Mactac lança série de mídias adesivas para aplicações de curta duração

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/10/2018
Imagin M-Dot foi desenvolvida para ser instalada com rapidez e sem dificuldades

Imagin M-Dot foi desenvolvida para ser instalada com rapidez e sem dificuldades

A Mactac, fabricante de mídias para comunicação visual, anunciou no mercado internacional o lançamento da Imagin M-Dot, série de películas adesivas que podem ser aplicadas, reaplicadas e removidas por qualquer pessoa, sem a necessidade de ferramentas de instalação.

Composta pela M-Dot MD128 (película de polipropileno branco fosco) e pela M-Dot MD199 (película de PVC calandrado brilhante), a linha Imagin pode receber impressão digital látex, UV e solvente.

A Imagin M-Dot é indicada para aplicações em superfícies planas e lisas, como janelas, paredes, displays, peças de PDV, entre outras. Além disso, as mídias da série vêm com adesivo acrílico removível com estrutura semiesférica, para garantir uma colagem de qualidade por até um ano.

Jeff Stadelman, gerente de marketing da Mactac, declarou: “À medida que a demanda por publicidade em massa continua a crescer, as marcas querem promover suas mensagens da maneira mais rápida e fácil possível. Com o M-Dot, é possível instalar gráficos impressos em questão de minutos, sem a necessidade de um instalador profissional ou de ferramentas”.

Fonte: Mactac



Como separar o greenwashing do verdadeiro compromisso sustentável

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/03/2023
Certificações e ações corroboram com o compromisso autêntico da empresa pela sustentabilidade

Certificações e ações corroboram com o compromisso autêntico da empresa pela sustentabilidade

As conversas sobre greenwashing (a “maquiagem verde”) estão em pauta. Isso mostra que o interesse público pela sustentabilidade é cada vez maior, e declarações duvidosas e vagas sobre o compromisso verde de uma empresa não são mais aceitas.

Mas o que é o greenwashing?

Não é fácil defini-lo. Aliás, não existe uma definição única e reconhecida para este fenômeno. No entanto, ele diz respeio à capitalização, por meio de omissões ou mentiras, da demanda por produtos ecologicamente corretos. O greenwashing também pode ser resumido como uma estratégia de marketing (ou comunicação) utilizada por empresas que dissimulam esforços para reduzir impactos ambientais (quando na verdade não há esforço nenhum).

Quando nos referimos ao setor têxtil, essa falta de clareza (do greenwashing) pode enganar alguns players que gostariam de contar com parceiros verdadeiramente sustentáveis. Por outro lado, clientes conscientes da importância de apoiar empresas transparentes encontram-se com pouca ou nenhuma orientação, em um contexto difícil de navegar.

Como podemos lutar contra o greenwashing e como evitá-lo?

Existem algumas características que garagem a autenticidade do compromisso de uma empresa com a sustentabilidade, como consistência, tradição, ações e certificações.

O Grupo JK, por exemplo, fabricante de tintas para impressão digital têxtil, produz materiais à base d’água desde o início de sua jornada digital, em 2000. Ao analisar suas ações, podemos tomar como exemplo a embalagem BIB (Bag-In-Box), que consiste em um saco plástico flexível de PE (ou multicamadas) dentro de um papelão, usada para armazenar tintas.

A BIB reduz em 80% o uso de plástico (em comparação com as embalagens de PEAD) e oferece muitas outras vantagens. Além de garantir a melhor manutenção da tinta, graças às suas propriedades de proteção física e mecânica, a BIB é menor que os recipientes tradicionais do mercado, e isso se traduz em menores custos de armazenamento e transporte. Ou seja, um menor impacto ambiental na cadeia de suprimentos. Além disso, o invólucro de papelão externo do BIB pode ser facilmente reciclado, otimizando a circularidade nesta indústria.

As certificações podem funcionar como provas de confiabilidade. A maioria não é obrigatória, mas voluntária, e isso dá uma boa ideia do esforço de uma empresa em provar-se realmente sustentável. O Grupo JK, por exemplo, optou por cumprir regulamentos internacionais e europeus (Reach) relacionados a riscos químicos e padrões têxteis de uma cadeia produtiva amigável ao meio ambiente. Ao optar por cumprir padrões como Eco-Passaporte, ZDHC e GOTS, o Grupo JK optou pela transparência e pelo compromisso de manter seu portfólio diversificado, que inclui tintas dispersas, pigmentadas e reativas e materiais de sub-tinturas. Tais valores são intrínsecos ao Grupo JK e estão bem presentes na equipe de P&D, que trabalha constantemente para projetar novos produtos ecologicamente corretos, certificados e eficientes.

Ainda não temos uma definição final do que é greenwashing, mas temos algumas orientações sobre o que buscar no mercado.

Fonte: Grupo JK



Grafityp lança vinis e filmes para laminação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/06/2019
Ao todo, empresa anunciou cinco mídias para comunicação visual

Ao todo, empresa anunciou cinco mídias para comunicação visual

A Grafityp, fabricante europeia de mídias para sinalização, lançou no mercado internacional cinco produtos da linha Grafiprint. Entre eles, estão três vinis adesivos monoméricos (M010R, M112SHT e NM116HT) e dois filmes para laminação (LAM250UV e LAMx40UV).

Brilhante transparente, o M010R tem 80µm e pode receber impressão solvente, látex e UV. É indicado para aplicações de curto prazo.

O M112SHT é um filme branco e brilhante para impressão digital. Tem 100µm de espessura e adesivo Super High Tack. É indicado para aplicações em superfícies de baixa energia.

O Grafiprint NM116HT é uma película fosca para impressão digital, fornecida com um adesivo cinza de alta aderência. Foi desenvolvida especialmente para aplicações de decoração de parede.

O Grafiprint LAM250UV é um filme para laminação polimérico calandrado de 75µm. Já o Grafiprint LAMx40UV é um laminado brilhante de 40µm. Ambos foram desenvolvidos para proteger impressos com tintas UV.

Fonte: Grafityp