Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação (Parte 1)

Por Jimmy Lamb em 21/05/2013

Amplie seus negócios fazendo fotoprodutos decorados com impressão por sublimação

Amplie seus negócios fazendo fotoprodutos decorados com impressão por sublimação

Fato: você precisa reinventar constantemente o seu negócio. Certamente você pode gerar mais receitas ao diversificar os seus serviços, ampliando a sua gama de clientes. Mas custa fazer mudanças. Então, como aumentar o seu negócio sem drenar a sua conta bancária? Uma das sugestões é entrar para o mercado de sublimação, que é um grande exemplo de alto RDI (retorno do investimento), não só porque é um processo de baixo custo, mas também porque abre as portas para um espectro grande de produtos rentáveis, como os fotoprodutos, por exemplo.

      Saiba mais sobre sublimação:

Definição de fotoproduto

Então vamos começar por definir o que é fotoproduto. Com certeza, não são fotos de familiares que se coloca na carteira. Num trabalho típico, temos imagens, textos ou gráficos personalizados, que são impressos digitalmente por meio da sublimação em substratos especiais, como o fotoproduto abaixo, que contém imagens relacionadas a esportes.

Exemplo de fotoproduto feito com impressão por sublimação

Exemplo de fotoproduto, com imagens de esporte

Fotoprodutos: como eles são impressos

Como esses itens são produzidos? Com sublimação. Sem dúvida, a sublimação é um método muito eficaz para a criação de fotoprodutos, porque o processo tem a capacidade de reproduzir imagens fotográficas com muitos detalhes e alta resolução.

Fotoprodutos sublimados podem ter várias formas, tamanhos, formatos e conceitos — o que significa muitas oportunidades. Sem contar que o custo dos substratos, produção e equipamentos é baixo.

Exemplos de prensas térmicas usadas para sublimação

Exemplos de prensas térmicas usadas para sublimação

Para começar na sublimação, você vai precisar de uma impressora desktop, tintas, papel transfer e prensa térmica. E os custos de produção são bem razoáveis ​​também. É claro que o preço que você vai cobrar nos fotoprodutos vai variar de acordo com o tamanho da imagem e das configurações que usou na impressora. Mas, em geral, a sublimação é um método de impressão de baixo custo.

Impressão por sublimação

Se você não está familiarizado com o processo de sublimação, saiba que ele é muito rápido e simples. Você pode criar uma imagem usando o software gráfico como o CorelDraw™ ou Photoshop™. Em seguida, basta imprimi-la no papel transfer, usando uma impressora que seja capaz de processar tintas de sublimação.

Você, então, usa o papel transfer e o coloca sobre o item a ser decorado. Usando uma prensa térmica, você deve aplicar calor de 200ºC, por cerca de um minuto. A combinação de tempo, pressão e temperatura promovem a transformação das sólidas tintas do papel transfer para um gás, o qual, em seguida, impregna nas fibras de polímero do substrato.

A sublimação permite a reprodução de imagem com alta definição

A sublimação permite a reprodução de imagem com alta definição

O resultado final é uma imagem permanente que não vai arranhar, descascar ou rachar (no caso de artigos de vestuário, a sublimação não vai desaparecer quando peça for lavada).

Então, obviamente, a sublimação só funciona com fibras de polímero, o que parece algo limitador. Mas não tenha medo, pois existem centenas de produtos especialmente preparados para esse fim, como painéis de fotos, telhas cerâmicas, garrafas de alumínio, placas metálicas, entre outros materiais. Enfim, há uma série de oportunidades de mercado para produtos sublimados, especialmente fotoprodutos.

Confira a segunda parte desse artigo.
 
Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies.
 
Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.



Universidade japonesa inaugura lounge Roland DG

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/09/2022
No espaço decorado com impressoras a jato de tinta, alunos podem trocar informações e trabalhar habilidades

No espaço decorado com impressoras a jato de tinta, alunos podem trocar informações e trabalhar habilidades

A Universidade de Shizuoka, no Japão, inaugurou no final de agosto o lounge Roland DG no campus de Hamamatsu. O espaço ocupa o piso térreo da faculdade de informática e foi decorado por impressoras a jato de tinta da marca. Chamado oficialmente de “Roland DG Lounge”, o espaço agrupa alunos para que eles possam aprimorar seu aprendizado e criar novas ideias.

A Universidade de Shizuoka fica na cidade de Hamamatsu, onde está sediada a Roland DG, que emprega vários recém-graduados da instituição de ensino.

Após a aquisição dos direitos do nome, adesivos de janela e de mesa foram impressos e instalados pelo salão, para permitir que estudantes de informática descubram mais sobre as tecnologias de impressão.

Kohei Tanabe, presidente da Roland Corporation, declarou: “Prevemos também que o Roland DG Lounge se torne um ambiente de troca de informações e interação”.

Fonte: Roland DG

Tags: Roland DG,


Novo removedor de cola da Imprimax

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/02/2020
Produto retira adesivo deixado por aplicações diversas

Produto retira adesivo deixado por aplicações diversas

A Imprimax, fabricante nacional de películas adesivas, anunciou mais um novo produto em 2020. Dessa vez, é o removedor de cola indicado para todos os profissionais que trabalham com adesivação e envelopamento veicular.

Vendido em embalagem de 500ml, o produto retira o adesivo deixado por aplicações de decalques, vinis, películas plásticas, etiquetas, gorduras, piche, gomas de mascar, entre outros refugos de cola.

De uso fácil e prático, o removedor deve ser estocado em local aberto, fresco, seco e ventilado. Além disso, deve ser mantido em local afastado de fontes de calor.

Fonte: Imprimax