Mimaki lança solução têxtil Trapis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/04/2024
Solução emprega processo de transferência em duas etapas

Solução emprega processo de transferência em duas etapas

A Mimaki apresentou no mercado internacional o Trapis, sistema de impressão têxtil por transferência de pigmentos, capaz de estampar tecidos mistos e fibras naturais como algodão e seda.

A tinta que acompanha a Trapis obteve a certificação ZDHC MRSL Lv, que garante a segurança do material tanto para o operador da solução quanto para o consumidor, além de ser um produto ecologicamente correto.

Capaz de economizar quase 90% de águas residuais em comparação aos métodos convencionais, a Trapis emprega processo em duas etapas: de impressão e de calandra. A imagem é estampada pela impressora com tinta específica no papel de transferência, que é então transferida para a aplicação por meio de uma calandra.

A Trapis quase não gera resíduo de água, pois dispensa pré-tratamento e lavagem do tecido. Isso elimina a necessidade de instalações de tratamento de águas residuais, que podem ser caras e restritivas.

Como o processo envolve apenas impressão e transferência, não requer habilidades especiais para operar. Além disso, em razão de seu tamanho menor, a Trapis pode ser instalada em um mais espaço limitado.

Fonte: Mimaki



Epson lança no Brasil impressora têxtil Monna Lisa 8000

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/02/2021
Com 8 cabeças, impressora é modelo de entrada

Com 8 cabeças, impressora é modelo de entrada

A filial brasileira da Epson está disponibilizando a nova Monna Lisa (ML) 8000, impressora têxtil que roda na velocidade de 155m2/h.

Com 8 cabeças PrecisionCore, o equipamento é indicado para estamparias que pretendem substituir suas tecnologias analógicas por digitais.

As cabeças apresentam tecnologias exclusivas, como a Microweave (que reduz o efeito de marca e granulação) e a Multi-Layer Halftone (que renderiza os padrões de pontos de meio-tom em cada camada). Já a Dynamic Alignment Stabilizer (DAS) aumenta a estabilidade da qualidade de impressão, ao controlar as ondulações em cada chip da cabeça.

A ML-8000 também inclui a capacidade de alinhamento de cores simétricas para sobreposição de cores precisas durante a impressão bidirecional em passagens lentas, e o Controle Preciso de Posição da Correia detecta automaticamente a distância de alimentação da correia, para garantir o avanço preciso dos tecidos.

Um sistema de remoção de pó retira os fiapos da superfície dos tecidos antes que eles entrem na área de estampagem, enquanto o sistema de extração impede que o vapor de tinta cole à superfície aos nozzles.

A tecnologia de verificação de nozzles detecta a ausência de pontos que implicam em obstruções e ajusta o nível de tinta a ser disparada, para manter a qualidade de imagem e reduzir erros de impressão.

Graças à função de calibração automática via câmera RGB, o operador pode realizar facilmente a substituição da cabeça em menos de 30 minutos. Já o sistema de monitoramento Epson facilita a obtenção de respostas rápidas para problemas potenciais, reduzindo interrupções na produção.

A facilidade de uso do equipamento é garantida por meio de um visor touch de 9 polegadas que mostra o status da impressora, as instruções de uso e os procedimentos habituais de manutenção. Além disso, a máquina conta com cartuchos duplos de tinta de alta capacidade (10 litros) que permitem a substituição em funcionamento.

As tintas originais Epson estão disponíveis nas opções ácida, reativa, dispersa e pigmentada, em embalagens à vácuo. Todas contam com certificação ECO PASSPORT, adequadas aos padrões de impressão têxtil responsável com o meio ambiente. Especificamente, a tinta ácida conta com a aprovação bluesign, enquanto a reativa e a pigmentada possuem a verificação GOTS, da ECOCERT.

A Monna Lisa faz parte de um sistema completo e integrado. A solução conta ainda com um fornecedor único para todos os componentes: cabeças, tintas, pré-tratamentos, pós-tratamentos e suporte de engenharia.

Fonte: Epson Brasil

 



Magnum Magnetics apresenta o novo DigiMag Plus 2

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/04/2013

DigiMag Plus 2, da Magnum Magnetics

DigiMag Plus 2, da Magnum Magnetics

A Magnum Magnetics, fabricante de mantas magnéticas, apresentou o seu novo DigiMag Plus 2, um substrato compatível com máquinas offset e HP Indigo.

Com superfície impermeável, a novidade conta com estabilidade UV, alto desempenho e está disponível em duas versões (digital e offset). De acordo com seus representantes, o material é ideal para cartões de visita, sinalização e calendários.

O produto pode ser finalizado com um magnetizador pós-impressão, diminuindo o risco de problemas na instalação.

Fonte: Magnum Magnetics