Xaar anuncia tecnologias inkjet para impressão de rótulos e papéis-cartão
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2017
A desenvolvedora Xaar anunciou a High Laydown (HL), tecnologia de impressão de verniz UV, para a criação de efeitos texturizados em rótulos, papéis-cartão e outras embalagens. Também chamados de táteis ou dimensionais, os efeitos destinam-se a melhorar e destacar o produto impresso.
Desenvolvida para ser incorporada às cabeças Xaar 1003 e Xaar 2001+, a HL aplica uma camada de verniz de 80 micra (na velocidade de 25m/min) ou de 50 micra (a 50m/min), em uma única passada. Ela também pode criar efeitos de informação táctil, como os triângulos de aviso exigidos em produtos perigosos, sem a necessidade de um processo adicional de produção. Segundo a Xaar, a HL é uma alternativa às tecnologias serigráficas usadas para imprimir tiragens pequenas e médias de rótulos texturizados. O uso da impressão digital evita a necessidade de matrizes, que podem ser demoradas e dispendiosas.
A textura confere um efeito que transforma rótulos e cartonados em embalagens de maior valor. A consultoria internacional InfoTrends realizou um estudo (CMYK: The Use of Special Effects in Digital Printing) que revela que os compradores de impressões estão dispostos a pagar até 89% a mais por efeitos texturizados, em comparação com um trabalho que emprega apenas CMYK.
Além disso, a empresa anunciou a extensão da linha de cabeças Xaar 2001+, que pasou a incluir uma tecnologia para aplicações UV em etiquetas e cartões. Uma impressora UV com cabeças Xaar 2001+ pode trabalhar na resolução de 720dpi e velocidade de até 60m/min, e dispara gotas com volumes variáveis, de 6, 12 e 18 picolitros.
Fonte: Xaar
Gandy Digital abre fábrica de impressoras na Europa
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/12/2015
A Gandy Digital, fabricante canadense de equipamentos de impressão de grande formato, inaugurou uma planta fabril na cidade de Zaventem, na Bélgica. Com mais de 2 mil metros quadrados, o local possui escritórios e showroom, além de linhas de montagem e espaço para armazenamento.
Na área de demonstrações, os clientes podem fazer treinamentos e testes, que ajudam a fabricante a desenvolver impressoras e configurações específicas para as necessidades dos birôs da região.
De acordo com a empresa, entre as impressoras que já estão em exibição na nova planta da Gandy Digital está a Gladi8tor, com tecnologia UV e sistema plano de alimentação de substratos. A máquina também emprega configuração em linha de cabeças de impressão e pode produzir na velocidade de 240m²/h.
Shmulik Lazgiel, diretor da Gandy Digital EMEA, declarou: “Com o sucesso de lançamentos recentes, como a Gladi8tor e a Termin8tor, tivemos a sorte de desfrutar um crescimento significativo na Europa. E para dar continuidade a isso, foi preciso ter uma base fabril maior e mais bem equipada”.
Fonte: Gandy Digital
Cobertura Fespa Brasil 2013 – Parte 3: sublimação, tintas, substratos e softwares
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/03/2013
Além dos grandes equipamentos, como impressoras, routers, máquinas a laser e mesas de corte, gravitaram na Fespa Brasil 2013 diversos insumos, substratos e suprimentos para impressão digital, sublimação, transfer, entre outros processos. A seguir, confira um panorama de empresas especializadas nessas soluções que se apresentaram na feira.
Leia também as demais partes dessa cobertura: 1ª: impressoras (grande formato) 2ª: routers, máquinas a laser e mesas de corte 4ª: visitação, congresso e campeonato de envelopamentoSublimação e transfer
Muito bem servida de materiais (tintas, papéis, substratos e prensas) para sublimação, a Fespa Brasil 2013 contou com uma numerosa quantidade de fornecedores da área. Além de fabricantes e distribuidores de impressoras sublimáticas (já mencionadas na primeira parte dessa cobertura), estavam presentes fabricantes como a Metalnox. A empresa, que também manufatura calandras, lançou a PTA 750 Evolution, prensa térmica de bancada, cuja movimentação é realizada pelas fôrmas térmicas superiores. Compacto, o equipamento é indicado para todos os tipos de aplicações. A Metalnox também vende uma série de suprimentos, como tintas e canecas, aos interessados nos negócios de sublimação.
A Flock Color também apresentou prensas manuais e pneumáticas para transferência térmica. A empresa dispõe de uma linha versátil de equipamentos, com características e preços distintos, para atender a diferentes demandas de empresas que trabalham com sublimação e transfer.
A F1 Suprimentos é outra empresa que exibiu uma coleção de materiais para o processo sublimático. Além de impressoras a jato de tinta (de grande e pequeno formato), a fornecedora expôs insumos, prensas, papéis transfer e objetos para personalização (como bolsas e bonés). Um dos diferencias da empresa foi a apresentação de seus kits para sublimação.
Surpresa também no estande sempre cheio da Sawgrass. A fabricante norte-americana, que possui uma série de patentes de tintas sublimáticas, estreou no Brasil por meio da Fespa. Entre as novidades que levou para a feira, estavam insumos para impressão e softwares de gerenciamento de cores para impressoras Epson e Ricoh.
A Art Hot Transfer também apresentou uma grande coleção de objetos para, através da sublimação, transformarem-se em fotoprodutos, como capas para notebook, cartões, cases para celular, chaveiros de metal, espelhos sublimáticos, garrafas de alumínio, entre outros. A empresa também vende papéis transfer, fundamentais para a garantia de qualidade da transferência térmica.
Destaque também para a MidiasPrint. A empresa mostrou placas de PVC (nos formatos A4 e A3), usadas como substrato para impressão com equipamentos inkjet ou laser. O material serve para decoração, promoção, sinalização e identificação. A MidiasPrint também levou uma diversidade de canecas, bem como pratos, porta-copos, mouse pads, entre outros materiais para quem trabalha com brindes, presentes, lembranças e marketing personalizado.
Outro fornecedor de expressão no mercado de sublimação digital é a J-Teck, que também montou o seu estande na Fespa Brasil 2013. O grande atrativo da empresa foi a linha de tintas J-next. Fabricados na Itália, os insumos podem ser usados em impressoras Epson, Roland, Mutoh, Mimaki e Prismajet. A J-Teck também vende equipamentos da linha Stylus Pro, da Epson.
A Nova Dampex também expôs materiais para transfer e sublimação. A empresa fornece tintas, prensas térmicas e uma grande diversidade de papéis transfer, voltados para impressoras laser, impressoras solvente, plotters de recorte, offset e serigrafia.
Tintas
Além das tintas originais, vendidas pelos próprios fornecedores e fabricantes de impressoras digitais, como Mimaki, Epson, EFI, entre muitas outras (mencionadas na primeira parte dessa cobertura), estiveram presentes empresas de tintas compatíveis. Entre elas, a Marabu, que expôs linhas de insumos como a Marajet DI-LS (para equipamentos Roland), a Marajet DI-CP (para impressoras solvente da HP), a TexaJet DX-SHE (para máquinas sublimáticas com cabeças Epson) e a UltraJet DUV-F (compostas por tintas UV). Além disso, a empresa mostrou seus vernizes à base d’água (brilhantes e foscos).
Outra marca exposta na Fespa Brasil 2013 foi a Nutec, vendida pela Digi+. Entre as linhas de tintas da Nutec, estão a Emerald E12 e a Topaz T11, ambas compatíveis com cabeças Epson DX4 e DX5. A companhia também comercializa os insumos das séries Topaz T21X3 e Topaz T51, para serem empregados em impressoras com cabeças Konica, Spectra, ente outras.
A Alphaprint também expôs duas marcas de tintas digitais: Triangle e TechInk. A primeira tem insumos à base de solvente vendidas em diversas linhas, como EDX ECO, MLD MILD, HPS MILD e JVV TRUE. Já a segunda marca, agrega as séries Gold, Gold Advantage, Platinum e Platinum Advantage.
Substratos
A edição de 2013 da Fespa Brasil teve uma tímida representação de empresas de mídias, principalmente das fabricantes (para 2015, espera-se maior participação dessas companhias). No entanto, uma das líderes do segmento esteve presente, a 3M. A multinacional, que patrocinou o campeonato de envelopamento de carros (Wrap Cup), mostrou algumas soluções de seu amplo catálogo de substratos para comunicação visual. Dentre elas, as lonas (como a Panagraphics III e a 3M 440G Frontbanner), os vinis para plotters de recortes (opacos, refletivos e translúcidos) e os vinis para impressão digital e envelopamento de carros (a consolidada linha Scotchal).
Um das novas atrações estrangeiras atraídas ao Brasil pela força internacional da marca Fespa, a alemã X-film apresentou substratos variados para sign e comunicação visual. Fabricante, a empresa tem um potfólio de películas para arquitetura, decoração, envelopamento de carro, peças para ponto de venda, ente outras aplicações.
Mais substratos também foram apresentados por distribuidoras como a Alphaprint, Sign Supply e Digi+, as quais representam diversas marcas de mídias.
Outra distribuidora com estande na Fespa Brasil foi a Antalis. Além dos clássicos vinis, papéis e lonas, a empresa mostrou o Xanita, um material composto de papelão reciclado e cana de açúcar. A mídia é dirigida a birôs e gráficas digitais que trabalham com materiais sustentáveis, em peças de comunicação visual comercial, instaladas em lojas, supermercados e pontos de venda.
Softwares
Além de apresentar diversas soluções de softwares para gestão e criação de orçamentos, a Fespa Brasil 2013 agregou estandes de fabricantes de aplicativos gráficos, como a GMG. A empresa, com sede na Europa, apresentou-se pela primeira vez numa feira brasileira. Estreando no país, a companhia lançou o ProductionSuite, um pacote de programas de pré-impressão e gerenciamento de cores. O produto foi especialmente desenvolvido para empresas de sign que trabalham com impressoras inkjet de grande formato e produzem banners, PDV, displays, envelopamento de carro, entre outros produtos e serviços de comunicação visual.
A Calcgraf também exibiu uma solução para gestão e criação de orçamentos. O Webgraf, aplicativo vendido pela empresa, possui ferramentas para calcular emendas (entre lonas, por exemplo) e fazer ajustes de produtividade em birôs de comunicação visual.
Já a EFI Metrics apresentou seu sistema de gestão que integra todo o fluxo de trabalho, das vendas web-to-print à impressão final.
Outras duas empresas que também exibiram soluções web-to-print foram a Objectif Lune e a Print Science.
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Nova solução de pré-tratamento de estamparia digital da M&R e Xaar
-
B-FLEX ITALIA lança película para DTF
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual