Digi Print é a mais nova revenda Roland
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/08/2013
Em julho, o mercado de impressão digital têxtil ganhou um novo fornecedor, a Digi Print. Trata-se de uma revenda especializada em equipamentos e insumos da Roland. Além disso, a empresa tem suprimentos da Papéis Havir e possui sua própria marca de tintas sublimáticas para impressoras Roland, Mimaki, Epson e Mutoh.
Entre os especialistas da nova fornecedora, está Marcos Pinhata, diretor comercial da empresa e ex-colaborador da Marbor, que encerrou recentemente as suas atividades no ramo de impressoras digitais.
"Atuaremos no mercado de uniformes, decoração, moda, dublagem e calçados, atendendo todo território brasileiro. Prometemos excelência em atendimento aos clientes. Como base, contamos com um amplo conhecimento de mercado", declarou Pinhata.
A Digi Print comercializa impressoras Roland voltadas ao mercado têxtil, como a RE-640S, a Versa Studio e a XF-640S.
Em breve, a empresa divulgará seu site e show room.
Como aplicar vinil adesivo em vidro
Por Eduardo Yamashita em 06/12/2015
O pré-requisito para qualquer aplicação bem-sucedida de vinis adesivos é conhecer a superfície onde o substrato será aplicado. No caso de vidros, é necessário saber que eles não iguais. Alguns são expostos à luz solar direta durante longos períodos. Outros são revestidos com um substrato, como o silicone, que dificulta a adesão em longo prazo. E alguns vidros são cobertos com filmes de resistência antirreflexo, que sempre dificultam muito a remoção da imagem.
Saiba também que há diferentes tipos de vinis adesivos. Janelas exigem filmes cast em vez de película calandrada. Mais especificamente, as películas perfuradas concebidas para superfícies planas e transparentes são ideais para aplicações em vidro. Trata-se de um substrato com padrão de orifício contínuo para proporcionar uma imagem visível do exterior sem prejudicar a vista de dentro do ambiente.
Diversos fatores influenciam a longevidade das imagens aplicadas em janelas: combinação correta entre filmes, tintas, laminação, formulação da tinta, métodos de secagem, condições de exposição e métodos de manutenção e limpeza.
Evite problemas
Para evitar falhas na instalação, conheça e execute com cuidado as várias etapas de pré-aplicação. A primeira dica é aplicar laminação para aumentar a durabilidade do filme e protegê-lo de poeira, água e sujeira acumuladas.
Como o vinil ficará exposto à luz solar, deve-se evitar usar imagens escuras. Caso contrário, a mídia absorverá mais calor, além de dificultar a capacidade do vidro de “respirar” o calor para fora. Eventualmente, o vidro pode trincar devido à alta temperatura.
Deve-se ter cuidado também com o clima frio. Os fabricantes não recomendam a aplicação de vinis em vidro quando a temperatura for inferior a 5ºC, porque a adesão da película não ocorrerá.

Preparação para a instalação
A primeira etapa da instalação é a limpeza completa da superfície de vidro. Para tanto, deve-se usar álcool isopropílico. Não é recomendado o uso de produtos à base de amoníaco, pois eles criam um filme sobre a janela que afeta o adesivo do vinil e causa bolhas.
Antes de começar a aplicação, dimensione a janela. Corte a película com a forma aproximada da janela antes da espatulação do filme. Meça a imagem para ter certeza de que ela terá uma folga em torno de qualquer junta de borracha. O vinil não deve se sobrepor às molduras da janela, pois perderá a aderência.
Em caso de imagens que fazem uma “ponte” sobre superfícies de metal pintado entre janelas, aplique uma película opaca para as superfícies entre as janelas. Assim, será possível eliminar as inconsistências dos vinis.
.jpg)
Aplicação do vinil
Os fabricantes não recomendam aplicações úmidas para vinis perfurados, porque a água se acumulará nos buracos, o que vai obscurecer a visão das pessoas que estiverem olhando através da imagem. Portanto, aplicação seca é o único método recomendado.
Para a instalação, vire para baixo o filme no centro da janela e corte a imagem um pouco maior que a superfície a ser adesivada. Use uma fita adesiva de baixo tack, como uma dobradiça, e, em seguida, comece a remover o liner da imagem. Ao aplicar a imagem e cortar uma margem de 3mm a 5mm, elimina-se a necessidade de vedação de borda sobre o contorno da janela.
Em seguida, vire a imagem para baixo e comece a aplicar pressão sobre o filme para criar adesão, removendo o liner aos poucos. Recomenda-se usar uma proteção de baixo atrito na espátula plástica para evitar riscos na imagem.
Depois, comece espatulando no meio da imagem e, depois, de um lado para o outro, continuando o processo a partir do centro. Use traçados sobrepostos da espatulação. Sempre reespatule a imagem.
Se o projeto tiver dois (ou mais) painéis justapostos, recomenda-se refilar cuidadosamente as imagens para que os painéis se unam e formem emendas perfeitas. Faça o refile das imagens antes de iniciar a aplicação. Ao cortar o filme quando ele já estiver na janela, corre-se o risco de avariar permanentemente o vidro.
Se houver bordas e emendas, use um vedador de bordas para evitar que água e contaminantes entrem sob o filme e obstruam a visão interior ou contaminem o adesivo. O vedador deve ser aplicado com cuidado para vedar completamente as bordas e minimizar as distorções causadas pelo selador do lado da visualização da imagem. Use um pincel 1/4 polegadas para aplicar o selador, o que dará mais controle e precisão.
Remoção do vinil
Para remover o vinil sem danificar o vidro, é possível aplicar o método químico ou calor.
O método de remoção por meio do calor emprega pistola, lâmpada ou maçarico. A primeira etapa é aquecer um canto da imagem com muito cuidado para evitar que o material ou a janela esquente muito, o que pode quebrar o vidro. Recomenda-se o uso de estilete ou faca sob o canto para levantar a imagem, mas com cautela para não danificar o vidro. Em seguida, segure a borda levantada e puxe-a para cima em ritmo lento e ângulo inferior a 90º. Mantenha sempre pressão uniforme e aqueça a área de película imediatamente em frente da área a ser removida.
Se o filme for protegido com verniz, use o sistema de remoção química. Mas saiba que esse processo não é tão eficaz em materiais laminados. Recomenda-se usar xilol (xileno) se o adesivo ou a borda selada permanecer depois da remoção do filme. Deixe o xilol absorver no vedador de borda. Em seguida, use um rodo de plástico (espátula plástica) para raspar o resíduo. Repita esse processo até que o vidro esteja limpo. Removedores com base cítrica não inflamáveis também são recomendados para a tarefa.
Entre em contato com o fabricante do vinil antes de aplicar películas em vidros. Alguns não são recomendados, e geralmente não terão garantia.

Xennia lança tintas digitais para impressão sublimática
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/07/2014
A Xennia, fabricante britânica de soluções inkjet, anunciou a linha Corundum, composta por tintas digitais sublimáticas compatíveis com cabeças Epson e Kyocera.
Indicada para impressão em tecidos de poliéster usados em decoração, a Corundum foi exaustivamente testada em clientes selecionados, em diferentes locais, e está agora disponível entre os revendedores e distribuidores internacionais da fabricante.
Dr. Olivier Morel, diretor de tecnologia da Xennia, declarou: "Em comparação com outras tintas do mercado, a Corundum mostrou ter melhor desempenho de jateamento e maior eficiência de transferência, do papel para o substrato".
Além da recém-lançada Corundum, a Xennia disponibiliza a Ametista (linha de tintas com corante reativo, para impressão em algodão e materiais celulósicos) e a Moissanite (série de tintas UV, para impressão de tecidos de aplicação outdoor).
Fonte: Xennia
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Nova solução de pré-tratamento de estamparia digital da M&R e Xaar
-
Kyocera lança mais uma cabeça compatível com tinta UV
-
Caldera lança nova solução RIP para impressão DTF e DTG
-
EasyCut apresenta nova versão do Easy Cut Studio para plotters
-
Nova impressora EFI Nozomi 14000 AQ
-
InkTec apresenta nova JETRIX XAR320-Hybrid
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual