Mimaki lança no Brasil impressoras UV LED UFJ-MkIIe
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/03/2022
A Mimaki Brasil lançará na Expoprint 2022 a série UFJ-MkIIe, composta por duas impressoras (3042 e 6042) UV LED de mesa.
Indicadas para estampar uma diversidade de produtos promocionais, brindes, embalagens, entre outros itens.
Entre as principais características dos equipamentos estão a resolução de 1.200dpi, 3 ou 4 cabeças escalonadas, sistema de abastecimento de 1 litro, impressão simultânea em duas camadas e controle de verniz exclusivo da Mimaki.
As impressoras também contam com a nova função MDF2 (para alta qualidade de imagem) e o novo software RIP Rasterlink 7.
Fonte: Mimaki Brasil
Dicas para um envelopamento perfeito – Parte 1
Por Eduardo Yamashita em 14/08/2016
Primeira parte do artigo aborda os tópicos projeto, escolha dos materiais, produção e preparação, para executar um envelopamento profissional
Serviços de envelopamento de carros têm crescido em grande ritmo nos últimos anos, e muitas empresas de impressão estão tentando lucrar com esse crescimento. No entanto, trata-se de um trabalho que exige experiência e conhecimento em muitos campos, como projeto, materiais, produção, preparação, local de instalação, aplicação e pós-instalação. Nesta primeira parte, serão abordados os quatro primeiros itens.
Projeto
Para o desenvolvimento correto do projeto, o designer deve ter tanto vasta experiência e ferramentas adequadas como modelos recentes de diversos veículos. Isso é necessário para criar um design sem imagens e mensagens distorcidas ou cortadas.
Cada ângulo, espaço e curva do veículo deve ser levado em consideração na concepção do envelopamento. Ignorar esses elementos resultará em um design difícil de ler e entender. Isso também terá efeito negativo sobre a imagem da empresa.

Escolha dos materiais
Há muitos fabricantes de vinis adesivos de alta e baixa qualidade. A dica é sempre escolher os materiais indicados e recomendados para envelopamento.
O resultado do envelopamento está diretamente ligado aos materiais empregados, bem como os custos envolvidos. Se a preocupação é por qualidade e longevidade, então será preciso utilizar vinil de alta qualidade.
É preciso ter em mente que, embora muitas vezes seja aplicado um vinil de marca, não significa que esse material seja a escolha certa para o projeto. Os fabricantes oferecem muitos tipos películas, desde os vinis cast de alto custo e qualidade até os mais baratos, com desempenhos menores, como os vinis calandrados.
A combinação do vinil com o laminado é também extremamente importante. É comum ver empresas utilizando vinis cast com laminado calandrado (e mais barato), a fim de reduzir custos. Laminados cast são, geralmente, três vezes mais caros. Embora a diferença do desempenho inicial não seja muito grande, com o passar do tempo o laminado calandrado começa a levantar muito mais rápido do que o cast. Além disso, o laminado calandrado não foi projetado para ser usado em curvas de veículos e soltará nos primeiros meses.
Portanto, os materiais desempenham um papel muito importante no envelopamento. Assim, mesmo que a empresa conte com os melhores designers e instaladores, se o material não for adequado, o envelopamento não terá a qualidade e a durabilidade desejadas.

Produção (impressão)
Depois de executar o design e escolher o vinil adequado, vem a etapa de impressão das imagens nas películas adesivas. Para tanto, são empregadas impressoras digitais de grande formato, que são bem mais complexas de operar do que os equipamentos de pequeno formato, geralmente usados em escritórios. Por exemplo, cada tipo de vinil exige a utilização de um perfil de cores específico. O perfil é um código criado especialmente para uma mídia. Ele informa à impressora exatamente o quanto de tinta deve ser utilizada na impressão, a fim de obter os melhores resultados na imagem final.
Muitos signmakers não se preocupam com essa etapa e tendem a usar perfis genéricos para todas as mídias. Isso resulta em imagens monótonas, acima ou abaixo de saturação, que simplesmente não parecem corretas.

Preparação
Depois de obter o design, o material mais adequado e a melhor impressão, é chegada a hora de preparar o veículo para a instalação. Trata-se da parte mais demorada no processo de envelopamento. É quando o instalador tem de analisar cada milímetro da superfície do veículo, bem como verificar curvas, portas e para-lamas, para certificar-se de que eles estão totalmente limpos e sem cera.
O carro deve ser lavado um dia antes da instalação e deve estar seco. Uma solução especial, como desengraxante, é usada para limpar o veículo completamente, para remover qualquer resíduo de cera e graxa. Em seguida, deve-se empregar álcool para garantir que a solução aplicada anteriormente seja removida (caso contrário ele afetará o adesivo do vinil).

É importante salientar que mesmo a menor sujeira pode causar falhas na adesivação do vinil e, após um curto período de tempo, a película pode se destacar da superfície. Uma pequena área levantada permite que a água penetre sob o vinil e, eventualmente, cause o total fracasso do envelopamento.
Por ser mais demorada e exigir maior diligência, a preparação muitas vezes é negligenciada pelos instaladores.
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JCDecaux cria ponto de ônibus com resfriamento natural
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/07/2020
A JCDecaux, empresa francesa de publicidade, desenvolveu um novo tipo de ponto de ônibus. Com “Resfriamento Natural”, o abrigo é uma solução para a questão das ilhas de calor urbanas.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a temperatura média entre 2015 e 2019 foi 1,1°C mais alta do que nos anos entre 1850 e 1900. O aumento da temperatura leva à formação de ilhas de calor urbanas, que causam impactos na saúde e bem-estar dos habitantes das cidades.
Para ajudar a resolver esse problema, estão sendo testadas várias iniciativas para criar áreas refrigeradas em grandes cidades durante o verão. A JCDecaux desenvolveu uma solução patenteada para refrescar as pessoas em pontos de ônibus, proporcionando uma sensação de conforto durante períodos de calor intenso. Para tanto, o departamento de pesquisa da JCDecaux inspirou-se em um processo natural: o resfriamento por vapor. O ar quente que entra no abrigo flui através de um painel em forma de favo de mel. Em seguida, é resfriado naturalmente por evaporação. A solução inclui um tanque para coletar água da chuva do telhado e um sistema para canalizar a água para o módulo de resfriamento. Se não houver vento, os ventiladores sopram o ar quente através da parede. O ar frio é soprado para os usuários dentro do abrigo. Painéis solares no telhado produzem a energia necessária. O sistema de controle em tempo real detecta as condições climáticas e a presença humana no abrigo.
Combinando energia solar com a captação de água da chuva, esta solução dispensa o uso de ar condicionado, de alto consumo de energia. Ao contrário da nebulização, o processo de evaporação não apresenta riscos à saúde, pois não cria microgotículas.
O “Resfriamento Natural” atua como uma espécie de oásis de refrigeração urbana para o conforto e bem-estar dos passageiros. Esse efeito é ainda aumentado uso de madeira não tratada e de cores claras. O design inspirado em pérgola é amigável e acolhedor. O público é incentivado a entrar nos abrigados, inspirados em móveis de interior.
Testes em uma câmara de calor confirmaram a capacidade do sistema de reduzir a temperatura ambiente em até 7°C. O “Resfriamento Natural” será testado em breve em condições reais.
Jean-Charles Decaux, presidente do conselho executivo da JCDecaux, declarou: “Estamos inovando continuamente para desenvolver produtos e serviços para melhorar a vida urbana e aumentar a sustentabilidade. Nossa equipe projetou uma nova geração de pontos de ônibus inspirados na natureza. O ‘Resfriamento Natural melhorará a qualidade da vida urbana durante as ondas de calor, cada vez mais frequentes. O sistema de resfriamento por vapor é uma solução prática para o conforto dos moradores da cidade”.
Fonte: JCDecaux
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