Epson lança site dedicado à estamparia digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/02/2018
Página foi criada para mostrar a interação entre moda e impressão digital

Página foi criada para mostrar a interação entre moda e impressão digital

A filial norte-americana da Epson, fabricante de impressoras digitais, apresentou recentemente o site intitulado Epson Brings Technology & Fashion Together, dedicado a mostrar as conexões entre a tecnologia de impressão digital de tecido e designers e empresário da moda.

A nova página fornece orientações sobre soluções para uma variedade de aplicações de estamparia têxtil tecido digital, como sublimação e impressão direta. Além disso, ajuda a promover a integração da tecnologia digital nos fluxos de trabalho dos designers.

Mark Radogna, do marketing da Epson America, declarou: “A tecnologia de impressão digital mudou todas as indústrias. Atualmente, está revolucionando a indústria da moda, ao oferecer aos designers novas maneiras incríveis de produzir seus projetos em uma variedade de tecidos. O mercado impressão digital de tecidos está evoluindo rapidamente e a Epson está ajudando a mostrar aos designers os benefícios desta tecnologia emergente”.

A Epson listou algumas das vantagens da impressão digital para os designers de moda:

Qualidade de imagem: a impressão digital em tecidos produz estampas de alta qualidade com cores e designs ilimitados;

Desempenho confiável: uma impressora digital têxtil pode estampar em tecidos que os designers geralmente estampam com serigrafia, mas em tempo muito menor;

Design sem limites: na impressão digital têxtil, as opções de design são praticamente ilimitadas. Quase tudo que pode ser projetado em um computador pode ser impresso;

Imprime praticamente em qualquer tipo de tecido: a Epson possui um portfólio de soluções que atende aos mais diversos requisitos e tipos de tecidos, desde poliéster e misturas a fibras naturais, como seda, algodão, linho, lã e rayon;

Melhor para o meio ambiente: a impressão digital proporciona reduções significativas no consumo de água e eletricidade quando comparado aos métodos tradicionais de estamparia. Para muitas empresas, a impressão digital pode reduzir o uso de água em até 90% e o gasto elétrico em até 30%;

Solução acessível: a impressão de tecido digital oferece uma excelente relação desempenho e preço, com produtividade confiável para atender às necessidades das empresas.

Fonte: Epson



Plotter de recorte Expert 52LX chega ao mercado brasileiro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/11/2012

A Akad, fornecedora de materiais para comunicação visual, apresenta a nova plotter de recorte da GCC, Expert 52LX, com largura de 1.300mm. A máquina é equipada com o sistema AASII (Accu-Aligning-System), um sensor óptico que permite a detecção automática de marcas de registro nas imagens.

Segunda a fornecedora, o equipamento possui força de até 400g e controle digital de velocidade, podendo alcançar até 600mm/s. A plotter de recorte tem motor servo digital, sistema de troca de lâminas (Smart Lock) e pedestal de piso com suporte de rolo com fixadores para rolos de vinil.

O Expert 52LX possui painel de controle com visor de cristal líquido (LCD), que exibe 20 dígitos em duas linhas, com funções em português (Brasil). O visor permite o monitoramento das operações (deslocamento, qualidade e velocidade).

A nova plotter de recorte também faz o contorno de imagens impressas, para a produção de etiquetas, rótulos, decalques, adesivos decorativos, apliques, entre outros materiais. Os substratos que podem ser recortados são: vinil adesivo, vinil refletivo, filmes rubi e âmbar, flock térmico, sand blast, entre outros.

plotter de recorte gcc

Plotter CGG Expert 52LX, vendida no mercado nacional pela Akad

Fonte: Akad. Texto editado por: InfoSign



Como escolher a resolução para a sua impressora digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/12/2012

resolução impressão

A escolha da resolução depende de fatores como a distância de visualização

Em dúvida sobre qual resolução usar na sua impressora? Então faça o seguinte: pergunte ao seu cliente onde o impresso será instalado e por quem e como ele será visualizado.

Se o impresso for visualizado a grandes distâncias, use resoluções menores. Isso porque, quanto mais o observador se afasta, mais dificuldade ele tem de enxergar os pequenos pontos que compõem a imagem. Ocorre uma ilusão óptica.

Já quando o impresso for visualizado a distâncias pequenas, use resoluções maiores, porque os observadores conseguem enxergar os detalhes da imagem.

Portanto, há uma relação inversamente proporcional: maior distância, menor resolução. Menor distância, maior resolução.

Sabendo disso, fica fácil aplicar a seguinte tabela:

Distância de visualização (metros) Resolução (dpi)
Mais de 15 75
Entre 3 a 15 Entre 150 e 300
Entre 1,5 a 3 Entre 360 e 720
Entre 0,5 a 1,5 Entre 720 a 1440
Menos que 0,5 Mais de 1440

Observação: ao escolher a resolução da sua impressora, também leve em consideração o gasto de tempo e de tinta. Existe uma relação diretamente proporcional: quando você opta por usar resoluções maiores, mais tempo e tinta você gastará para imprimir — o que vai encarecer o seu trabalho.

Por exemplo: um dada impressora trabalha na velocidade de 35m2/h, na resolução de 360 dpi, gastando 3ml/m2 de tinta. Se ela operar com 720dpi, gastará 5ml/m2 e vai imprimir na velocidade de 7,5m2/h (frisa-se que esse é apenas uma exemplo para fins didáticos).

O que é resolução de impressão

Segundo o "Guia Xaar para inkjet industrial", a resolução está relacionada com a precisão ou apuro visual de uma imagem. Ou seja, a habilidade de separar visualmente os objetos contidos numa imagem (e os seus limites). Para uma pessoa com acuidade visual média, isso significa distinguir uma par de objetos que compreendem um ângulo visual de 1 arco-minuto (1/60 de grau).

A resolução de impressoras digitais é medida em dpi (dots per inch — pontos por polegada). Se a resolução máxima de uma impressora é de 600dpi, isso quer dizer que ela imprime até 600 pontos (lado a lado) em uma polegada linear. Uma polegada equivale a 2,5cm.

Observação importante: não confundir resolução de impressão (medida em dpi) com resolução de dispositivos de visualização (como monitores), medida em ppi (pixel per inch — pixel por polegada).

Esse artigo é de autoria do InfoSign. Pulicado originalmente no dia 15 de dezembro de 2012.