A importância das cores na indústria de impressão
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/06/2024
A cor não é apenas uma questão estética para as marcas. É uma assinatura. Valentino é conhecido por sua cor vermelha, Hermes por seu laranja e Prada por seu verde. A cor evoca o sentimento da marca e representa sua identidade. Por isso, a precisão e a repetibilidade das cores são cruciais para manter a identidade, a reputação e o sucesso das marcas. É por isso que todo o gerenciamento de cores é fundamental na indústria de impressão.
Quais os maiores desafios na reprodução de cores de marca?
As marcas investem muitos recursos para definir as suas cores, criando paletas para seus produtos e para seu público-alvo. Assim, elas precisam receber amostras que correspondam exatamente às cores de suas paletas.
O desafio da marca é comunicar com precisão as referências de cores aos prestadores de serviços de impressão, cuja obrigação é reproduzir as cores de acordo com as paletas dos clientes, transferindo-as para amostras e para a produção. O controle completo do processo de impressão torna-se o ponto central para essa indústria.
O controle da impressão
Muitos fornecedores de tecnologia de impressão têm desenvolvido soluções completas de hardware e software que ofereçam consistência e repetibilidade de cores na impressão. Atualmente, aplicativos de calibração e gerenciamento empregam parâmetros matemáticos para descrever as cores e avaliar as possíveis variações tonais, auxiliando na comunicação correta da referência de cores.

O ponto é dominar a repetibilidade de um número maior de cores exatas e correspondências mais próximas, melhorando a gama de opções. Assim, as marcas obtêm redução de custos, melhor brilho, gama extendida e maior precisão nas receitas de cores.
A correspondência de cores replica cores alvo, como Pantone, duplicando a exatidão, além de clonar a tabela de cores existente, para manter os mesmos resultados de impressão. Além disso, alinha todos os dispositivos da produção, para obter as cores correspondentes independentemente das configurações e condições de impressão.
O sistema de tinta consome a quantidade de tinta necessária para as impressões, sem comprometer a qualidade das cores ou o desempenho da produção, reduzindo o desperdício e o consumo de tinta.
Há softwares que ajustam as cores com precisão considerando as impressoras, o conjunto de tintas e as mídias utilizadas. Eles garantem que a impressão final corresponda ao design e às preferências de cores do cliente.
O que isso significa?
O gerenciamento de cores faz parte da solução. Para que ele funcione, conte sempre com parceiros e fornecedores com profundo know-how em tudo o que é necessário para um sistema de impressão coeso. Isto é, impressora, conjunto de tintas e software desenvolvido para alinhar os objetivos das marcas aos resultados da gráfica, otimizando custos, com um processo fácil e rápido, baseado em critérios matemáticos para obter resultados para as marcas e os clientes.
Fonte: JK Group
Colacril lança lona para impressão digital e comunicação visual
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/10/2013
A Colacril, fabricante de mídias, introduz a lona Colacril Sign, indicada para frontlits e banners. De acordo com a empresa, o substrato possui alto nível de planicidade, melhorando os processos de impressão digital e instalação.
A nova lona está disponível em acabamento branco fosco ou brilhante, em gramaturas de 280 a 440g/m² e em larguras de 1,52 a 3,20m.
Ainda segundo a fabricante, a mídia oferece durabilidade (em instalações outdoor) e resistência a raios UV, chuva, fungos, congelamentos, rasgamentos e desfilamento. Além disso, a Colacril Sign é compatível com grande parte das impressoras a jato de tinta disponíveis atualmente.
Fonte: Colacril
Durst amplia portfólio de soluções têxteis
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/08/2016
A Durst, fabricante de impressoras, e a Technijet, fornecedora de sistemas de lavagem de tecidos, firmaram uma parceria para desenvolver a Swiftjet, solução de pré-tratamento de substratos têxteis. Trata-se de uma unidade conectada à impressora que realiza pulverização, secagem e os outros procedimentos para tratar os fios dos tecidos. A solução é adaptada para os equipamentos da série Durst Alpha e pode processar larguras de impressão de até 330cm. A Durst também oferecerá o sistema como solução independente para terceiros.
Christoph Gamper, CEO da Durst, declarou: “Em todos os segmentos nos quais atuamos, nosso maior objetivo é substituir as tecnologias ‘antigas’ por novos sistemas. Não é apenas fazer a mudança do analógico para o digital. Trata-se de uma redefinição dos processos de produção. Nesta redefinição, eficiência econômica e critérios ambientais não são exclusivos, mas complementares. Com as nossas impressoras e a Swiftjet, pode-se reduzir significativamente a pegada ecológica, em particular na estamparia têxtil”.
Desde 2015, a Durst tem investido recursos para otimizar a eficiência produtiva e ambiental de seus equipamentos da linha Alpha. A empresa também lançou o Alpha P, sistema de tintas pigmentadas que pode imprimir em algodão e poliéster e não exige aglutinantes e processos adicionais, o que reduz o consumo de água e energia na produção.
Fonte: Durst
-
Podcast: Impressão UV
-
Kyocera lança mais uma cabeça compatível com tinta UV
-
Xaar aprimora cabeça para impressão em papelão ondulado
-
Podcast: Impressão Látex
-
Caldera lança nova solução RIP para impressão DTF e DTG
-
Vastex lança dois secadores para impressão DTF
-
PrintHow 2025: Evento global da Canon chega ao Brasil
-
Summa lança solução de impressão DTF
-
Color-Logic e ATP Color anunciam parceria para impressão têxtil neon
-
Impressão Digital: como a IA, a sustentabilidade e a inovação estão transformando o setor
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual