Spartanics apresenta nova máquina de corte a laser

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/04/2013

A Spartanics, fabricante de máquinas a laser, anunciou que irá apresentar — durante a China Print 2013 (que ocorre entre 14 e 18 de maio) — a Spartanics L-350, capaz de operar na velocidade de 100 metros por minuto.

"Estamos muito entusiasmados com este evento. A L-350 serve como máquina de corte e acabamento para impressoras digitais rotativas, para etiqueta e embalagens", afirmou Jeanette DesJardins, coordenadora de marketing da Spartanics.

A Spartanics L-350 usa um sistema de laser com fonte única de 400W. Pode ser customizada para trabalhar com outros mecanismos de laminação, hot stamping, aplicação de vernizes, entre outros dispositivos de acabamento.

Representantes da empresa garantem que o software utilizado na máquina permite ao operador otimizar a produção e obter estimativas dos trabalhos.

Máquina corta materiais impressos em equipamentos inkjet rotativa

Máquina corta materiais impressos em equipamentos inkjet rotativos

Fonte: My Print Resource



Profissão de instalador de vinil autoadesivo é incluída na CBO

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/03/2021
Atividade passou a fazer parte da Classificação Brasileira de Ocupações

Atividade passou a fazer parte da Classificação Brasileira de Ocupações

Agora, qualquer instalador de vinis autoadesivos pode adequar a sua carteira de trabalho e ter uma computação formal de sua atividade. Isso porque a profissão foi incluída na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), no nº 5231-20.

Para entender o processo de formalização da profissão, a Fespa Brasil entrevistou Leal Nazario, gerente comercial da Alltak, empresa que pleiteou o reconhecimento da atividade perante o Ministério da Economia:

Por que a Alltak decidiu ingressar com o pedido de inclusão da ocupação (instalador de vinil adesivo) na estrutura da CBO?

Nós, da Alltak estabelecemos um vínculo que vai muito além de fornecer vinil. Nos importamos com os instaladores, investimos na capacitação profissional, na expansão do conhecimento e no futuro da profissão, por entender que isso resulta no crescimento profissional do instalador e, por consequência, no aumento da confiança por parte do consumidor final.

Quanto tempo levou para que o processo fosse concluído?

Iniciamos o contato em outubro de 2019 e, juntamente com o Ministério da Economia, através da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), fizemos todo o processo de pesquisa da profissão, indicamos diversos profissionais, que também contribuíram nas informações pertinentes à atividade, Repassamos várias informações do nosso mercado, para para que o registro fosse relevante para o MTE. Esse processo levou pouco mais de um ano. No final de 2020, tivemos uma videoconferência com a participação da Fipe, do MTE e diversos instaladores, por meio da qual concluímos todo o processo de inclusão da profissão na CBO.

Como foi receber a notícia? Qual é a importância do reconhecimento da profissão?

Recebemos a notícia com uma mistura de satisfação, gratidão e orgulho por fazermos parte disso! Vibramos muito! O reconhecimento oficial da profissão permitirá às empresas do nosso setor registrar seus funcionários da forma correta, dando a estes profissionais o registro formal da sua experiência de trabalho.

Para o instalador, quais são os benefícios?

Na prática, para o instalador, a principal mudança é a adequação da carteira de trabalho pelos empregadores e, a partir de então, terão a computação formal da sua experiência devidamente registrada.

Quais são os próximos passos?

Nosso próximo passo será registrarmos esta nova CBO na CONCLA (Comissão Nacional de Classificações), para que os profissionais freelancers e as novas empresas possam também registrar seus negócios com um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) apropriado. Já estamos nesse processo.

Fonte: Fespa Brasil

 



Brother lança sistema com aplicador e curador de adesivo DTF

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/02/2025
Solução conta com reservatório de pó que reaproveita o adesivo não utilizado

Solução conta com reservatório de pó que reaproveita o adesivo não utilizado

A fabricante Brother apresentou no mercado norte-americano um novo sistema para impressão DTF (Direct-to-Film) que inclui aplicador de adesivo e estação de cura, ambos desenvolvidos em parceria com a Schulze, empresa que já colaborou com a Brother em dispositivos de pré-tratamento DTG.

O aplicador garante aplicação uniforme do pó adesivo, otimizando a aderência para impressões mais duráveis. Já a estação de cura realiza a cura térmica controlada, aumentando a resistência à lavagem e a durabilidade das estampas.

O sistema é indicado a decoradores têxteis, fabricantes de vestuário e gráficas que buscam otimizar a produção de DTF no formato A3++.

Entre os principais recursos do sistema, estão:

  • Aplicação uniforme de pó: reduz desperdícios e melhora a qualidade da impressão;
  • Tampa fechada: diminui a dispersão de pó no ambiente de trabalho;
  • Reservatório de pó: facilita a manutenção e reaproveita o adesivo não utilizado;
  • Processo de cura: controla temperatura e fluxo de ar para impressões mais confiáveis.

Fonte: Brother

Tags: Brother, DTF,