Day Brasil e HP anunciam nova parceria para a impressora látex híbrida no Brasil
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/07/2022
Tecnologias da R2000 foram apresentadas a empresários destacados no segmento de comunicação visual e decoração interna
Oferecer recursos de sustentabilidade e alta qualidade de impressão para estampar a maior variedade possível de mídias rígidas e flexíveis: essa é a principal característica da R2000, impressora látex vendida com exclusividade no país pela Day Brasil e fabricada pela HP.
Para selar a parceria entre ambas as empresas, a Day Brasil e a HP promoveram um evento no dia 21 de julho que reuniu alguns dos mais destacados empresários dos segmentos de comunicação visual, decoração e publicidade.
Realizado na cidade de São Paulo, o evento contou com apresentações dos executivos Roberto D'Amore (Day Brasil), Antonio Serrano (HP) e Jeff Silva (HP) e de palestras técnicas ministradas transmitidas diretamente dos centros de soluções da HP nos Estados Unidos e na América Latina. Transmitidas em tempo real, as sessões detalharam as potencialidades da HP Latex R2000.
Para Jeff Silva, gerente de contas para Impressoras de Grandes Formatos da HP no Brasil, o evento serviu para reafirmar o trabalho de disseminação da tecnologia látex que a marca vem desenvolvendo há mais uma década. “Já temos duas unidades da R2000 instaladas no Brasil. Mais estão por vir. Estamos com negociações bem avançadas”, declarou o executivo.
Uma das maiores apoiadoras na disseminação da látex e das tecnologias HP nos segmentos de impressão e comunicação visual, a Day Brasil tem exclusividade na distribuição da R2000 no país. Para Roberto D'Amore, diretor da empresa, a impressora pode revolucionar os negócios de muitos clientes: “Está sendo uma honra oferecer essa plataforma tão diferente perante as que existem no mercado. É uma máquina com muitos diferenciais competitivos. E podemos explorar esses diferenciais nos negócios dos nossos clientes”, assinalou o executivo.
Sustentabilidade de fato
Um dos clientes que já vem explorando tais diferenciais é a Promo2go, indústria de displays e mobiliários sediada em Cotia, São Paulo. Em agosto de 2021, a empresa instalou a primeira unidade da R2000 no Brasil. Pouco tempo depois, colheu bons resultados. “Nossos clientes gostaram tanto das impressões, que conseguimos aumentar nosso volume de vendas. Por isso, apostamos na compra de uma segunda unidade da impressora. As máquinas foram essenciais para crescermos de 40% a 50% no último ano”, exultou Carlos Valentim, CEO da Promo2go.
Entre os clientes de Valentim estão marcas populares dos mercados de alimentação e bebidas, como Nestlé, Heinekein, Seara e Ambev, para as quais ele oferece displays de MDF para PDV em supermercados e atacadistas.
Até o começo de 2021, a Promo2go majoritariamente trabalhava com impressão em vinis adesivos, que eram então aplicados às placas de MDF e outros objetos de mobiliário. Além de custosa, a aplicação das películas demandava mão de obra e tempo de produção. A R2000 foi adquirida para otimizar esse processo. “Era muito trabalhoso imprimir, adesivar e refilar os vinis. São etapas que atrasam a entrega e oneram a empresa. Com a R2000, eliminamos esses processos e elevamos a qualidade de impressão e acabamento. E eu não quis ser mais um com tecnologia UV no mercado. Eu quis me destacar. Então acreditei na R2000. Foi um diferencial, e ela atendeu uma necessidade específica, que é a qualidade de impressão fotográfica em mídias rígidas”.
Outro grande diferencial da R2000, para Valentim, é a sustentabilidade. Por imprimir diretamente com tinta ecológica à base d'água, a R2000 encaixou perfeitamente no fluxo de logística reversa oferecida pela empresa, explicado pelo CEO da Promo2go: "Toda vez que um cliente compra displays, ele está comprando ativos. Por exemplo: um móvel que vai ser utilizado num supermercado. As marcas não têm muito controle sobre os descartes desses ativos, por conta das campanhas promocionais muito voláteis. Ou seja, as trocas dos PDVs e displays são constantes. Nas reposições de campanhas, nós colocamos os novos materiais e coletamos os itens obsoletos. Assim, esses ativos não serão descartados incorretamente. Esses materiais, geralmente de madeira, ferro e MDF, são reutilizados pela Promo2go e voltam como crédito para o cliente nas próximas produções. Todos os itens são reutilizados ou descartados corretamente, com comprovações enviadas ao cliente".
Fã confesso
Anderson Sanches, proprietário do birô paulistano SelectColor, esteve presente no evento e se entusiasmou com a impressora da HP: “Para mim, é só uma questão tempo. Vamos adquirir uma R2000. O nosso negócio é atender o mercado de aplicações indoor. Então, precisamos de qualidade”.
O executivo da SelectColor já conta com três modelos látex (570, 800W e 1500) e é aficionado pela tecnologia: “Eu gosto: por causa da qualidade, do cheiro da tinta e da sustentabilidade. Uso a látex não só pelo ‘bem do planeta’, mas principalmente pela saúde dos nossos colaboradores, porque eles ficam o dia inteiro operando as máquinas. Não quero que os funcionários passem por doenças causadas pela tinta da impressora. Temos outros parâmetros e equipamentos de concorrentes da HP, mas a látex se sobressai em termos de qualidade, valor agregado e possibilidades”.
As tintas látex da HP fazem jus aos comentários do proprietário da SelectColor: elas receberam inúmeras certificações por atender padrões ecológicos estabelecidos internacionalmente, como o UL EcoLogo. Não inflamáveis, os materiais não geram ozônio e dispensam ventilação especial no ambiente, e suas impressões não têm cheiro e não produzem compostos orgânicos voláteis agressivos aos operadores e ao meio ambiente. Também cumprem requisitos de segurança de normas sobre brinquedos.

Inovações que fazem diferença
Destoando da maioria das atuais impressoras de grande formato que empregam tecnologia piezo, a R2000 utiliza cabeças térmicas. Segundo a HP, a tecnologia possui um número maior de orifícios (nozzles), em um espaço menor. Por isso, essas peças são mais leves e pesam menos no carro de impressão. Consequentemente, há menos desgaste e manutenção. Além disso, a R2000 possui um sistema de detecção automática que checa o funcionamento e corrige falhas dos orifícios sem a intervenção do operador.
As oito cabeças que compõem o conjunto de impressão da R2000 são capazes de disparar gotas de 10 picolitros e de rodar na velocidade máxima de 86m²/h (qualidade externa, 3p, 70%).
Outro destaque é que a impressão látex não descaracteriza as qualidades originais das mídias rígidas. Ou seja, se o substrato for brilhante, ele continuará brilhante. Em comparação, a impressão UV tende a deixar todas as imagens com acabamento fosco, independentemente do material. Além disso, a película de tinta UV pode deixar um toque espesso e irregular nos substratos.
.jpg)
Tinta branca látex
A R2000 tem potencial de estampar inúmeras aplicações de comunicação visual, decoração, embalagem e termoformagem, em ampla gama de mídias rígidas e flexíveis, como acrílico, canvas, cerâmica, lona, madeira, papelão ondulado, policarbonato, poliéster, tecido não poroso, vidro e vinil adesivo.
Composta basicamente por água, pigmentos e partículas de látex, a tinta da R2000 está disponível nas opções CMYK, light cyan, light magenta e branca. A máquina também trabalha com um otimizador (para melhorar a qualidade das imagens impressas) e um revestimento “Overcoat” (para conferir resistência a arranhões).
Com alta opacidade e brilho, a tinta da R2000 imprime, segundo a HP, um “branco verdadeiro” que não amarela com o tempo – diferentemente de seus pares UV, cujos fotoiniciadores podem dar um aspecto amarelo às impressões de branco.
Além disso, a R2000 emprega um sistema exclusivo de microcirculação para evitar a decantação da tinta branca. Esse dispositivo também permite que o operador retire as cabeças de impressão branca para armazená-las em uma câmara interna dedicada a rotacionar essas peças. O benefício desse procedimento é a redução (e economia) das rotinas de manutenção.
