Cast e calandrado: métodos de fabricação do frontal (vinil adesivo)
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2013
O frontal (película de PVC do vinil adesivo) é composto basicamente pelos seguintes elementos:
- Plastificante: torna o filme flexível;
- Pigmento: dá cor ao filme;
- Aditivos: conferem propriedades específicas;
- PVC: polímero de policloreto de vinila.
Além das matérias-primas, o processo de fabricação (cast ou calandrado) influencia na qualidade do vinil adesivo.
Cast (fundição)
Produz filmes de excelência, alta performance, durabilidade e flexibilidade. No processo de fabricação cast, as matérias-primas são adicionadas em ordem determinada, dentro de um recipiente. Além da sequência, elas devem ser misturadas numa velocidade controlada, em períodos demarcados, para formar uma mistura consistente. Essa mistura (líquida), conhecida como organosol, é "derramada" numa base, chamada de carregador, geralmente feito de papel.
Depois, submete-se a mistura a estufas, cuja função é evaporar os solventes da solução. Em seguida, forma-se um filme sólido (de espessura de 2 mil-milésimos de polegada), que é enrolado em bobinas, para receber o revestimento adesivo subsequente.
É o carregador que determina a textura do filme. Como o vinil é colocado nele em um estado "relaxado", o filme acaba por oferecer grande estabilidade dimensional (baixo encolhimento).
Esse processo também permite obter películas muito finas, devido ao controlador (nivelador) de espessura. Uma característica que ajuda na conformação do produto.
Calandrado
Na fabricação do calandrado, são utilizados os seguintes dispositivos em sequência:
- Mixers (misturadores): faz a mistura (chamada de dry blend) dos componentes (pó ou líquido) que formam o laminado. As matérias-primas variam de acordo com o resultado que se deseja obter. Mas, basicamente, os elementos empregados são: PVC, plastificante, estabilizante térmico, pigmentos e aditivos.
- Banbury (misturador que usa pressão e calor): dentro dele ocorre a gelificação. Em outras palavras: a mistura passa para o estado gelatinoso. Esse processo aplica altas temperatura e tensão. Ao fim dele, a massa fica mais uniforme, para a homogeneização do produto final.
- Strainer (filtro/dispensador): sistema de filtragem que retém impurezas e contaminações da mistura.
- Calandra: dispositivo composto por diversos cilindros por entre os quais passa a mistura. Nessa etapa são definidas as características do laminado, como espessura, propriedades mecânica e efeitos (brilhante, fosco ou fibra de carbono). Esses acabamentos e texturas são obtidos por meio da variação de temperatura e cisalhamento, ou por cilindros especiais (como fibra de carbono). No próprio conjunto de cilindros, ocorre também o resfriamento.
- Embobinamento: depois de resfriado e em condições ideais, o material segue para essa etapa final, que dispõe o produto em rolos. Em seguida, eles vão para o armazenamento, em locais abertos, isentos de poeira e contaminantes. É nesse formato (bobinas) que o laminado de PVC é comercializado para os fabricantes do vinil adesivo.
Fonte: Tekra. Artigo redigido por InfoSign e publicado originalmente no dia 14 de janeiro de 2013.
Três motivos para usar sinalização digital interativa
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2019
Não está convencido(a) se a sinalização digital interativa serve para os seus negócios? Aqui vão três razões pelas quais a tecnologia está se tornando cada vez mais obrigatória em ações de divulgação de marcas, produtos e serviços:
Engajamento
O que pode causar mais engajamento? Uma tela com um slogan estático ou uma tela que oferece opções de conteúdos interativos? Certamente é a segunda opção. É bem óbvio que estamos mais propensos a abordar um quiosque interativo do que uma sinalização estática (mesmo veiculada numa tela digital).
Com o marketing interativo, as empresas podem aumentar a notoriedade de suas marcas e a fidelidade do cliente. No varejo, usar anúncios de sinalização digital interativos aumenta a probabilidade de um cliente consumir. De fato, muitos profissionais de marketing descobriram que o conteúdo interativo é mais eficiente na conversão de visitantes. Assim, em vez de exibir uma foto ou um vídeo de produtos, ofereça maneiras pelas quais seus clientes interajam com os produtos.
Atenção
O que chama mais atenção? Uma tela com um slogan estático ou uma tela que oferece opções de conteúdos interativos? Mais uma vez, é a segunda opção! Isso porque a sinalização digital é inerentemente mais memorável do que a sinalização tradicional. A publicidade interativa consegue manter a atenção do consumidor. Por isso, ele vai se lembrar do conteúdo veiculado por mais tempo.
Hoje, em média, uma pessoa é bombardeada com o equivalente a 174 jornais de dados todos os dias. Isso é muita informação distrativa. Na realidade, a pessoa média retém apenas cerca de 10% dessas informações em apenas três dias depois de absorvê-las. A sinalização digital interativa aumenta a probabilidade de que seu conteúdo esteja entre os 174 jornais de informações que absorvemos diariamente.
Impacto
Atualmente, os consumidores estão procurando interações significativas em um mar de constantes distrações. É aí que entra a sinalização digital interativa.
O conteúdo interativo facilita a coleta de métricas impactantes (quantas pessoas estão interagindo, com o que estão interagindo, por quanto tempo e para onde estão indo), que ajudam os profissionais de marketing a tomar decisões com base em dados.
É importante considerar cuidadosamente o conteúdo que funciona melhor, tanto para a estratégia digital e quanto para os clientes. Se a sinalização digital interativa soa como uma boa opção para ambos, então ela pode ser algo realmente impactante!
Fonte: DigitalSignageToday
Impressoras DTG da Ricoh podem rodar com RIP mais potente
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
A Ricoh, fabricante de impressoras digitais, anunciou que seus equipamentos DTG da marca Anajet passarão a rodar com um novo RIP, o Kothari Print Pro. O software está sendo disponibilizado pela loja on-line da AnaJet para clientes dos Estados Unidos.
Embora todas as impressoras DTG da Ricoh, como a Ri 3000 e a Ri 6000, venham com uma licença gratuita do AnaRIP, os clientes podem optar pelo Kothari Print Pro, que é uma opção premium, com recursos mais avançados.
De acordo com a empresa, o Kothari Print Pro otimiza o uso das tintas ao estampar vestuários pretos, pois emprega um processo patenteado que leva em consideração a cor das peças no processamento das imagens. Ainda segundo a Ricoh, em um teste de impressão executado no modo “White Highlight", o Kothari Print Pro mostrou a redução de custos de tintas em mais de 44% (em comparação ao desempenho do AnaRIP).
O aplicativo também oferece opções para editar diretamente a imagem e oferece mais perfis de impressão, para uma faixa mais ampla de cores e tipos de vestuários.
A Ricoh garante que o Kothari Print Pro fornece detalhes finos e gradações mais sutis de cores, o que produz impressões mais ricas, brilhantes e precisas.
Fonte: Ricoh Anajet
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Nanjing Oracle Digital inova na fabricação de papéis para sublimação
-
Brother lança sistema com aplicador e curador de adesivo DTF
-
Continental Grafix apresenta novo filme perfurado cast
-
Mactac lança vinil adesivo Rebel Cold Temp
-
Imprimax lança versão Granilite de vinil Piso Max Decorativo
-
STAHLS lança vinil heat transfer
-
Mactac lança vinil com liner especial
-
Imprimax lança película adesiva Gold Super Blackout
-
Avery apresenta três novas opções de vinis para envelopamento
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual