swissQprint apresenta nova versão da impressora Karibu

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/04/2021
Modelo UV roda na velocidade máxima de 330m2/h

Modelo UV roda na velocidade máxima de 330m2/h

A fabricante swissQprint anunciou um modelo mais rápido da Karibu. Trata-se da versão S (Speed), capaz de trabalhar 330m2/h, que também oferece impressão automática em frente e verso.

Rolo a rolo, a Karibu S é indicada para prestadores de serviços de impressão que operam em vários turnos e produzem grandes volumes de itens como banners, pôsteres e outdoors.

O equipamento emprega quatro cabeças para cada cor da paleta CMYK e apresenta nove canais configuráveis de tinta, um deles geralmente usado para a branca, para estampar mídias transparentes, por exemplo.

A swissQprint vende uma tinta UV flexível e otimizada para as impressoras da marca, que possibilita estampar quase todos os tipos concebíveis de mídia em rolo. Além disso, a tinta é resistente e pode ser cortada, dobrada e esticada.

A Karibu S também conta com um sistema de câmera e códigos QR para executar trabalhos de impressão frente e verso. Esse trabalho é monitorado por meio do Lory, software desenvolvido pela própria swissQprint para rodar os seus equipamentos.

Fonte: swissQprint



Como escolher e armazenar papéis para sublimação

Por João Leodonio em 28/11/2017
Em rolos ou folhas, os papéis sublimáticos são essenciais no processo

Em rolos ou folhas, os papéis sublimáticos são essenciais no processo

O mercado oferece muitos tipos de papéis para sublimação, vendidos em folhas ou rolos. Por isso, muitos compradores desses itens fundamentais acabam se confundindo diante de tantas opções e, consequentemente, adquirem materiais inadequados. A seguir, compilamos informações cruciais sobre tipos, gramaturas e armazenamento de papéis sublimáticos. Com o conhecimento delas, o usuário certamente poderá adquirir, utilizar e manipular de forma correta esses artigos básicos da sublimação.

Recomendação importante para todos os casos de papéis listados abaixo: após a impressão e até a prensagem, os materiais devem ser mantidos como antes da impressão, ou seja, sem contato com umidade, poeira e, principalmente, luz.

Papéis sublimáticos para impressão offset (folha a folha)

Para o processo de impressão offset, não há a necessidade de usar papel tratado, que pode ser offset ou jornal. No entanto, a carga de tinta (densidade) tem de ser controlada. Além disso, as pilhas de papel na saída da impressora têm de ser menores, para não ocorrer a transferência de imagem de uma folha para o verso da outra, o que compromete a qualidade da imagem, sobretudo no momento da prensagem.

Gramatura: varia de 54g/m² a 75g/m².

Armazenamento: recomendável manter em local sem umidade, pó e calor excessivo. Conservar os papéis empacotados até o momento da utilização, pois se a umidade relativa do ar estiver muito alta, eles podem ondular, o que dificulta a entrada em máquina. Já a umidade baixa pode provocar estática, que também dificulta a entrada da mídia na impressora. Recomenda-se o controle de temperatura (entre 20ºC e 25ºC) e umidade relativa (entre 45% e 60%).

Modo correto de armazenar papel offset em pacotes

Papéis sublimáticos para impressoras A3 e A4

Nas impressoras “caseiras” são utilizados, normalmente, os formatos A3 e A4. Nesses casos, os papéis sem tratamento não são recomendados, pois a tinta tende a ancorar na massa mecânica da mídia, o que dificulta a pssagem do insumo para o tecido. Para compensar esse problema, muitas empresas aumentam a carga de tinta impressa, o que, consequentemente, onera o processo. Além disso, é importante frisar que a maioria dos perfis de cor disponíveis no mercado não estão preparados para materiais não revestidos. Portanto, o recomendado é usar papéis tratados (resinados) e perfis adequados.

Gramatura: varia de 75g/m² a 125g/m², dependendo de tipo de serviço a ser executado. Muitas fornecedoras oferecem papéis com bom desempenho, e vale testar qual deles entrega a quantidade de tinta adequada para a prensagem correta.

Armazenamento: não expor a umidade, pó e calor excessivo. Manter em pacotes fechados até o momento da utilização. Recomenda-se usar estufas de armazenagem para manter a integridade física do substrato.

Estufa para papéis A3

Papéis sublimáticos para impressão de grande formato

Para impressões em grande formato, utiliza-se tanto papel tratado como papel offset sem tratamento. A largura e o comprimento das mídias variam de acordo com a capacidade de cada impressora digital.

Gramatura: varia entre 56g/m² e 90g/m², dependendo do tipo de serviço a ser executado (textos ou chapados).

Armazenamento: recomenda-se manter os rolos em ambiente controlado (temperatura e umidade relativa) e sem exposição a poeira e luz. Mantê-los empacotados até o momento da utilização.

Modo correto de armazenar papel em rolo

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático  

 



Podcast: Investir na impressora digital certa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/04/2025
Rafael Machado, da Serilon, é entrevistado pelo InfoSign

Rafael Machado, da Serilon, é entrevistado pelo InfoSign

Rafael Machado, da Serilon, compartilha quase 30 anos de experiência no mercado de impressão digital e aponta os critérios essenciais para escolher a impressora certa para cada tipo de operação.

Com base em sua vivência técnica e comercial, ele orienta sobre como avaliar demandas de produção, os principais erros ao investir em equipamentos, a importância do pós-venda e as diferenças entre impressoras comerciais e industriais.

Além disso, Rafael destaca exemplos reais de empresas que acertaram (ou erraram) ao escolher suas tecnologias de impressão e como o suporte técnico e a automação impactam diretamente no desempenho e na longevidade dos equipamentos.

Principais temas abordados:

  • Como avaliar demandas e cenários antes de investir
  • Diferenças entre impressoras digitais comerciais e industriais
  • Erros mais comuns ao escolher um equipamento
  • Importância do suporte técnico e do pós-venda
  • Exemplos reais de investimentos bem-sucedidos
  • Papel da automação na operação de impressão digital
  • Como acompanhar a evolução constante das tecnologias

Assista, curta, compartilhe e acompanhe nossos episódios no canal do YouTube: