Mimaki lança impressora sublimática TS300P-1800 na Fespa 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

TS300P-1800 possui 1,8m de largura de impressão

TS300P-1800 possui 1,8m de largura de impressão

A Mimaki, fabricante de equipamentos digitais, aproveitou a Fespa 2015 para anunciar uma nova impressora sublimática, a TS300P-1800. Com 1,8m de largura, a máquina possui sistema rolo a rolo e produz na velocidade máxima de 115m2/h (com quatro cores).

A empresa destacou que a impressora emprega quatro cabeças (que somam um total de 3.200 nozzles) e três diferentes volumes de gotas. Além disso, a máquina emprega a recém-criada tinta sublimática Sb410 e sistema bulk ink de fornecimento ininterrupto.

O equipamento inclui o novo RIP Tx3Link, com o qual é possível gerenciar (remotamente por meio de dispositivos móveis e desktop) o status de várias impressoras simultaneamente. Também oferece cálculo de custo de tinta, tempo de acabamento e nesting automático.

A TS300P-1800 imprime em papel transfer leve usado em produções mais baratas, pois conta com um sistema de alimentação com vácuo.

Assista ao vídeo especialmente criado para a divulgação da TS300P-1800:

Fonte: Fespa



Durst apresenta novos equipamentos na SGIA 2014

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/10/2014

Rho 1312 é uma das impressoras expostas na feira

Rho 1312 é uma das impressoras expostas na feira

A Durst, fabricante de impressoras digitais, apresentou na feira SGIA 2014 duas novas máquinas: a Rho 1312 e a Rhotex HS.

Brent Moncrief, vice-presidente comercial e de marketing da filial norte-americana da Durst, declarou: "Desenvolvemos as novas impressoras para mostrar, e também influenciar, as tendências e os desenvolvimentos mais significativos na produção de impressão digital".

Rho 1312

Com 2,5m de largura, a impressora trabalha na velocidade máxima de 620m²/h e oferece flexibilidade na manipulação de mídias, inclusive de substratos sensíveis a calor. A máquina emprega cabeças com tecnologia Quadro Array, que disparam gotas de tinta de 12 picolitros. A Rho 1312 também incorpora o Gradual Flow Printing, sistema de transporte de mídia com vácuo, cinta e registro, que possibilita a impressora trabalhar com materiais corrugados.

Rhotex HS

Com largura de 3,3m, a impressora trabalha na velocidade de até 400m²/h em mídias para aplicações como banners, displays, decoração de parede, sinalização, guarda-sóis, bandeiras, entre outras. A máquina imprime com resolução de 1.200dpi e emprega tecnologia de cabeça QuadroZ, também utilizada em impressoras da série Durst Kappa, desenvolvida para estamparia têxtil. As tintas originais da Rhotex HS são dispersas, à base d’água, sem odor e livres de VOC.

Fonte: SGIA



Potencialidades da impressão UV em madeira

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/01/2022
A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

As indústrias estão expandindo suas ofertas de produtos baseados em madeira, que podem ser decorados ou estampados com tecnologias de corte e gravação a laser, pinturas manuais, decalques de vinis adesivos ou uma combinação dessas técnicas. Mais recentemente, a impressão UV também tem sido utilizada como solução rápida e econômica para criar estampas de alta qualidade em uma variedade de substratos compostos por madeira.

Revestido e não revestido

Bétula, carvalho, bordo, cedro, nogueira, bambu, madeira compensada: há diversas opções com diferentes tons de cores e densidade. E como essas madeiras ficam depois de receberem imagens de impressoras UV? A madeira revestida é uma ótima superfície para impressão porque obstrui os grãos e fornece uma ótima superfície colorida. Em alguns casos, como na decoração de casas e escritórios, é necessário aplicar uma camada de cor base (incluindo as laterais). Esse revestimento pode ser aplicado com laca, tinta (pintada à mão ou pulverizada), laminada ou mesmo impressa em UV com tinta digital branca.

Recomenda-se aplicar uma camada de verniz transparente para obstruir os poros da madeira, antes de aplicar a impressão UV. Isso evita que as cores “sangrem” e garante uma superfície lisa e consistente para imagem, além de manter a aparência rústica sem sacrificar a qualidade das estampas.

Tipos diferentes de madeira podem receber imagens estampadas por UV

Gravação a laser

O corte a laser depois da impressão UV não danifica a tinta na madeira. Porém, a maioria dos usuários opta por cortar o substrato e, depois, imprimi-lo; para obter uma boa cobertura nas bordas. Também é possível combinar técnicas de laser para adicionar texturas e cores aos produtos de madeira.

Técnicas

Alguns materiais são muito finos e sensíveis para a gravação a laser e, ao serem submetidos a esse processo, podem avariar ou queimar. Como alternativa, pode-se aplicar a impressão UV para obter a aparência desejada. Por exemplo: as folhas de convite podem ser estampadas com um tom marrom que simule o efeito conferido pelo laser.

UV pode simular grafismos reproduzidos por gravadoras a laser

Segmentos que usam UV em madeira

- Indústrias: muitas indústrias, de vários segmentos, oferecem produtos de madeira que podem ser decorados digitalmente.

- Casamentos e eventos: nesse mercado, a madeira pode ser utilizada de várias maneiras criativas. Placas de madeira são muito populares. Os dias do casamento são alguns dos mais memoráveis da vida de muita gente, e os itens personalizados remetem a esses dias. Um letreiro personalizado, uma moldura ou até mesmo uma fotografia do casal podem agradar aos noivos e convidados.

- Brinquedos e jogos: alguns dos itens infantis mais lindos e atemporais são de madeira. Quebra-cabeças e jogos podem se tornar uma lembrança querida. Usando a impressão UV, pode-se personalizar imagens que resistam ao tempo.

- Decoração: a impressão UV abre uma maneira nova de personalizar itens de madeira para o lar. Porta-retratos, porta-copos, prateleiras de vinho e fotos impressas diretamente em madeira são itens que podem transformar casas e escritórios.

Fonte: LogoJET