Estudo indica alto crescimento da impressão digital industrial e decorativa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/10/2024
Setor atingirá 112,9 bilhões de dólares até 2024

Setor atingirá 112,9 bilhões de dólares até 2024

A consultoria Smithers concluiu uma nova pesquisa sobre o futuro da impressão digital industrial e decorativa. O relatório oferece insights e dados sobre tendências, inovações e oportunidades de crescimento no setor:

Visão geral do mercado

O mercado de impressão industrial e decorativa está crescendo por conta de avanços na tecnologia e da demanda por produtos personalizados. O mercado está projetado para atingir 112,9 bilhões de dólares até 2024, com uma taxa CAGR de 5,5% entre 2024 e 2029.

Principais segmentos

- Eletrônicos: maior segmento, respondendo por 51% da participação de mercado, com CAGR de 6,8% durante o período previsto.

- Decoração: revestimentos de parede, pisos e itens de decoração para casa.

- Tecidos: vestuário, têxteis para o lar e têxteis técnicos.

- Cerâmica: azulejos, louças e louças sanitárias.

- Eletrônicos impressos: aplicações como displays flexíveis, sensores e etiquetas RFID.

- Vidro: vidro arquitetônico, vidro automotivo e produtos especiais.

- Automotivo: componentes internos e externos, como painéis, painéis de portas e painéis de instrumentos.

- Biomédica e de ciências biológicas: dispositivos médicos, próteses e engenharia.

- Impressão 3D: aplicações em manufatura, saúde e produtos de consumo.

Tendências e oportunidades

- Avanços tecnológicos: novas tecnologias inkjet estão impulsionando a inovação e expansão de aplicações.

- Demanda por personalização: os consumidores estão cada vez mais buscando produtos personalizados.

- Materiais sustentáveis: há um foco uso de materiais e processos ecologicamente corretos em impressão industrial e decorativa.

- Expansão de aplicações: novas aplicações estão surgindo em setores como saúde, automotivo e eletrônicos.

Principais desafios

A impressão digital industrial e decorativa enfrenta a concorrência de processos de fabricação tradicionais, como serigrafia e offset. Além disso, é necessário proteger direitos de propriedade intelectual e aumentar a adesão a regulamentações ambientais e de segurança, que podem ser complexas e custosas.

Fonte: Smithers



Agfa lança impressora Jeti Tauro H3300 UHS LED

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/03/2021
Equipamento pode rodar na velocidade de 600m²/h

Equipamento pode rodar na velocidade de 600m²/h

A fabricante Agfa anunciou a Jeti Tauro H3300 UHS LED, nova impressora UV híbrida capaz de estampar mídias com largura de 3,3m, em quatro ou seis cores, na velocidade de até 600m²/h. Além de trabalhar com peças variadas de comunicação visual, o equipamento também imprime embalagens de papelão ondulado, permitindo que os birôs expandam seus negócios.

Construída para trabalhar por 24 horas por dia, a impressora integra uma série de ferramentas para oferecer automação e alta produtividade, como os grandes tanques de tinta e a configuração de alimentação de rolo duplo. A máquina também possui uma câmera opcional para impressão em frente e verso.

A Jeti Tauro H3300 UHS LED utiliza tintas Anuvia com certificação GREENGUARD Gold. Segundo a fabricante, o consumo desses insumos é o mais baixo do mercado graças à tecnologia patenteada “Thin Ink Layer”, da Agfa, que combina pigmentos, algoritmos de software e componentes da impressora para aplicar camadas de tinta mais econômicas e consistentes. Branco e primer são opcionais.

A Jeti Tauro H3300 UHS LED roda com o software de fluxo de trabalho Asanti, da Agfa, que controla e automatiza todo o processo, da pré-impressão até o acabamento. A ferramenta “Smart Asanti Production Dashboard” exibe o consumo de tinta e de mídias e o tempo de impressão para cada trabalho. Os modos de impressão calibrados são modelos de produção personalizados que controlam todos os parâmetros produtivos e permitem a criação automática de trabalhos.

Fonte: Agfa



Fisher Textiles passa a vender tecidos para sublimação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/06/2014

Materiais servem para a fixação e suporte de banners e aplicações de comunicação visual

Tecidos são usados como banners e aplicações de comunicação visual

A Fisher Textiles, fornecedora de mídias para sublimação, lançou no mercado internacional o GF 610 Rubber Ducky, tecido para a banners e displays. O substrato combina tecido de poliéster e borracha acrílica e pode receber impressão digital sublimática ou UV.

De acordo com a empresa, a mídia é à prova d’água e apresenta tratamento superficial. Pode ser aplicada em ambientes outdoor e indoor, em locais como lojas de varejo, exposições, eventos, entre outros.

O verso preto e opaco de borracha acrílica serve como acabamento caso a mídia seja usada como banner.

Fonte: SGIA