Bordeaux apresenta novas tintas látex na Fespa de Londres
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/03/2013
A Bordeaux Print Ink irá apresentar a versão mais recente de suas tintas látex na Fespa londrina. Projetadas para serem usadas em impressoras de grande formato, as tintas foram mostradas pela primeira vez na Drupa 2012, porém passaram por modificações e aperfeiçoamentos.
As tintas látex da Bordeaux são compatíveis com algumas impressoras Mimaki, Mutoh e Roland, desde que elas empreguem cabeças Epson DX e aquecedores (instalados nas máquinas para que possam secar as tintas látex).
"Desde a Drupa, promovemos melhorias significativas, tanto em desempenho e aplicações quanto na formulação dos insumos", comentou Galit Beck, gerente de marketing da Bordeaux.
Para apresentar os produtos, a Bordeaux fará demonstrações no estande que montará na Fespa. As tintas serão comercializadas em embalagens de um litro.
Fonte: Print Week. Texto: InfoSign
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
Por Eduardo Yamashita em 10/12/2015
Engana-se quem acha que envelopamentos e adesivações profissionais requerem apenas espátulas e estiletes. Há vários outros acessórios e insumos para limpeza e aplicação correta dos vinis adesivos. Escovas de rebites e desengraxantes são exemplos de materiais que não podem faltar no trabalho de um adesivador que se preze.
Alguns aplicadores, inclusive, usam ferramentas específicas e personalizadas, como cinturão para carregar utensílios, espátulas confeccionadas com chapas plásticas, proteção para espátulas de couro camurça, entre outras.
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo) Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
Profissionais também armazenam devidamente as suas ferramentas em armários, além de transportá-las em bolsas e organizá-las durante o trabalho. Sem contar a limpeza: ela requer sacos de lixo (para os descartes). Outra dica: usar uniformes, pois eles passam uma imagem de organização aos clientes, além de divulgar a empresa.
Portanto, dê atenção às ferramentas e insumos. Eles fazem a diferença. Veja alguns deles, bem como suas finalidades (dispostos em ordem alfabética):
Borrifador: em aplicações úmidas, usa-se água e detergente neutro (misturados) para molhar tanto a superfície (a ser adesivada) quanto o adesivo do vinil.
Caneta, bloco de anotações, prancheta, calculadora: para manter registros das atividades de instalação.
Desengraxante: na limpeza, cada tipo de superfície exige o uso de um desengraxante específico.
Equipamentos de segurança: luvas, óculos, capacete e sapatos de segurança devem ser usados para garantir a proteção do profissional durante a aplicação.
Escada e andaime: quando a imagem é grande ou em instalações em locais altos, são necessários suportes para o aplicador alcançar essas áreas.
Escova para rebites: os rebites de chapas metálicas requerem o uso de escovas com cerdas para proporcionar uma adesivação mais rápida.
Espátula: de plástico ou fibra calandrada (feltro), faz com que o adesivo (cola) do vinil toque toda a superfície. Observação: na aplicação, exerça a pressão correta para que haja a retirada do ar entre o adesivo e a superfície. A velocidade da aplicação também influencia a qualidade do trabalho, pois pode deixar muitos espaços com ar.
Espátula de metal: alguns tipos de resíduos e impurezas são apenas removidos com a ajuda de uma espátula de metal.
Estiletes: pequenos, médios, grandes, de plástico ou metal, eles são usados para cortar e separar imagens. Utilize um estilete que se adapte à sua empunhadura ou que tenha um peso menor.
Fita crepe: fixa e protege as bordas das imagens.
Furador (com agulhas) de bolhas: para perfurar o vinil e remover as bolhas de ar. Recomenda-se ter um recipiente para guardar as agulhas (novas e usadas).
Lâminas de aço para estiletes: muito importantes para o corte e refile das imagens. Devem estar afiadas. Caso contrário, o aplicador vai colocar força no estilete, podendo riscar a superfície. Recomenda-se ter um recipiente para armazenar as lâminas utilizadas, que devem ser descartadas em lixos seletivos.
Pano: para secar e limpar as superfícies. Recomenda-se o pano de algodão.
Proteção de espátula plástica: com o uso, a espátula fica desgastada, o que provoca riscos na imagem. Panos de algodão e feltro protegem a espátula para evitar danos ao vinil. Para remover as imperfeições dela, pode-se lixá-la (com lixas de papel).
Removedor de adesivos: na limpeza da superfície, antes da aplicação, em alguns casos, o removedor de resíduos de cola é necessário.
Soprador térmico: fundamental para diminuir a memória elástica (esticamento) do vinil e acelerar a cura do adesivo.
Tesoura: pode substituir o estilete. Por questão de segurança, prefira aquelas que não têm pontas agudas.
Trena métrica ou régua metálica: para posicionar a imagem. Para refiles ou cortes retos, utiliza-se a régua de meta.
Texto editado e publicado pelo InfoSign no dia 10 de dezembro.
Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.
Durst expande série de impressoras P5
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/10/2024
A fabricante Durst anunciou o lançamento da P5X, impressora UV plana indicada para estampar itens de comunicação visual, decoração em grande escala e embalagens especiais.
A P5X possui design ergonômico com menos bordas externas, para possibilitar as placas sejam carregadas e descarregadas confortavelmente em uma posição vertical. A impressora também inclui indicadores LED que mostram o posicionamento correto das mídias e identificam quais fileiras de vácuo devem ser ativadas.
Entre os recursos de destaque do novo equipamento estão:
Movimentação precisa
Motores lineares magnéticos nos eixos X e Y garantem movimento preciso no espaço de trabalho. O sistema permite um posicionamento mais rápido e simples, mesmo em altas velocidades.
Mesa de vácuo
A impressora é equipada com mesa de vácuo com 12 zonas selecionáveis. As quatro zonas maiores podem ser ajustadas por controles deslizantes individuais. Além disso, o vácuo pode ser revertido para remoção rápida dos materiais.
Configuração de cores versátil
A P5X oferece 10 canais de cores que podem combinar as seguintes opções: CMYK, Branca, Fluo, Laranja, Violeta, Light Cyan, Light Magenta, Light Black, Verniz e Primer. A ideia é proporcionar personalização para atender a uma variedade de projetos, aplicações e tipos de mídia.
Usabilidade otimizada
A P5X oferece várias configurações de trabalho. Entre elas, a Impressão Dupla (dupla face, sem tempos de espera), a Impressão Reversa (aplicação da branca, em uma passada, sob a impressão colorida) e a Multitrack (impressão simultânea em até 12 canais, 6 por lado, com diferentes imagens ou tamanhos de placa).
Barra de status visual
A barra de status fornece informações importantes sobre o sistema de impressão. Ela mostra o tempo restante de impressão, o status da tinta e outros dados para que o operador monitore todas as situações.
Fonte: Durst
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Podcast: Impressão Látex
-
Podcast: Tintas Digitais
-
EasyCut apresenta nova versão do Easy Cut Studio para plotters
-
Mimaki apresenta novas impressoras têxteis Tx330-1800 e Tx330-1800B
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual