Espaço do Empreendedor é novidade na Fespa Brasil 2016
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2016
Entre os dias 6 e 9 de abril, a Fespa Brasil 2016 contará com o Espaço do Empreendedor, onde os visitantes poderão tirar dúvidas sobre negócios e conhecer maneiras de otimizar processos. Segundo a organizadora do evento, trata-se de uma oportunidade de ouvir dicas, orientações e sugestões empresariais do especialista em empreendimento Wilson Giglio.
Além do Espaço do Empreendedor, Giglio ministrará no dia 6 de abril a palestra "Como administrar o seu fluxo de caixa e realizar o planejamento financeiro", em que dá orientações para a criação de centros de custos, análise horizontal e vertical, gráficos e relatórios gerenciais, que ajudarão a administrar fluxo de caixa e planejamento financeiro.
Giglio estará presente também no Sublimation Day, congresso que ocorre dentro da Fespa Brasil no dia 9 de abril. Das 11h30 às 12h00, o consultor fala sobre cálculos de custos para empresas que vendem banners, painéis, adesivos, envelopamentos, fachadas, toldos, luminosos, entre outras aplicações de sinalização e comunicação visual.
Desde 1990, Giglio atua como organizador de empresas e equipes, além de ser consultor em gestão empresarial (especializado em comunicação visual), contador, administrador, palestrante, congressista, escritor e mentor de negócios.
Fonte: Fespa Brasil
SPGPrints alavanca novos negócios na Febratex 2016
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/08/2016
A SPGPrints, fornecedora de materiais para impressão têxtil, participou da 15ª edição da Febratex (Feira Brasileira para a Indústria Têxtil), realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, em Blumenau. Segundo a empresa, o evento superou expectativas e alavancou novos negócios com a nova impressora Javelin.
A feira recebeu a visitação de 96 mil pessoas do Brasil e de países da Europa, Ásia e das Américas Latina e do Norte. José Maria Alves, diretor da SPGPrints, declarou: “Nossa participação na Febratex foi um sucesso. Recebemos clientes e prospects qualificados que superaram nossas expectativas mais otimistas para o evento. Voltaremos na próxima edição com espaço ainda maior”.
A empresa destacou a importância de ter apresentado na Febratex a Javelin, impressora que pode produzir até 2 milhões de metros lineares por ano. Outro investimento da fabricante nos últimos anos foi o incremento em seu portfólio de tintas. A principal novidade foi lançada na Febratex: as tintas ácidas Nebula HD, indicadas para lycra poliamida (PA), peças em lã e itens de seda de luxo, como echarpes e gravatas de alta costura. Trata-se de uma formulação completamente nova, para oferecer maior intensidade de cor e melhor desempenho na impressão.
Fonte: SPGPrints
Guia de reciclagem para banners de PVC
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/02/2022
Os plásticos transformaram o mundo. Sem plástico, o mundo teria de abrir mão de materiais baratos e duráveis encontrados em embalagens, eletrônicos, cosméticos, dispositivos médicos e milhares de outros objetos.
Depois do polietileno e do polipropileno, o PVC é o plástico mais produzido, com 40 milhões de toneladas geradas anualmente no mundo. É também a matéria-prima mais popular para a confecção de banners, por proporcionar a durabilidade e a capacidade de impressão necessárias para aplicações em comunicação visual. Os banners de lonas de PVC são leves, duráveis e resistentes às intempéries, por isso são indicados para publicidades internas e externas. Mas com o aumento da conscientização ambiental, a popularidade dessas mídias está diminuindo em favor de alternativas sem PVC.
Este artigo analisa a reciclagem de banners de PVC e a pegada ambiental desse plástico para entender por que (e se) a sua empresa deve usar essas mídias atualmente.
Os banners de PVC podem ser reciclados?
Sim. Eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos de PVC, como cones de trânsito, móveis de plástico e outros objetos sólidos. A reciclagem remove os plastificantes que tornam o PVC flexível, criando um reciclado de PVC sólido.
