Mercado global de sublimação deve atingir 15,2 bilhões de dólares até 2029

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/03/2025
Sublimação impulsiona crescimento no setor têxtil

Sublimação impulsiona crescimento no setor têxtil

De acordo com o novo relatório Future of Dye Sublimation to 2029, da consultoria internacional Smithers, o mercado de impressão digital por sublimação está para acelerar seu crescimento. A demanda por vestuário, decoração de interiores e têxteis técnicos deve gerar 11,8 bilhões de dólares em vendas em 2025.

Os dados da pesquisa apontam que a produção global de materiais sublimados deve atingir 2 bilhões de m² em tecidos e 73,6 milhões de m² em substratos rígidos em 2025.

A pesquisa indica que a demanda por produtos sublimados deve crescer significativamente após um período de crescimento modesto entre 2019 e 2023. Em 2020, a pandemia impactou fortemente o setor, especialmente o segmento de comunicação visual. No entanto, a previsão é que a demanda cresça a uma taxa composta anual (CAGR) de 7,9% nos próximos cinco anos, levando a produção global a 2,9 bilhões de m² em 2029. Em termos de valor, o mercado deve atingir 15,2 bilhões de dólares, com crescimento de 6,6% ao ano.

Os cinco principais segmentos da sublimação digital são: vestuário, decoração, têxteis técnicos, comunicação visual e substratos rígidos.

O segmento de vestuário representa 71,9% do volume global, impulsionado por tendências como a relocalização da produção da Ásia para regiões desenvolvidas na América do Norte e Europa. Outro fator relevante é a pressão crescente para reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil. Como a impressão por sublimação dispensa lavagens e vaporização para fixação da cor, a tecnologia contribui para minimizar o desperdício de corantes e químicos no meio ambiente.

No segmento de comunicação visual, a sublimação tem se beneficiado da crescente preferência por gráficos em displays, caixas de luz e sinalização, que são fáceis de instalar, têm custo reduzido e garantem imagens vibrantes e altamente saturadas.

Fonte: Smithers



Colacril lança lona para impressão digital e comunicação visual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/10/2013

Colacril passa a vender lonas para o mercado de sinalização e comunicação visual

Colacril passa a vender lonas para o mercado de sinalização e comunicação visual

A Colacril, fabricante de mídias, introduz a lona Colacril Sign, indicada para frontlits e banners. De acordo com a empresa, o substrato possui alto nível de planicidade, melhorando os processos de impressão digital e instalação.

A nova lona está disponível em acabamento branco fosco ou brilhante, em gramaturas de 280 a 440g/m² e em larguras de 1,52 a 3,20m.

Ainda segundo a fabricante, a mídia oferece durabilidade (em instalações outdoor) e resistência a raios UV, chuva, fungos, congelamentos, rasgamentos e desfilamento. Além disso, a Colacril Sign é compatível com grande parte das impressoras a jato de tinta disponíveis atualmente.

Fonte: Colacril



Mutoh anuncia nova impressora ValueJet 1604X

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/03/2016
Mutoh passou a disponibilizar mais uma opção de impressora rolo a rolo da linha ValueJet

Mutoh passou a disponibilizar mais uma opção de impressora rolo a rolo da linha ValueJet

A Mutoh, fabricante de equipamentos para sinalização, anunciou no mercado internacional a ValueJet 1604X, impressora solvente de grande formato com largura de 1,62m e cabeça piezoelétrica que dispara gotas com volumes que variam de 3,5 a 21 picolitros. 

Segundo a fabricante, trata-se de uma máquina de entrada para signmakers e empresas que procuram uma impressora adicional para aumentar o volume de produção.

O equipamento é indicado para a produção de impressos para aplicações em ambientes outdoor e indoor, como painéis, cartazes, sinalização, estandes de feiras, revestimentos de parede, etiquetas, envelopamento de carros e displays para PDV.

Com sistema motorizado de take-up para rolos com até 30kg, a impressora pode operar na velocidade máxima de 15m2/h (qualidade inferior) ou trabalhar em produção de 2,8m2/h (para imprimir vinis em alta qualidade).

A Mutoh recomenda o uso de tintas originais Eco Ultra (em embalagens de 220ml ou 1 litro) ou tinta Universal Mild (de 1 litro). A fabricante obteve recentemente o certificado European Indoor Air Comfort, que garante que as tintas UMS são adequadas para a produção de materiais para decoração.

Fonte: Mutoh