Como evitar um envelopamento com falhas e malfeito
Por Eduardo Yamashita em 09/05/2016
Veículos comerciais envelopados com imagens muitas vezes criam a primeira impressão (positiva, negativa ou indiferente) que o público tem de uma empresa. O envelopamento de alta qualidade, atraente e bem conservado pode transmitir a mensagem de que a empresa e sua marca – por extensão, seus serviços – são sérias e idôneas.
O envelopamento exige um investimento que pode variar de centenas a milhares de reais por veículo, para a concepção e instalação de imagens. Portanto, há pouco espaço para erro. Por exemplo, o logotipo da empresa pode não aparecer corretamente. Se o projeto for ineficaz ou se o filme perde a coloração, podem aparecer rachaduras e falhas prematuras. Se isso acontecer, as imagens instaladas projetarão uma impressão que pode afetar negativamente a empresa.
Saiba que um envelopamento pobre ou com defeito pode dar prejuízos e custar para corrigir, reparar ou substituir, além de aumentar o tempo de inatividade do veículo. Portanto, evite erros levando em consideração os tópicos a seguir:
Projeto ruim
Muitos projetos iniciados por agências podem ficar fora da escala do veículo. Várias vezes, são omitidas partes importantes do veículo, como maçanetas e dobradiças. Portanto, é fundamental projetar imagens em escala correta e criar modelos com todas as funcionalidades incorporadas. Isso evita atrasos e alterações nos projetos.
Lembre-se que um único tamanho de imagem não serve para todos os veículos. Uma imagem que funciona bem para uma van de carga não tem o formado proporcional de um caminhão, e vice-versa. Imagens aplicadas ao painel traseiro de um caminhão não terão a mesma aparência em uma caminhonete. Portanto, certifique-se de que os designers ajustem as imagens de acordo com cada veículo.
Concepção exagerada
Evite colocar muitas imagens e textos no projeto de envelopamento. Muita informação causa ruído e perdas de oportunidades de vendas. A tendência é querer sobrecarregar. Mas lembre-se: há apenas alguns segundos para agarrar a atenção do público e passar a mensagem. Portanto, crie projetos simples e rapidamente compreensíveis. Certifique-se de inserir as informações essenciais, como números de telefone, site e outros contatos claros e legíveis.
Investimento malfeito
Evite usar materiais, sobretudo vinis adesivos, mais baratos e leve em consideração o ambiente ao redor do veículo. E possível assumir custos de fora com materiais mais em conta para executar o envelopamento, mas isso pode ter consequências ruins, como um prejuízo no longo prazo. Além disso, com materiais de qualidade inferior, a instalação pode demorar, o que pode elevar o custo da produção. E também é possível que bolhas e rugas apareçam prematuramente.
A removibilidade do adesivo também deve entrar na composição do custo do ciclo de vida da imagem. Retirar filmes de alta qualidade é mais rápido e fácil, ao passo que películas de baixa qualidade tendem a rasgar em pedaços pequenos, o que exige mais trabalho.
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Tipo de superfície
Há trabalhos que exigem mais cuidado para serem executados. Veículos com contornos profundos ou canais requerem o mais alto nível de engenharia de vinis para garantir que eles não levantem ou rasguem prematuramente. Como alternativa, é possível utilizar o material refletivo, que custa mais, mas oferece marketing e valor de segurança para as frotas que operam durante a noite ou no início da manhã. Afinal, eles ajudam a manter os motoristas mais seguros porque os veículos ficam mais visíveis, e a mensagem continua a ser veiculada durante a noite. Perde-se essa oportunidade com materiais convencionais não refletivos.
Pense em termos de ciclo de vida versus custo dos materiais. Ao avaliar os custos do ciclo de vida, não se esqueça de considerar fatores como durabilidade, longevidade, facilidade de manutenção e propriedades de reflexão e remoção.
Não perca: na segunda parte deste artigo, confira tópicos como tempo para o serviço, falhas na instalação e problemas na manutenção.

Como usar inteligência artificial no design gráfico
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/10/2023
Muitas coisas indicam que a Inteligência Artificial (IA) está se intrometendo rapidamente em quase todos os aspectos das nossas vidas. Mas a IA pode ser usada em design gráfico, principalmente no setor de comunicação visual e impressão digital? Vejamos o que poderia ser um fluxo de trabalho viável.
Diga ao Chatgpt que você é designer gráfico
Para este exercício, usaremos a versão gratuita do ChatGPT. Para encontrá-la, basta pesquisar “ChatGPT” no Google e configurar uma conta gratuita. Eu já fiz isso.
Basta dizer ao ChatGPT algo assim: “Imagine que você é um designer gráfico profissional especializado em sinalização. Vou fazer algumas perguntas para que você me ajude a criar um design”.
O ChatGPT fingirá ser designer gráfico. A seguir, é bom fornecer um pouco de contexto para o seu projeto. Aqui está o que o ChatGPT criou:
Devo dizer que esta é uma boa estratégia para o design. Depois de revisar essas informações do ChatGPT, você deverá ter alguma ideia. Assustador, mas é verdade, né? Já estou “vendo” uma janela com alguns desses elementos. Vamos ver o que podemos fazer seguindo as sugestões do ChatGPT.
Encontre uma paleta de cores
Acabei de digitar “paleta de cores pastéis, marrom, verde” em uma pesquisa no Google e aqui está o que consegui:
Eu gostei da opção da direita, então cliquei com o botão direito para copiar e colei no software Flexi, da SA International (SAi).
Em seguida, vetorizei a imagem no Flexi. Depois, criei uma amostra de cor personalizada, clicando com o botão direito. Escolhi “Novo” e, em seguida, cliquei com o botão direito na nova amostra em branco, escolhendo mesclar o documento. O resultado foi uma nova amostra de cor personalizada.
Encontre um template
Para encontrar um ponto de partida, acessei "www.canva.com". Na caixa de pesquisa digitei “hair salon with pastel colors”. Aqui está um design que gostei:
Então, fechei um arquivo PDF, para abri-lo no Flexi.
Ao importar, permiti que o Flexi importasse as letras como fonte (em vez de curvas), para ter a possibilidade de editar as fontes. Além disso, abri o "DesignEditor" para selecionar e editar vários objetos.
Por fim, fiz algumas alterações no texto e adicionei a imagem de um martini, que também procurei no Google.
O que você achou?
Ok, na verdade, a IA não criou o trabalho, mas foi muito boa em me mostrar um caminho. Tenho certeza de que vocês, designers gráficos reais, podem fazer melhor.
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Konica Minolta anuncia nova impressora inkjet de alta produtividade
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/05/2024
A fabricante Konica Minolta estará na Drupa 2024, maior exposição internacional de impressão, na Alemanha, entre os dias 28 de maio e 7 de junho, para apresentar pela primeira vez o AccurioJet 60000, equipamento inkjet capaz de rodar na velocidade de 6.000 folhas por hora (ou 3.000 folhas por hora em frente e verso).
A impressora inclui dispositivos de gerenciamento de cores, sistemas de inspeção de qualidade de imagem e monitoramento da qualidade das cabeças.
A impressora emprega tinta com tecnologia patenteada Dot Freeze, que reproduz imagens de alta qualidade com gradação, brilho e qualidade de impressão offset.
A tecnologia realiza dois processos (sem usar materiais pré-revestidos): o disparo da tinta de alta velocidade e a cura da tinta quando ela atinge a mídia, fixando o ponto para suprimir a infiltração de cores.
Fonte: Konica Minolta
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