Além de consistência de impressão e dos sistemas que otimizam o uso da tinta, a R2000 oferece quatro possibilidades de aplicações com a tinta branca:
- Underflood: nessa opção, a branca é a primeira camada de tinta depositada. Em seguida, por cima dela, estampa-se as imagens coloridas. Esse procedimento é indicado para estampar mídias que não são originalmente brancas nem transparentes, como caixas de madeira, chapas de PVC pretas e lonas vermelhas;
- Overflood: esse modo é usado para estampar materiais transparentes, como adesivos para vitrines. Imprimem-se imagens espelhadas coloridas e, em seguida, deposita-se a tinta branca, que serve como fundo;
- Cor Spot: a tinta branca, nesse modo, é utilizada como cor especial sobre mídias coloridas. É basicamente o mesmo processo do modo “Underflood”, porém, com áreas brancas impressas definidas;
- Sanduíche: esse modo divide-se em duas operações, de três e cinco camadas. Na de três, imprime-se a imagem colorida espelhada, depois a tinta branca e, em seguida, a imagem espelhada novamente. Essa opção é utilizada para backlits “dia-e-noite”, em mídias transparentes. O modo de cinco camadas é aplicado para impressão frente e verso.
Assim, a tinta látex branca pode ampliar negócios e ofertas de aplicações internas de alta qualidade e durabilidade.

Substratos não tecidos usados para sublimação
Por João Leodonio em 10/04/2018
Além dos tecidos com poliéster, é possível sublimar muitos outros tipos de substratos, desde que sejam resistentes a temperaturas superiores a 200ºC. Outra característica fundamental dessas mídias é que elas apresentam uma camada superficial de resina à base de poliéster, cuja função é fixar a sublimação. Portanto, o substrato não é sublimado, mas sim a resina aplicada na superfície dele.
Além de substratos planos, o processo sublimático permite estampar materiais e objetos curvos e com formatos diversos, como canecas, copos, porta-retratos, relógios, chaveiros, squeezes, tapetes, placas, descansos de panelas, caixas de presente, quebra-cabeças, entre outros.
A despeito do surgimento contínuo de novos substratos passíveis de receber a sublimação, os materiais mais comumente utilizados no mercado são: cerâmica, metais, madeiras, pedras, EVA, borracha, vidros, cartões, PVC e alguns polímeros.
Cuidados
- Antes de sublimar, limpe os substratos com produtos indicados pelo fabricante. Elimine qualquer tipo de impureza oriunda do manuseio e da aplicação de resina;
- Obedeça o tempo e a temperatura indicados pelos fabricantes. Essa relação varia de acordo com o tipo de substrato;
- Faça uma inspeção visual no ato da compra do produto para detectar possíveis falhas provocadas na aplicação da resina;
- Para sublimar em prensas planas, recomenda-se o uso de um gabarito de altura para cada substrato. Há materiais, como azulejos e vidros, que são muito sensíveis à pressão da prensa. Com os gabaritos, é preciso fazer apenas o ajuste fino, o que evitará perdas desnecessárias;
- Para todos os casos, indica-se o uso de fita adesiva térmica específica para a fixação do papel ao substrato. Não utilizar outros adesivos, pois corre-se o risco de manchar o produto.
.jpeg)
Graphics One lança duas calandras
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2021
A fornecedora Graphics One anunciou no mercado internacional as calandras Xpress C-1200 (com largura de 1,2m) e C-1700 (com 1,7m). Com aquecimento à base de óleo, as máquinas são indicadas para a sublimação da tinta em tecidos.
Segundo a empresa, as calandras foram desenvolvidas para serem “fáceis de configurar, usar e manter”. Com construção em aço, elas mantêm uma temperatura consistente durante todo o processo de transferência.
O sistema de alimentação de mídias possui três eixos para carregamento e três eixos para recolhimento. Também inclui um sistema de centralização de material com alinhamento automático para carregar rapidamente. Além disso, a unidade é totalmente independente e não precisa de ar. Uma mesa fixa para roupas esportivas e uma caixa de coleta para as peças estão incluídas.
Dan Barefoot, vice-presidente da Graphics One, declarou: “Nossa nova linha de calandras Xpress é fácil de usar. Ela oferece recursos como o rolo a rolo e a fixação de impressão direct-to-textile. As máquinas estão perfeitamente alinhadas para os mercados de sublimação de grande formato e de fixação direta”.
Fonte: Graphics One
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Nova solução de pré-tratamento de estamparia digital da M&R e Xaar
-
B-FLEX ITALIA lança película para DTF
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual