Estamparia digital têxtil na Mimaki Week

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/08/2015
Mimaki Week contou com palestras sobre o mercado de impressão digital

Mimaki Week contou com palestras sobre o mercado de impressão digital

Entre os dias 3 e 7 de agosto, na filial recifense da Mimaki Brasil, foi realizado o Mimaki Week, evento que reuniu clientes, empresários e técnicos para discutir a impressão digital em tecidos. Na ocasião, Marcelo Ribeiro, da Mimaki, ministrou a palestra “Estamparia Digital”, na qual foram apresentados processos de impressão em poliéster, algodão e poliamida, além de novas tecnologias para o ramo.

Além disso, foram apresentados equipamentos Mimaki (CJV150 e JV300) e atuações da impressão sublimática. Outro ponto frisado durante o evento foi a impressão em banners de tecidos, que estão substituindo banners de lonas.

Segundo Ribeiro, para a preparação da palestra, “foi necessário colocar em pauta dados da indústria têxtil nacional, compilando informações do setor em 2012, 2013 e 2014 e projeções para 2015. Mostramos também os polos têxteis brasileiros e mensuramos a capacidade produtiva de cada um”.

Tecnologias de impressão digital em tecidos

Na palestra apresentada na Mimaki Week, foram discriminadas as tecnologias de estamparia têxtil digital, que podem ser divididas em impressão direta (para bases naturais) e sublimação (normalmente utilizada para poliéster).

As bases naturais são estampadas com pastas (tintas) reativas ou ácidas. Para tanto, são necessários tratamentos prévios e posteriores realizados por meio de equipamentos como rama, lavadora, vaporizador, entre outros. São máquinas consolidadas que se encontram instaladas em muitas empresas do país.

A estamparia em tecidos com base sintética poliamida é realizada com impressão direta e pasta (tinta) ácida. Por reter calor, a poliamida exige processos mais complexos de estamparia. Porém, há empresas que adaptaram a sublimação para obter resultados aceitáveis nesse tipo de substrato.

Para o caso das bases sintéticas (PES), o processo é definitivamente mais simples e demanda impressão em papel e termotransferência (calandra ou prensa térmica). Trata-se de uma solução popular entre as estamparias brasileiras, que contam com uma grande variedade de bases PES, como PV, PA e bases mistas.

Fonte: Mimaki Brasil



Innovia Films apresenta nova linha de películas de BOPP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/11/2018
Películas podem durar até dois anos em aplicações outdoor

Películas podem durar até dois anos em aplicações outdoor

A Innovia Films, fabricante de mídias para impressão, estendeu seu portfólio de filmes de BOPP ao lançar, no mercado internacional, a linha Rayoart, composta por películas brancas brilhantes.

Richard Southward, gerente global de produtos da Innovia Films, declarou: “Esses filmes de 60µm são 33% mais finos do que nossos outros filmes gráficos. Eles oferecem alta estabilidade na laminação e na impressão, além de serem extremamente fáceis de aplicar ou remover em temperaturas altas e baixas”.

Indicados para aplicações indoor e instalações outdoor de curto prazo, os filmes são resistentes à luz UV e oferecem dois anos de duração.

As películas Rayoart podem ser estampadas por equipamentos flexográficos e serigráficos e impressoras inkjet UV e látex, o que as torna uma alternativa viável ao PVC calandrado.

Fonte: Innovia Films



MS Printing apresenta nova impressora têxtil Mini Lario

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/07/2019
Máquina emprega 64 cabeças de impressão

Máquina emprega 64 cabeças de impressão

A fabricante MS Printing anunciou a nova Mini Lario, impressora têxtil industrial capaz de trabalhar na velocidade máxima de 1.094m/h, na configuração 2xCMYK.

Com 64 cabeças e sistema scanning, a máquina integra inovações tecnológicas como o posicionamento do carro impressor, que fica pendurado na ponte de impressão.

A fabricante também disponibiliza um sistema de pré-tratamento em linha. A solução in-line traz benefícios como a redução de gastos com água, energia e produtos químicos.

Luigi Milini, presidente honorário da MS Printing Solutions, declarou: “A Mini Lario é a máquina com sistema scanning mais rápida do mundo. Acreditamos que por estarmos sempre à frente, conseguimos promover mudanças técnicas, e fizemos isso com a LaRio, e estamos fazendo isso com a Mini Lario”.

em termos de velocidade e retorno de investimento, a Mini Lario fica entre as impressoras LaRio e JPK-EVO, da própria MS Printing.

Fonte: MS Printing