Xaar e Marabu desenvolvem solução inkjet para impressão em frascos de vidro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/02/2024
Tecnologia Ultra High Viscosity da Xaar permitiu desenvolvimentos de tintas revolucionárias da Marabu

Tecnologia Ultra High Viscosity da Xaar permitiu desenvolvimentos de tintas revolucionárias da Marabu

As fabricantes Xaar (de cabeças) e Marabu (de tintas) desenvolveram uma solução de impressão inkjet que estampa diretamente frascos e garrafas de vidro.

A solução agrega a tecnologia Ultra High Viscosity da Xaar e as tintas de alta viscosidade da Marabu.

Outra empresa envolvida no desenvolvimento da solução foi a Kammann, que fabrica impressoras para aplicações decorativas.

A combinação das tecnologias das três empresas resultou em uma solução capaz de reproduzir imagens e efeitos em relevo em garrafas e frascos de vidro, em uma altura de construção de até 3mm, sem comprometer os detalhes intrincados dos relevos e das bordas.

Karl Forbes, diretor de P&D do Grupo Xaar, declarou: “Ao melhorar a qualidade de impressão em velocidades mais altas, com menos necessidade de tinta e energia, a capacidade de jatear uma ampla gama de fluidos de alta viscosidade está impulsionando mudanças em muitos níveis e setores”.

Fonte: Xaar



Feira Serigrafia Sign 2013: Simpósio de Impressão em Grandes Formatos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/05/2013

Feira Serigrafia Sign 2013: Simpósio de Impressão em Grandes Formatos

Os visitantes da feira Serigrafia Sign 2013, que ocorre entre os dias 10 e 13 de julho, vão poder se atualizar e treinar no congresso especialmente montado para a ocasião. Trata-se do Simpósio de Impressão em Grandes Formatos, organizado pela ABTG e repleto de palestras ministradas por técnicos e consultores do mercado de impressão digital, comunicação visual e serigrafia.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente por meio desse link.

O investimento é de apenas 50 reais por palestra. Veja a programação abaixo. Para mais informações, ligue para (11) 2797-6700 ou envie um e-mail para digitec@abtg.org.br.

10/07/2013 (quarta-feira)

Horário Atividade Palestrante
Credenciamento (no mínimo, 15 minutos antes da palestra escolhida) No guichê de cadastramento da feira
14h30 às 15h30 Boas Práticas de Impressão em Grandes Formatos – Lançamento da Cartilha Íbis Itiberê
15h45 às 16h45 Formação de custo para impressão digital Flavio Botana
17h00 às 18h00 Como alavancar as vendas na Impressão Digital: E-commerce x Web-to-Print Martílio Bueno (Print one)

11/07/2013 (quinta-feira)

Horário Atividade Palestrante
Credenciamento (no mínimo, 15 minutos antes da palestra escolhida) No guichê de cadastramento da feira
14h30 às 15h30 Diretrizes para o investimento em impressora digital  de grandes formatos Luiz Emanuelli (InfoSign)
15h45 às 16h45 Gerenciamento de Cores para impressão digital por sublimação Marcelo Escobar
17h00 às 18h00 Como melhorar a aplicação do envelopamento de veículos Eduardo Yamashita
 18h15 às 19h15 Como vender de maneira mais eficiente o envelopamento de veículos

12/07/2013 (sexta-feira)

Horário Atividade Palestrante
Credenciamento (no mínimo, 15 minutos antes da palestra escolhida) No guichê de cadastramento da feira
14h30 às 15h30 Special Print: Novas oportunidades da impressão digital (decoração, têxtil, arquitetura, moda, imobiliário) Bruno Mortara
15h45 às 16h45 Oportunidades e Tendências na Serigrafia Aloisio Quirino (Gênesis)
17h00 às 18h00 Evolução da Sublimação Digital e as tendências do mercado Renato Gonçalves

 



Adesivação de vidro: a seco ou molhada?

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/07/2021
Confira dicas e técnicas de aplicação de vinis em vidros

Confira dicas e técnicas de aplicação de vinis em vidros

Qual é a melhor forma de aplicar o vinil adesivo em vidros? A seco ou molhada? Este artigo, preparado por Fernando Bifulco, instalador técnico da Imprimax, ensina as técnicas e os procedimentos corretos para executar uma adesivação perfeita em janelas e vidraças.

Antes de começar a instalação, separe e verifique a integriadade e a qualidade de ferramentas como o rodinho e as espátulas (dura, mole e de acabamento). Para a aplicação úmida, é necessário preparar a solução aquosa (na proporção de um litro de água para uma gota de sabão neutro).

A primeira etapa comum aos dois tipos de aplicação é a limpeza da superfície onde será colada a imagem. Para remover totalmente a sujidade do vidro, recomenda-se o uso de um aparelho com lâmina ("ratinho") para a retirada de partículas maiores. Depois, passe álcool isopropílico, que evapora mais rápido, para desengordurar a área toda. Use pano de microfibra pois ele não solta resquícios.

Outro procedimento fundamental é escolher o vinil adequado para a aplicação. Recomenda-se o Frosted, da linha Jateados da Imprimax, que é compatível com todas as impressoras de grandes formatos, além de ter as qualidades necessárias para uma aplicação a seco ou úmida.

Aplicação a seco

Comece a aplicação destacando, pela parte superior da folha, o frontal do liner. Descole aproximadamente 20cm do vinil, sempre tomando cuidado para não vincá-lo. Alinhe o material e dobre o liner (do meio para as pontas).

Encaixe a parte superior da folha à parte superior do vidro. Caso a vidraça tenha suportes, utilize-os para prender o material e, em seguida, confira se a imagem está corretamente posicionada. Em caso positivo, comece a espatulação: faça movimentos de dentro para as pontas e utilize apenas a metade da espátula, em ângulo de 45º. Essa técnica evita bolhas de ar e ajudar a manter o vinil em seu local correto.

Comece a espatular pela parte superior da imagem, e vá descendo até a ponta inferior da película. Não retire o liner de uma vez, destaque-o aos poucos e em concomitância com a adesivação. Enrole a sobra do papel para que ela não atrapalhe na instalação.

Cole o material por inteiro e, sem seguida, comece o acabamento. A primeira etapa é moldar o vinil aos suportes e acessórios que compõem a vidraça. Para isso, apoie e deslize com cuidado a lâmina (nova e sem nenhum desgaste) sobre a superfície da peça. Esse procedimento cria pequenos cortes por onde o ar deverá ser retirado por uma nova espatulação, que também servirá para adaptar totalmente a película às irregularidades.

Em seguida, cuide dos refiles das laterais. Para o acabamento de áreas chanfradas, apoie a lâmina em ângulo e, sem fazer pressão, deslize (de cima para baixo) o estilete para cortar o excesso de material. Como resultado, haverá um casamento perfeito entre as extremidades do vinil e do chanfro.

Para o acabamento da parte inferior da película, use a espátula dura de cantos redondos para demarcar a parte do vinil que será removida. Corte e retire a película, tomando cuidado para puxar corretamente a mídia. Em seguida, use a espátula com cantos retos para dar o retoque final.

Embora exija mais controle e conhecimento do instalador, a aplicação a seco demanda menos tempo para o trabalho. Por isso, é indicada para quem precisa executar serviços mais rápidos.

Aplicação molhada

Molhe o vidro com a solução de água e sabão. Na sequência, posicione o vinil sobre a superfície. Atente-se para que a imagem esteja voltada para a vidraça. Estabilize o material, retire o liner e umedeça completamente o adesivo da película. Depois, vire o material e posicione-o corretamente. A seguir, comece a espatulação pela parte superior, retirando a água pelas laterais. Vá descendo, até que a mídia esteja totalmente aderida. É imprescindível a remoção plena de líquidos, para garantir a qualidade da aderência da cola ao vidro. Para tanto, recomenda-se utilizar um rodo para puxar e remover quaisquer resquícios sob a vinil.

Para aderir o filme nas laterais, aplique o calor do soprador térmico (na velocidade 1) e pressione o vinil com a espátula. Se mesmo assim o material não colar, é porque há excesso de água. Por isso, é imprescindível aguardar a secagem total do material. Os demais procedimentos de acabamento são os mesmos empregados na ténica a seco.

A aplicação molhada não exige muito esforço do instalador. Portanto, é mais fácil de ser executada. Porém, demandará mais tempo para o acabamento da peça. Isso porque a instalação só ficará pronta após a secagem total da água. Essa técnica também é indicada para quando a película receber impressão digital ou for submetida ao calor do transporte, que tornam o vinil mais maleável.

Agora que você aprendeu as técnicas, assista ao vídeo para saber como colocá-las em prática: