Agfa anuncia nova impressora digital para sublimação
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2017
A fabricante Agfa lançou a Avinci DX3200, impressora sublimática de grande formato indicada para estampar tecidos à base de poliéster para aplicações de comunicação visual, como banners, pontos de venda, propagandas em exteriores, displays e bandeiras em feiras comerciais, entre outras peças.
Com 3,2m de largura, a impressora é capaz de estampar imagens na resolução de até 1440 x 540 dpi, com seis cores (CMYKLcLm) e volume de gota de 14 picolitros, em diversos modos de produção, com velocidade de até 173m2/h.
Segundo a empresa, a impressora possui sistema de transporte de mídias especializado em tecidos, além de ser compatível com a maioria das soluções de calandragem do mercado.
A empresa ainda ressalta que a Avinci DX3200 possui algoritmos inteligentes (que reduzem o consumo de tinta) e roda com o Asanti (software de automação, gerenciamento de cores e preflighting).
A máquina também faz integração com o Storefront, solução web-to-print para gerenciamento automatizado de lojas virtuais.
Reinhilde Alaert, gerente de produtos da Agfa Graphics, declarou: “Os substratos têxteis oferecem diversas vantagens: são leves, resistentes a vincos e dobras e podem ser facilmente reutilizados. A Avinci DX3200 funciona perfeitamente neste caso”.
A impressora será exibida na ISA 2017, feira que ocorre entre os dias 20 e 22 de abril, em Las Vegas, EUA. Também estará na Fespa 2017, que vai de 8 a 12 de maio, em Hamburgo, Alemanha.
Fonte: Agfa Brasil
VinilSul apoia Projeto Sublima Social
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/10/2024
Projeto, realizado pela Fundação Neemias de Paulínia (SP), atende infratores de menor potencial, ensinando a prática do negócio de sublimação
A fornecedora VinilSul expandiu suas ações de responsabilidade socioeducacional por meio do apoio ao Projeto Sublima Social, realizado pela Fundação Neemias, de Paulínia (SP).
O projeto, que está em seu segundo ano, atende diretamente infratores de menor potencial e que estão em liberdade, ou familiares de presos que cumprem pena, como forma de capacitação para oportunidades de emprego e empreendedorismo, oferecendo o ensino de diversas atividades ligadas ao mercado de sublimação.
O conteúdo programático inclui quatro módulos: composição artística (com teorias sobre importância das cores, fontes, enquadramento e formatos), teorias sobre equipamentos (aspectos técnicos, tipos de materiais usados, tipos de prensas etc.), noções de administração (incluindo gestão financeira e precificação) e divulgação (com noções básicas de marketing, uso das mídias sociais, entre outros temas).
Como apoiadora, a VinilSul auxiliou na aquisição, pelo projeto, de um equipamento de impressão digital sublimática Epson SureColor F570 e doou uma impressora SureColor F170.
“Além disso, a VinilSul, assim como alguns dos parceiros, também abre a possibilidade para os alunos conseguirem descontos para início do negócio”, disse Leonardo Leite, professor da Fundação Neemias.
Em um momento especial, o grupo de estudantes visitou o stand da VinilSul na FuturePrint deste ano (16 a 19 de julho, no Distrito Anhembi, em São Paulo), onde foram recebidos pela diretora comercial da empresa, Débora Hübner, e puderam conferir os equipamentos em funcionamento e conhecer mais sobre as aplicações de sublimação e estamparia digital
“Na VinilSul, sempre enxergamos que nossa responsabilidade como empresa vai muito além dos negócios e dos equipamentos. Cada um de nós deve fazer sua parte, e, como empresa, a VinilSul orgulha-se de apoiar esse projeto tão importante, que visa auxiliar e recolocar no mercado homens e mulheres que cometeram pequenos delitos, ou familiares de pessoas que estão em detenção, fornecendo as ferramentas para que aprendam uma nova profissão ou, ainda, iniciem um pequeno negócio”, destacou Débora.
Fonte: Vinilsul
Como tornar a produção de impressão têxtil digital mais sustentável
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/04/2024
A sustentabilidade e a circularidade são imperativas na indústria têxtil, mas alcançá-las requer compromisso de todas as partes que compõem a cadeia produtiva — o que leva tempo. Além disso, a reciclagem de tecidos é um processo complexo que provavelmente levará tempo para ser completamente implementado.
Para que toda a cadeia produtiva adote as melhores práticas sustentáveis, algumas medidas imediatas podem ser tomadas. Uma delas é migrar para o processo de impressão digital sublimática: uma grande oportunidade no segmento de vestuário esportivo e da moda, mas também na sinalização e publicidade.
Como a impressão sublimática pode contribuir, a curto prazo, para os objetivos de longo prazo de sustentabilidade na indústria têxtil?
A impressão sublimática oferece a oportunidade de reciclagem, redução de desperdício de consumo de água e energia e diminuição do uso de poliéster virgem.
Na sublimação, pode-se utilizar o poliéster R, em vez do material virgem. Apesar de o poliéster R não ser o tecido mais sustentável, pois é baseado em petróleo bruto, esse substrato é uma escolha melhor do que o poliéster virgem. Essa escolha contribuirá para a redução dos gases de efeito estufa. A redução potencial de GEE da mudança para poliéster reciclado quimicamente é de 9,7 milhões de toneladas de CO2
No processo sublimático, pode-se utilizar papel reciclado. O papel é um exemplo perfeito da viabilidade da economia circular. As fábricas de papel mais avançadas atuam em toda a sua cadeia produtiva a partir de fontes oriundas de florestas certificadas e de fontes recicladas. Também reaproveitam a água implicada na produção (o reaproveitamento da água pode chegar a 98%).
A sublimação também reduz significativamente o consumo de energia e água, pois é um processo que não requer vaporização e lavagem, por exemplo.
Tudo isto resulta numa redução drástica do consumo de gás (40%) e do consumo de eletricidade (20%), de acordo com os valores recolhidos por estamparias com sede na Itália.
A sublimação têxtil, em comparando com a impressão têxtil dispersa, pode reduzir etapas de impressão (em 40%), consumo de gás (49,46%), consumo de eletricidade (21,41%) e consumo de água (99,02%).

Por que escolher a impressão sublimática?
Como apontamos, a impressão em PET não é a escolha mais sustentável. As fibras naturais, como o algodão, são mais sustentáveis, sendo renováveis e biodegradáveis. Mas é fato que o poliéster é o mais utilizado na indústria da moda e têxtil, e não há hoje nenhuma outra fibra no mercado que possa absorver essa demanda, segundo a Textile Exchange.
Essa transição levará tempo, e o que a indústria de impressão têxtil pode fazer em pouco tempo é levar em consideração a sublimação; um processo sem água, curto e inteligente. Trata-se de uma solução pronta para uso que pode contribuir para a redução de gases de efeito estufa ao limitar a produção de PET virgem: considere que cada quilograma de poliéster reciclado mecanicamente representa uma redução nas emissões de GEE em mais de 70% em comparação com o poliéster virgem.
Encontramo-nos em meio a um momento desafiante, em que as necessidades ambientais são cada vez mais prementes. Embora toda uma cadeia de produção leve tempo para adaptar os seus processos e torná-los ecologicamente responsáveis, existem soluções, como a sublimação, que já estão disponíveis e oferecem uma resposta às necessidades de melhoraria de processos e sustentabilidade.
Fonte: Artigo produzido pelo JK Group
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Case: Signwaves impulsiona sua produção com impressoras Nyala, da SwissQprint
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual