 200W já está disponível no mercado internacional. Ideal para o corte de chapas de metal (aço inoxidável, alumínio e cobre), a máquina usa gases como o nitrogênio e o oxigênio para trabalhar os substratos. Também usa um feixe muito fino de laser, que consegue maior precisão no corte.
Segundo a empresa, a GCC LaserPro 290LS, de 200W, é compacta e consome menos energia do que outras máquinas similares, isso porque ela usa uma tecnologia diferente, a de fibra, para criar o feixe de laser. Segundo a empresa, esse sistema também tem maior vida útil do que os equipamentos que empregam tubo de CO2.
Veja tabela produtiva:
Material | Espessura do corte | Gás | Pressão (PSI) |
Aço inoxidável | Acima de 1,5mm | Nitrogênio | 400~480 |
Alumínio | Acima de 0,5mm | Nitrogênio | 200~460 |
Cobre | Acima de 0,5mm | Oxigênio | 200~280 |
Fonte: GCC. Texto: InfoSign
Entrevista: Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson Brasil
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/01/2022
O ano de 2021 foi de trabalho e êxitos para a Epson Brasil. A fabricante recrudesceu o suporte aos seus clientes e fomentou, com múltiplos lançamentos, todos os segmentos do mercado nacional de impressão profissional têxtil e de grandes formatos. Além das novas tecnologias inkjet UV, resina e sublimática, a marca reforçou sua presença na área de CAD, cuja demanda por pôsteres e banners de comunicação interna aumentou expressivamente entre clientes corporativos, de engenheiros e arquitetos.
Para as empresas de estamparia digital, setor em que a marca tem investido com afinco, a Epson apresentou as novas Monna Lisa 8000 (que imprime diretamente sobre o tecido) e SureColor F170 (menor sublimática do mercado, com 21,6cm de largura). A F170 foi recebida com entusiasmo por empreendedores de pequenos negócios e tem prevalecido em um terreno até então ocupado por impressoras adaptadas.
Na seara da comunicação visual, a Epson começou a trabalhar a sua primeira impressora UV, a V7000, que se diferencia por oferecer tecnologia de aplicação de verniz localizado como acabamento. Outra novidade para os signmakers foi a SureColor R5070L, com tinta de resina, indicada sobretudo para a produção de itens de decoração por conta de seus atributos sustentáveis e versáteis.
O portal InfoSign entrevistou Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson Brasil, para falar sobre todas as novidades que a marca explorou em 2021. A executiva também falou sobre as pretensões da empresa para 2022, ano em que a fabricante se empenhará em auxiliar o mercado em sua retomada numa economia pós-pandemia, que exigirá versatilidade e resiliência de fornecedores e clientes.
InfoSign: Em 2021, quais foram os modelos de impressoras de grande formato e sublimação mais procurados pelos clientes da Epson? E por quê?
Evelin: A Epson registrou um crescimento robusto na demanda por equipamentos da linha T, ou CAD, que foram desenvolvidos especialmente para o público de engenheiros e arquitetos, e acabaram chamando a atenção do público corporativo também: de empresas, faculdades e repartições, para trabalharem pôsteres e banners de comunicação interna. Na tecnologia de sublimação, tivemos grande procura pelos produtos industriais F9470 e F10070, nas suas versões CMYK e tintas fluorescentes, destinadas a estamparia digital de alto volume, no segmento de moda. Neste segmento, também houve interesse pelas máquinas com tecnologia DTG (direta sobre o vestuário). Na linha de Comunicação Visual, a grande novidade, com alta procura, foi a impressora UV V7000, com tecnologia de impressão em linha do verniz localizado como acabamento.
Para a Epson e seus clientes, o ano de 2021 foi melhor do que 2020? Por quê?
O ano de 2021 foi melhor porque notamos, paralelamente à retomada gradual das atividades, uma adesão de clientes mais informados e conscientes sobre o desempenho e a produtividade dos equipamentos.
Poderia dar um panorama dos segmentos de sinalização e de tecidos em 2021?
No mercado de tecidos, a Epson lidera o fornecimento de equipamentos no Brasil, com opções de modelos com tecnologia de sublimação, tecnologia DTF (impressão direta sobre tecidos) e tecnologia DTG. Temos uma extensa linha de produtos, para apoiar desde o pequeno empreendedor até as grandes indústrias, para qualquer que seja o tecido a ser estampado, e a estamparia digital no Brasil tem um enorme espaço para expandir.
Como o público no Brasil aderiu às novas tecnologias de sublimação de pequeno formato (SureColor F170) da Epson?
As tecnologias de pequeno formato sugiram a partir de uma demanda do próprio mercado, porque notamos que nossos consumidores estavam adaptando as impressoras EcoTank para trabalharem com sublimação. Quando lançamos a SureColor F170, tínhamos uma demanda reprimida, além de uma leva de novos empreendedores em busca de oportunidades para a retomada. O grande diferencial da F170 está em sua maior durabilidade e qualidade, quando comparado às impressoras adaptadas.
Quantas unidades da sublimática SureColor F170 foram instaladas no país? E qual o perfil dos usuários dessa máquina?
A SureColor F170 foi um sucesso de vendas em diversas regiões do Brasil, porque além da demanda reprimida que ela atendeu, é comum aos empreendedores, diferentemente do que ocorre na indústria, recomendarem e divulgarem insumos e novidades que tornem a produção mais rentável. Os principais usuários da SureColor F170 são iniciantes no ramo da sublimação, que encontraram a oportunidade de adquirir um equipamento produtivo, de alto nível e acessível, com produção sob demanda, para impulsionar pequenos negócios do setor de brindes e decoração, como canecas, chaveiros e almofadas.
Como foi recebida a tecnologia de tinta de resina (SureColor R5070L) pelo público brasileiro? Quais benefícios e diferenciais ela oferece aos seus usuários?
O equipamento tem se apresentado como uma ótima opção no mercado, principalmente nos segmentos de decoração por conta de sua robusta estrutura física e aceitação de mídias. O grande diferencial é a baixa intervenção do usuário na máquina, uma vez que grande parte dos seus componentes físicos utilizados no processo de impressão (exceto tintas e itens de limpeza) não é consumível, como a cabeça de impressão.
Além das novas tecnologias de resina e sublimação, a Epson trouxe para o Brasil, em 2021, uma nova impressora UV, a V7000. Como foi o desempenho dela no país?
O equipamento tem sido um sucesso desde o seu lançamento. Ele permitiu aos clientes que adquiriram a tecnologia a expansão do portfólio de impressão com uma solução que imprime em substratos rígidos, como por exemplo, madeira, vidro e acrílico, e conta com a aplicação do verniz localizado.
Em 2021, a Epson também apostou no segmento têxtil, inclusive lançando impressora a Monna Lisa 8000. Essa indústria tem aderido às tecnologias digitais? Como a Epson vem trabalhando nesse ramo?
A indústria têxtil vem assimilando o digital mais rapidamente do que em qualquer outra área, pois o Brasil tem uma das maiores cadeias têxteis do mundo, aliada a varejo forte no vestuário, estilistas renomados e preocupação com o meio ambiente. A MonnaLisa 8000 é parte do nosso esforço para levar a impressão digital à produção de tecidos em larga escala, industrial. Temos participado dos grandes eventos de impressão digital, como a Fespa Digital Printing, e de ações entre as mais importantes do calendário da moda, como o seminário ‘O Negócio da Moda’. Temos a parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch para a impressão da coleção apresentada na São Paulo Fashion Week, além do reality show de moda sustentável “Design Vision”, que estreou em novembro na TV por assinatura.
O processo de digitalização, intensificado em 2020, se consolidou em 2021? Em que grau e por quê?
A impressão digital avançou muito no Brasil, mas ainda tem um campo enorme para expandir nos mais diversos segmentos, como moda, comunicação visual, rótulos e adesivos. As exigências do mercado por sustentabilidade, customização e produção sob demanda devem acelerar a transição tecnológica para a impressão digital.
Como está o market share da Epson no mercado de inkjet de grande formato no Brasil e no mundo?
A Epson é a maior fabricante de impressoras para grandes formatos, com o maior portfólio de equipamentos, para atender aos segmentos da fotografia, artes visuais, rótulos e etiquetas, sinalização, indústrias têxteis, entre outros. Cada equipamento da Epson é desenvolvido integralmente pela empresa, para que os componentes como o processador, as cabeças de impressão e as tintas, por exemplo, produzam, em conjunto, o melhor resultado possível em termos de desempenho e de qualidade de impressão, com pouca necessidade de manutenção. Como polo mundial de inovação, com destaque para a grande geração de patentes de tecnologias de impressão, a Epson disputa as primeiras colocações de mercado em quase todas as linhas de equipamentos, mas varia muito conforme as necessidades de cada país
Quais as novidades que a Epson está preparando para 2022? Quais lançamentos podemos esperar para este ano?
Para 2022, pretendemos consolidar a Epson como uma grande fornecedora de equipamentos para a indústria e para os negócios, participando da retomada econômica, e enfatizando cada vez mais os diferenciais de nossos equipamentos, como a sustentabilidade nos processos, o custo-benefício dos equipamentos e as novas oportunidades de negócio possibilitadas pela impressão digital.
Como a incorporação de novas cabeças de impressão, como a T3200 e a T1600, vão influenciar no desenvolvimento das próximas soluções da Epson?
Ainda não temos data de lançamento no Brasil, porém em breve traremos mais informações.
Quais as características e oportunidades do mercado no “pós-pandemia”? Quais dicas você dá para quem vai atravessar esse momento crítico?
O mercado pós-pandemia exigirá mais versatilidade e resiliência ao dinamismo das pautas e das necessidades do consumidor, que está mais crítico e exigente do que nunca, acostumado a uma jornada de compra cada vez mais sofisticada e confortável. Por isto, é interessante buscar modelos de negócios mais enxutos e produção sob demanda, com diversidade de aplicações, de forma a evitar desperdícios, estagnação nas vendas e prejuízo.
Dá para acreditar que 2022 será um ano melhor do que 2021 para o setor de impressão de grandes formatos?
Os grandes eventos nos quais estivemos presentes no último trimestre de 2021 deram indícios de um mercado ávido pela retomada econômica, e, sobretudo, mais qualificado e engajado para buscar soluções produtivas, inovadoras e agregadoras de valor.
Conheça as principais tendências de aplicações de grandes formatos
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/06/2022
O mercado mudou e você precisa acompanhá-lo. Veja como ficar na vanguarda das aplicações de grandes formatos
É hora de oferecer produtos mais inovadores, úteis e avançados que ajudem a atender às demandas de seus clientes.
Agrupamos uma seleção das principais tendências de aplicação de impressão digital de sinalização e grandes formatos, para ajudar a expandir suas ofertas de produtos e serviços. Da decoração interior personalizada aos envelopamentos de veículos, listamos maneiras de você inovar no mercado:
Papel de parede impresso digitalmente
Empresas de serviços e comércio estão optando por renovar a estética de seus escritórios e locais de trabalho à medida que voltam ao presencial. Isso significa se inspirar nas tendências de design de interiores de 2021, que incluem texturas naturais como palha e vime.
Com papéis de parede impressos digitalmente, essas empresas podem adotar visuais com texturas em uma gama versátil de mídias. Em situações em que a funcionalidade importa, os provedores de impressão podem oferecer impressões com textura no papel de parede, para uma estética similar obtida de maneira mais prática.
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Além disso, os birôs podem oferecer papéis de parede com propriedades específicas (antivirais e antibacterianas, por exemplo) e revestimentos de desempenho para permitir uma lavagem mais frequente. Isso não é apenas uma recomendação para locais mais delicados e críticos, como hospitais, mas também ajuda setores movimentados, como serviços e eventos, a manterem-se em conformidade às normas de saúde e segurança, num mundo pós-pandemia.
Graças a essas opções de personalização e benefícios ao usuário final, a consultoria de pesquisa de mercado Technavio espera que o mercado de papel de parede impresso digitalmente cresça cerca de 4,81 bilhões de dólares entre 2021 e 2025.
Envelopamento de veículos
Uma pesquisa da Royal Institution of Chartered Surveyors demonstrou que as maiores cidades dos Estados Unidos perderam até 15% de sua população urbana. As pessoas decidiram se mudar para áreas suburbanas ou semirrurais, devido, em parte, ao aumento nas oportunidades de trabalho remoto e menores custos de vida.
Ao mesmo tempo, a pandemia resultou em uma explosão de entregas de compras on-line. O número total de entregas de comércio eletrônico subiu cerca de 25% em 2020, de acordo com um estudo do World Economic Forum. O relatório sugere que a pandemia remodelou a logística de vendas, que teve de se adaptar a essa crescente demanda.
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Para se adaptar a essa nova distribuição populacional, muitas empresas estão aproveitando os envelopamentos de veículos de alta qualidade. Esse segmento global da comunicação visual foi avaliado em 4 bilhões de dólares em 2020 e está previsto para crescer 22% todos os anos até 2028. Seus clientes em potencial estão aproveitando esses outdoors ambulantes para atrair a atenção em áreas suburbanas, ajudando a compensar a perda de movimento em centros urbanos cheios.
As aplicações de envelopamento de veículos podem variar. Embora alguns clientes queiram todo o exterior coberto com imagens, outros preferem abordagens mais minimalistas em seus carros e vans. Como até um quarto dos veículos nos Estados Unidos são pintados de preto, a impressão em substratos mais escuros tem sido uma exigência. Para isso, as tintas brancas oferecem uma base sólida que permite estampar imagens e textos sobre muitas cores e tons. A camada de tinta branca antes da impressão principal atua como uma tela branca. Isso significa que os provedores de impressão podem fornecer produtos em uma ampla gama de materiais coloridos, ajudando a fornecer envelopamentos de veículos melhores e mais versáteis.
Sinalização de orientação
As soluções on-line de trabalho se estabeleceram como alternativas convenientes para usuários e consumidores. Espaços como escritórios, comércio e locais de eventos precisam oferecer uma melhor experiência para encorajar as pessoas a voltarem. E é aí que as impressoras podem ajudar.
Estudos da Sign Research Foundation demonstram que 60% dos negócios melhoraram suas vendas em uma média de 10% após atualizarem sinalizações de orientação.
Quando ouvimos o termo “orientação”, muitos pensam em mapas e setas direcionais. Mas, com a impressão de grandes formatos, há possibilidades muito mais criativas. Murais e obras de arte podem fornecer pontos de referência memoráveis que chamam a atenção do usuário para locais específicos.
A sinalização de orientação pode ser implementada em quase qualquer lugar. De prédios comerciais e shopping centers a locais de eventos e conferências, as impressoras de grandes formatos podem estampar ferramentas que melhoram a experiência de vários públicos em diversos espaços.
As soluções on-line de trabalho se estabeleceram como alternativas convenientes para usuários e consumidores. Espaços como escritórios, comércio e locais de eventos precisam oferecer uma melhor experiência para encorajar as pessoas a voltarem. E é aí que as impressoras podem ajudar.
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Outros exemplos de orientação impressa incluem:
• Sinalização de “Zonas” e mídias em paredes: podem separar áreas em espaços distintos com base na cor e no design.
• Sinalização de piso durável: guia o tráfego para filas e ajuda a direcionar pessoas.
• Impressões com base em ícones: ajudam a transmitir informações visualmente.
• Guias passo a passo: úteis para locais grandes e com prédios separados, como aeroportos e hospitais.
• Fotos de alta resolução: com imagens e marcadores.
• Sinalizações gerais: para designar nomes de salas, prédios ou espaços, tudo utilizando as mesmas formas, cores e fontes.
Códigos QR
Em 2021, 85% dos adultos dos Estados Unidos têm um smartphone, de acordo com a Statista. Estamos mais conectados do que nunca. As impressoras de grandes formatos têm uma oportunidade de oferecer soluções que podem interagir de maneira perfeita com a tecnologia que eles carregam todos os dias.
Códigos QR integrados a produtos impressos pode oferecer uma maneira de os usuários desbloquearem novas experiências digitais. À medida que as aplicações de códigos QR aumentam no mundo, os usuários ficam mais familiarizados com a maneira deles funcionarem. Por exemplo: 86% dos usuários de smartphone digitalizaram um código QR pelo menos uma vez em sua vida e 36,4% digitalizam pelo menos um código por semana.
Dessa forma, empresas de impressões de grandes formatos podem integrar a conectividade digital aos seus impressos. Códigos QR grandes e digitalizáveis já estão sendo utilizados em outdoors e expositores de publicidade, e as empresas de impressão agora têm a chance de trazer esse mesmo nível de conectividade para a sinalização impressa.
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Realidade Aumentada (RA)
O termo “realidade aumentada” faz referência à tecnologia que combina exibições virtuais com a visão do usuário do mundo real. Para as empresas de impressão, a RA pode ser utilizada para sobrepor informações digitais em produtos impressos físicos.
O mercado global de AR e RV (Realidade Virtual) está previsto para crescer 42,9% até 2030, dando uma oportunidade para as empresas de impressão de grandes formatos expandirem seus serviços.
Outdoors RA e outras impressões de grandes formatos oferecem aos usuários a capacidade de interagir com anúncios por meio de telefones. Nas cidades de Nova York e Los Angeles, o aplicativo de mídia social Snapchat fez uma parceria com agências de marketing digital para criar expositores impressos interativos que reproduzem vídeos em seu smartphone quando digitalizados com o aplicativo da câmera.
A publicidade de RA pode estar apenas começando, mas espera-se que o mercado atinja um valor total de 6,7 bilhões de dólares em 2025. À medida que essa forma de marketing conectado se torna mais difundida, os fornecedores de impressão podem ajudar a criar uma sinalização que una os mundos físico e digital. Isso significa a criação de publicidades de grande formato que podem ser reconhecidas facilmente pela câmera de um smartphone para desbloquear recursos interativos.
Originalmente escrito pela HP, este artigo foi editado e publicado pelo Portal InfoSign.
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