Tendências da impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
Estudos internacionais apontam expansão do segmento

Estudos internacionais apontam expansão do segmento

A estamparia digital têxtil está em voga. Hoje, a maioria dos grandes fabricantes de impressoras de grande formato oferece um equipamento com o fim de estampar tecidos. Algumas marcas desenvolveram suas próprias tecnologias. Outras, absorveram empresas de soluções têxteis.

Um estudo de 2018 da Fespa, federação internacional voltada para o mercado de impressão, revelou alguns dados sobre o segmento de estamparia têxtil digital:

- 56% das empresas de impressão em tecido investiram em tecnologia digital de grande formato. Outros 19% planejam fazê-lo nos próximos dois anos;

- Mais de 80% das impressoras têxteis estampam em roupas esportivas e tecidos para vestuário;

- Velocidades de produção mais rápidas impulsionam o investimento das empresas de impressão têxtil;

- 9% dos produtores gráficos procuram impressão têxtil na hora de investir em novas tecnologias.

Atualmente, o mercado têxtil tem sido impulsionado pela personalização e pela demanda por produções rápidas. Para tanto, a digital está se tornando uma boa opção tecnológica, sobretudo para a produção de pequenos lotes e amostras.

No mercado internacional, até 2017, as impressoras de 3,2m eram as maiores no segmento. Porém, a partir de 2018, os equipamentos com 5m passaram a ser tendência, e muitas empresas começaram a fabricar máquinas com essa dimensão, principalmente porque está mais fácil encontrar tecidos, papéis transfer e matérias com 5m de largura.

De acordo com a WTiN (World Textile Information Network), a taxa de crescimento anual composta (CAGR) dessa indústria global está projetada para ser de 20% durante o período entre 2017 e 2021. Portanto, podemos dizer com segurança que a impressão digital têxtil está se consolidando e continuará a crescer nos próximos anos.

Fonte: Flaar Reports



Veja o making of da montagem do estande sustentável da Fespa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/03/2013

aplication village

Considerado um dos diferenciais da Fespa Brasil 2013, o estande sustentável criado pela Artwork em parceria com a Fujifilm deu o que falar.

Destinado ao público infantil, o Application Village foi montado com materiais sustentáveis e impresso com tecnologia UV.

Confira o vídeo com o making of do estande. Nele, é possível acompanhar passos como a impressão, o corte, o acabamento e até a instalação:

Fonte: Artwork Digital



Tintas UV LED da Agfa angariam o selo Greenguard Gold

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/12/2019
Séries Anuvia e Anapurna foram certificadas

Séries Anuvia e Anapurna foram certificadas

A fabricante Agfa anunciou que as tintas Anuvia 1250/1551 e Anapurna 1200/1501 receberam a certificação Greenguard Gold, que é concedida a produtos que atendem rigorosos padrões de emissões químicas.

O Greenguard Gold inclui critérios de saúde para mais de 360 componentes orgânicos voláteis, para garantir que os produtos sejam aceitáveis em ambientes internos sensíveis, como escolas e hospitais, por exemplo.

A certificação atesta que as tintas da Agfa são perfeitamente seguras para impressões que serão instaladas em ambientes internos.

Sarah Lafleur, gerente de produto de aplicação inkjet, da Agfa, declarou: “As empresas que investem em impressoras Jeti ou Anapurna podem gerar negócios adicionais, pois são certificadas para aplicações de acabamento de parede”.

As séries de tintas UV Anuvia e Anapurna combinam perfeitamente com os motores de impressão dos equipamentos Jeti e Anapurna, da Agfa.

Fonte: Agfa