A Innotech, por exemplo, tem um esquema de reciclagem exclusivo para os seus clientes. A empresa entrega gaiolas de reciclagem aos seus parceiros de impressão, para que elas sejam preenchidas com resíduos. Em seguida, elas são coletadas a levadas a uma instalação onde os resíduos são separados e reciclados.
Se o PVC não for reciclado, pode ser incinerado, acabar em aterros sanitários ou ser descartado de maneira irresponsável no meio ambiente.
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Quão fácil é reciclar lonas de PVC?
Os banners de PVC podem ser reciclados. Porém, o procedimento demanda instalações especializadas. O PVC deve ser separado da tela em um processo químico que libera o cloro contido no PVC (assim como os demais constituintes químicos).
O resíduo de PVC resultante tem uma composição diferente. Por isso, não pode ser usado para gerar novos banners de PVC sem que receba químicos adicionais, para devolvê-lo às especificações adequadas.
Os banners de PVC também são mais difíceis de reciclar do que o PVC sólido devido aos plastificantes adicionais que os tornam flexíveis. Esses plastificantes precisam ser separados do PVC, o que libera emissões nocivas.
Isso é diferente da reciclagem de PVC sólido, que é mais fácil de reciclar com mecanismos que trituram o plástico e geram em esferas recicladas.
Baixas taxas de reciclagem
Embora reciclável, o PVC não é amplamente reciclado. Chamá-lo de multiuso é falso devido ao baixo volume de reciclagem. No Reino Unido, por exemplo, apenas 18,6% do PVC foi reciclado nos anos de 2019 e 2020. Parte da razão por trás das baixas taxas de reciclagem é a viabilidade econômica. A reciclagem do PVC é custosa e apenas grandes recicladores investem no processo.
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O PVC só pode ser reciclado uma vez
Outra questão sobre o PVC: o processo de reciclagem degrada o plástico a ponto de sua composição química mudar substancialmente. Por isso, dar-lhe uma segunda vida é o limite.
Com o PVC, o limite de reciclagem é de um ciclo. Isso mesmo: o PVC só pode ser reciclado uma vez. Isso é complicado para uma sociedade circular.
Praticamente todos os plásticos estão limitados à quantidade de vezes que podem ser reciclados, e o PVC está na extremidade inferior da escala de reciclabilidade.
Banners de PVC e o meio ambiente
O PVC é uma boa escolha para produtos que devem durar décadas, mas os banners de PVC geralmente são usados apenas por alguns meses.
O PVC é tão ruim assim?
O maior problema com o PVC é que ele não é biodegradável. Juntamente com os requisitos de reciclagem complexos e caros, isso significa que uma grande proporção de PVC chega aos aterros sanitários e ao meio ambiente.
Se não for reciclado, ao fim de sua vida útil, ele pode:
- Acabar em um aterro sanitário;
- Acabar no meio ambiente;
- Ser incinerado, liberando seus produtos químicos nocivos.
Se você está preocupado com esses cenários, usar banners sem PVC é a alternativa.
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Mídias alternativas
Além das taxas de reciclagem serem baixas, o PVC pode ser reciclado apenas uma vez antes de se tornar inútil. Isso significa que todos os produtos de “PVC reciclado” chegam ao fim quando danificados ou desnecessários.
A alternativa é optar por banners sem PVC sempre que possível. Aqui estão as principais alternativas:
- Poliéster: é 100% reciclável e infinitamente reciclável (com processos químicos), tornando-o um material de circuito fechado;
- PET: é 100% reciclável, podendo ser reciclado pelo menos 10 vezes;
- PP: é 100% reciclável, podendo ser reciclado de 3 a 4 vezes. É um filme de exibição indicado para aplicações como sinalização ao ar livre e decoração de lojas.
Se você está preocupado com a pegada ambiental dos banners de PVC, escolher uma alternativa sem PVC é uma decisão a ser pensada.
Fonte: Graphicdisplayworld
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