Dicas para evitar o enrugamento do vinil adesivo durante a impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2013

Você já deve ter notado que o calor é uma das principais causas do enrugamento do vinil adesivo. Para evitar que isso ocorra, reduza a temperatura de secagem da impressora. Mesmo assim, se a ondulação persistir, tente diminuir ainda mais temperatura – mas cuidado para não deixar de secar a tinta. Se você atingir um nível em que ela já não seca mais, considere então reduzir a quantidade de tinta impressa.

Alguns softwares RIP têm ferramentas que permitem um ajuste direto da quantidade de tinta. Em outros programas, o limite total desse insumo já vem definido de acordo com um perfil de cor, e não pode ser alterado diretamente. Nesses casos, tente criar e usar outros perfis.

O limite total de tinta, muitas vezes, varia entre 250 a 280%, dependendo dos insumos, impressora e substratos utilizados.

Observe também que o número de passadas da impressora influencia na exposição do vinil adesivo ao calor. Aumentar o número de passadas retarda o avanço do material e, portanto, aumenta o tempo em que o substrato fica em contato com o calor. Então, uma indicação é tentar diminuir a quantidade de passadas.

Para evitar que o enrugamento aconteça, o recomendado é seguir as dicas dadas, além de fazer algumas experiências para obter um equilíbrio na produção.

enrugamento do vinil

Uma das causas do enrugamento da película em uma impressora é a exposição a muito calor

Autora: Carol Millar, Especialista de Serviços Técnicos da 3M

Tradução e adaptação: InfoSign



Feira FuturePrint 2020 é postergada

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/03/2020
Evento será realizado de 24 a 27 de novembro, no Expo Center Norte

Evento será realizado de 24 a 27 de novembro, no Expo Center Norte

A Informa Markets, organizadora da Feira FuturePrint 2020, anunciou uma nova data para o evento, que será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro (terça à sexta), no Expo Center Norte, SP.

Segundo a organizadora, é a primeira vez que, em 30 anos, a feira teve que ser adiada. A decisão foi tomada com base nas orientações e previsões do Ministério da Saúde e demais órgãos governamentais sobre a evolução da pandemia de convid-19. A Informa também consultou representantes do setor de impressão digital. O principal objetivo do adiamento é prezar pela saúde e integridade de todos os envolvidos no evento, além de promover negócios e relacionamentos que contribuirão para a retomada da economia.

Liliane Bortoluci, diretora do evento, declarou: “Reforçamos que somos mais do que uma feira, somos uma comunidade. E, tendo isso por premissa, acreditamos que essa mudança tenha sido a melhor decisão para todo o mercado”.

Organizada pela Informa Markets, uma das maiores promotoras de eventos e feiras de negócios do país, a FuturePrint 2020 reunirá 40 mil visitantes, mais de 650 marcas expositoras, em uma área de 35 mil metros quadrados, para comemorar, juntos, os 30 anos de desenvolvimento do mercado.

Fonte: Informa



Versão 14 do Caldera RIP é lançada

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/10/2020
Aplicativo aumenta capacidade de produção e reduz do tempo de inatividade de birôs

Aplicativo aumenta capacidade de produção e reduz do tempo de inatividade de birôs

A desenvolvedora Caldera anunciou a versão 14 de seu RIP homônimo.

Segundo a empresa, a nova edição do Caldera RIP concentra-se na otimização dos Hotfolders, cujas consultas paralelizadas podem reduzir o tempo gasto em fluxos de trabalho PDF e TIFF. Isso representa um ganho de produtividade substancial em relação às versões anteriores do software.

A nova versão do RIP também inclui uma série de recursos exclusivos para clientes CalderaCare. Além disso, seus fluxos de trabalho baseados em arquivo podem ser vinculados ao RIP e ao PrimeCenter, nova solução que carrega e processa metadados automaticamente, como o número de cópias de cada layout preparado.

Outra novidade é a QuickConfig, que reduz o tempo de gerenciamento de configurações e oferece flexibilidade extra ao enviar trabalhos da ImageBar.

O Caldera 14 oferece suporte a 42 novos drivers de impressão e três novos drivers de mesas de corte. Além disso, a detecção de patchs para os espectrofotômetros X-Rite i1Pro3 e i1i03 também foi aprimorada.

Samin Sarkar, gerente geral da Caldera, declarou: “Com o aumento da produção, aumentos no fluxo de trabalho de até 35%, várias economias de tempo e a automação do DSP, realmente não há razão para não atualizar o Caldera para a versão 14, ou assinar o CalderaCare”.

Fonte: Caldera