Roland DG anuncia ter vendido 420 mil plotters de recorte no mundo
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/01/2015
A Roland DG, fabricante japonesa de equipamentos para comunicação visual, recentemente anunciou ter vendido 420 mil unidades de suas plotters de recorte. A empresa produz e comercializa esse tipo de equipamento desde 1988, quando lançou a linha CAMM-1.
Segundo a fabricante, a introdução das plotters de recorte no mercado internacional foi um divisor de águas para diversos setores, sobretudo para aqueles que produzem etiquetas, decalques, sinalização, pisos e decoração. Antes da chegada dos equipamentos, esses trabalhos eram feitos à mão, sendo mais demorados e dispendiosos.
Outro ponto significativo na história da empresa foi o lançamento da linha STIKA, em 1990. Desenvolvidas para consumidores e escritórios, as plotters da série produziam materiais para decoração de automóveis e lojas de varejo, além de sinalização de escritório e ponto de venda (PDV).
Yuko Maeda, gerente geral da Roland DG para produtos de sinalização, declarou: "Acreditamos que a necessidade do uso das plotters ainda é grande. Portanto, continuamos empenhados em superar as expectativas dos clientes ao produzir tecnologia líder de mercado. A venda de 420 mil equipamentos é prova do nosso sucesso".
Fonte: Large Format Review
Cinco tendências lucrativas de decoração interna para 2023
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/01/2023
Com o aumento da demanda por serviços personalizados de impressão, principalmente no segmento de design de interiores, surgiram novas oportunidades para capitalizar em segmentos prósperos e em crescimento. Analisamos o que há de mais recente nesse segmento. Veja a seguir como tirar proveito dessas tendências para 2023:
1. Residencial: personalização de casas
A Statista, plataforma on-line especializada em dados de mercado e negócios, projeta que, nos EUA, o segmento de decoração alcançará 202 bilhões de dólares até 2024. Essa pujança foi impulsionada, em parte, pelo aumento do comércio eletrônico, por meio do qual os clientes encontram itens personalizados vendidos a custos inferiores.
A decoração residencial é impulsionada basicamente pelos gostos pessoais dos consumidores. É sabido que os decoradores combinam estilos de diferentes eras com diferentes materiais, para elaborar seus visuais autênticos — e os birôs e gráficas podem ajudar a atender a essas demandas. Graças à impressão digital, hoje há uma disponibilidade enorme de materiais para inúmeros projetos e aplicações de decoração interna.
Para ajudar na oferta desses materiais, a tecnologia HP Latex imprime cores e texturas com sua camada fina de tinta, capaz de preservar a aparência e o toque exclusivos de madeiras, metais, lonas, vinis, tecidos e plásticos, para criar praticamente qualquer coisa, com acabamento e toque naturais.
Em 2022, por exemplo, os acabamentos e texturas naturais estiveram na moda.
2. Escritórios e locais de trabalho
Cerca de 20% dos trabalhadores dos EUA consideram difícil trabalhar remotamente e 87% dos profissionais acreditam que estar no escritório melhora a colaboração. Para combater a “fadiga das vídeo-chamadas”, muitas empresas estão recorrendo aos planos híbridos de trabalho. Para isso, é importante criar espaços que atraiam os colaboradores e ajudem a devolver o trabalho presencial em equipe.
Os birôs e gráficas podem oferecer materiais impressos para melhor o ambiente daqueles que precisam voltar ao trabalho presencial. Apresentamos a seguir algumas ideias que podem ser usadas para escritórios e espaços corporativos:
- Tratamento acústico: pode ser integrado a impressos como tecidos, mobiliários e lonas. As tintas HP Latex podem ser dobradas e não racham, o que é ideal para materiais como lonas, que podem ser esticadas e flexionadas.
- Mídia funcional: espaços compartilhados podem se beneficiar de propriedades funcionais, como revestimentos antibacterianos e produtos que absorvam CO2 e outros poluentes.
- Pisos: há pisos personalizados que atendem às necessidades individuais das marcas, das cores aos requisitos de durabilidade.
- Zoneamento e áreas de descanso: por meio de cores e designs, os escritórios podem ser divididos em áreas de “trabalho” e de “descanso”, melhorando a produtividade e proporcionando um equilíbrio maior entre trabalho e vida social.
- Detalhes e paredes em destaque: decorar as paredes de um escritório tem propósitos estéticos e psicológicos. Por exemplo: cores tranquilas acalmam as pessoas e melhoram a saúde mental dos colaboradores. A HP Latex é compatível com uma grande variedade de papéis de parede, incluindo materiais de impressão “eco-conscientes”, para as marcas que procuram opções sustentáveis.
- Vidros personalizados: adicione cores, designs e outros elementos a cortinas, persianas e decorações internas. Gráficos para janelas impressos com tinta branca de alta opacidade acrescentam privacidade às paredes de vidro.
- Interatividade: integre a Internet das coisas à decoração. É possível imprimir códigos QR e itens de realidade aumentada em vários produtos e superfícies, para transformá-los em uma experiência interativa.
.jpg)
3. Varejo: experiências em lojas
A pandemia de covid-19 acelerou a transformação do varejo. Dados da Pricewaterhouse Coopers (PwC) mostram que, por dia, fecharam 50 lojas no Reino Unido em 2020, em função da concorrência do comércio eletrônico e dos serviços de entrega. Para trazer os clientes de volta às lojas físicas, é fundamental acertar a estratégia de varejo e se destacar.
Esquemas de cores fortes têm sido usados para proporcionar efeitos atraentes, especialmente para definir o zoneamento e encorajar comportamentos específicos dos clientes. Além disso, as lojas têm se apoiado na tecnologia para criar experiências imersivas. Ambientes internos que proporcionam funções úteis ou ambientes semelhantes a museus (que oferecem uma atmosfera única) estão cada vez mais presentes nas lojas físicas do pós-pandemia.
Como exemplo, o birô ImageCo9 colaborou com o Conselho Municipal da Cidade de Leeds, no Reino Unido, para revigorar o espaço de varejo local após meses de restrições causadas pela pandemia. Usando a tecnologia HP Latex, a empresa produziu impressões vibrantes e duradouras, para uso interno e externo, totalmente isentas de produtos químicos nocivos e poluentes. Veja os resultados dessa ação no Instagram.
Deseja saber mais? Visita a HP para ver mais exemplos de aplicações e especificações e encontrar o produto que vai atender às necessidades de seus negócios
.jpg)
4. Hospitalidade: viagens e turismo
O foco atual das sinalizações para o setor de hospitalidade está na estética. Hotéis, bares e restaurantes tentam se destacar em um mercado muito competitivo e, para isso, empregam impressões personalizadas como papéis de parede, banners, backlights e superfícies rígidas estilizadas.
Como praxe, os hotéis mudavam suas decorações de sete em sete anos. Porém, o feedback instantâneo das mídias sociais tem impelido mudanças mais rápidas. Esse fenômeno, o “Efeito Tripadvisor”, significa que estabelecimentos de hospedagem precisam se atualizar constantemente com estilos mais recentes para garantir que estejam sempre oferecendo novas experiências.
Os provedores de impressão podem ajudar seus clientes do setor de hospitalidades ao oferecer produtos que proporcionam tais experiências personalizadas e exclusivas — e isso inclui revestir, por completo, móveis, superfícies e ambientes.
Com a impressão digital, é fácil dimensionar e personalizar os designs. Para alcançar resultados extraordinários, é essencial combinar a mídia certa com a tecnologia de impressão adequada. Porém, as possibilidades neste segmento são de alta rentabilidade: revestimentos de parede personalizados, decalques de parede, telas, obras de arte, persianas, almofadas, estofados e muito mais.
Experiências sociais
As plataformas digitais, sobretudo o Instagram e o TikTok, estão causando impactos nas tendências de design no setor de hospitalidade. A “instagramificação” tem mostrado que bares vivem ou morrem graças a detalhes exclusivos e decorações que podem ser compartilhadas nas mídias sociais. Por exemplo: um papel de parede atraente confere uma aparência diferenciada aos estabelecimentos e, com isso, proporciona oportunidades únicas de divulgação de fotos para o Instagram.
.jpg)
5. Impressões para a área de saúde
Desenvolver designs personalizados para ambientes da área da saúde também é oportunidade animadora de negócios. Regulamentos clínicos rigorosos exigem que tudo seja estéril, inodoro e fácil de limpar.
Hospitais podem ser assustadores, especialmente para as crianças. Mas, com um pouco de imaginação, é possível mudar isso. Na Dinamarca, por exemplo, a HP fez uma parceria com o Hospital Infantil H.C. Andersen e criou um ambiente atraente com decorações impressas instaladas no equipamento de ressonância magnética.
As decorações em clínicas e hospitais ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade das crianças e, por isso, reduzem o número de casos em que elas precisam ser sedadas para exames de ressonância magnética. Vários centros de saúde, pelo mundo, adotaram abordagens parecidas em quartos, salas e corredores.
Sinalizações de orientação também podem ser instaladas com o fim de melhorar o fluxo dos pacientes em instituições de saúde. Corredores complexos em vários prédios? Dificuldade em localizar escritórios e consultas? Sem problema. Os birôs e gráficas podem projetar, imprimir e instalar sinalizações de orientação que ajudam e simplificam a experiência do público. De murais a sinais pictográficos, são infinitas as soluções para ajudar a direcionar as pessoas.
Precisa de inspiração? Dê uma olhada na página da Dezeen, repleta de inspirações para decorações de ambientes internos para a área da saúde.
Com mais de 30 certificações e selos ambientais, as impressões da HP Latex são adequadas para ambientes sensíveis. Veja nos vídeos como a HP transformou centros médicos infantis nas Filipinas, Espanha e EUA:
Kromia Total aumenta a produção com aquisição de nova impressora HP
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/06/2021
O birô Kromia Total expandiu de seus negócios com a aquisição de uma segunda unidade da HP Latex 1500. A empresa, que é consolidada no mercado de adesivação de veículos, conta com um parque gráfico no centro de São Paulo, onde atende clientes de todo o país.
Com mais de 23 anos no mercado, a Kromia Total iniciou suas operações com a produção de banners, outdoors e materiais publicitários para pontos de vendas. Em seguida, expandiu para a adesivação de veículos e trabalhos de ambientação de espaços comerciais. A parceria com a HP foi iniciada logo nos primeiros anos de atuação e vem se intensificando com o tempo. Ao todo, a Kromia Total já teve sete unidades Látex HP de diferentes tamanhos.
A tecnologia HP Latex existe há mais de 10 anos e já está consolidada, tanto no mercado mundial, como no Brasil. Ela evoluiu com o aperfeiçoamento das tintas e dos equipamentos e trouxe benefícios marcantes para os clientes, como a secagem instantânea, a resistência a arranhões e o apelo ambiental por ser uma tinta à base d’água que não agride o meio ambiente.
A Kromia Total é um exemplo de cliente HP Latex, que com sua criatividade e desafios de inovação, também evoluiu ao longo do tempo: explorou os benefícios da tecnologia e se reinventou, criou novos negócios e aplicações, desafiou a tecnologia para que evoluísse juntamente com a empresa. E investiu, num período crítico de pandemia, em um novo equipamento para melhor atender à demanda com consistência na impressão, bem como produtividade. “Com a entrada no mercado de envelopamento de veículos, a demanda por impressão aumentou, e encontramos na HP a estabilidade de impressão que não tínhamos nas máquinas solventes, e isso se integrou com a nossa necessidade de produção em grande escala”, diz Sonia Ducatti Zago, da Kromia Total.
O investimento na primeira unidade da HP Latex 1500 aconteceu em 2018 e atendeu tão bem às necessidades da Kromia Total que a empresa decidiu pela segunda unidade no início do ano. “Quando novos clientes surgiram, a demanda por impressão aumentou. Essa segunda unidade da HP Latex 1500 vai nos ajudar a entregar com mais agilidade, melhor qualidade e cores mais consistentes, já que esse tipo de comunicação tem que ser impecável”, completa Sônia.
“Para a HP, fazer parte do parque gráfico da Kromia Total representa o reconhecimento dos nossos esforços para desenvolver as melhores tecnologias de impressão em látex. Nos enche de orgulho ver o quanto contribuímos para o desenvolvimento de projetos inovadores”, diz Jeff Silva, Gerente de Contas para Impressoras de Grande Formato HP Brasil.
Fonte: HP
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
EasyCut apresenta nova versão do Easy Cut Studio para plotters
-
Avery anuncia novas opções de películas para envelopamento veicular
-
Dilli anuncia impressora UV Neo Sun HB2504D
-
Nova impressora DTF da Roland DG
-
Aslan anuncia nova película adesiva dicroica
-
Evento dia 19 de novembro: VinilSul realiza “Mundo CV” em São Paulo
-
Software da 3M integrado a plotters de recorte da GCC
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual