Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional

Por Eduardo Yamashita em 28/11/2015

É fato: o grande público está apaixonado pelo envelopamento de carros. Personalizar, proteger e diferenciar o próprio veículo, para deixá-lo com aparência fosca, brilhante, supercolorida ou mutante: a febre veio mesmo para ficar. E, além disso, não podemos esquecer a adesivação de veículos corporativos, que sempre foi um belo filão do mercado de comunicação visual — e também está em franca expansão.

Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
 

A evidência e o crescimento fazem com que mais profissionais entrem e passem a competir no segmento, o qual podemos dividir em três núcleos de empresas:

- Fornecedoras de materiais: fabricantes e distribuidores de vinis e películas adesivas e acessórios para a aplicação, como sopradores térmicos e espátulas;

- Adesivadoras: empresas ou profissionais que fazem a instalação das películas sobre a superfície dos veículos;

- Clientes: consumidores e empresas que solicitam e compram o envelopamento de carro.

Se você faz parte de algum desses grupos, confira as dicas abaixo. Elas tratam tanto da escolha quanto da aplicação correta no envelopamento de carro.

Saiba quando escolher entre o vinil cast e o calandrado

Tipo de vinil

Para saber de antemão qual será o comportamento da película adesiva (vinil) na superfície a ser adesivada, você tem que conhecer as seguintes variáveis:

Filme de PVC:

- Calandrado (mais espesso): use em superfícies planas e curvas simples;

- Cast (mais fino): use em todos os tipos de superfícies (planas, curvas simples, compostas, baixos relevos).

Adesivo:

- Sensível à pressão (adere muito fácil à superfície): use para superfícies planas e curvas simples. Recomendado o método de aplicação úmida;

- Ativado por pressão (a adesão inicial é menor): use para todas as superfícies. Método recomendado: aplicação a seco.

Tipo de imagem

Há uma série de películas coloridas (com ou sem textura) disponíveis no mercado. Também existem as películas brancas sobre as quais pode-se imprimir imagens por meio de impressoras digitais. Nesse caso, atente-se ao solvente da tinta: ele deve estar totalmente seco (evaporado). Saiba também que ele pode agredir o filme de PVC e, em alguns casos, o adesivo.

Tipo de superfície

O envelopamento de carro contempla superfícies bem irregulares e curvas complexas (que exigem habilidade do adesivador). E antes de aplicar a película, não deixe de checar a ancoragem (adesão) da pintura (verniz e tinta) em toda a extensão da lataria. Se ela não estiver adequada, nem pense em começar a aplicação. No caso de metais sem pintura, verifique se não há oxidação, que também atrapalha o envelopamento.

Envelopar carro exige habilidade do adesivador: ele encontrará muitas superfícies complexas

Limpeza da superfície

Para a adesão adequada da película, a superfície deve estar limpa, ou seja, isenta de elementos que diminuam a ancoragem do adesivo. Veja exemplos de contaminantes: graxa, gordura, óleo, silicone, poeira, fiapos de pano, entre outros. Para a limpeza, use:

- Água e detergente neutro: remove poeira e fiapos;

- Solventes: retira graxa, gordura, silicone, óleo, piche. Exemplos: álcool comercial (para plásticos, em geral), álcool isopropílico (para vidros) e desengraxante comercial (para superfícies pintadas e metais);

- Removedores de adesivos: remove colas deixadas por outras películas autoadesivas.

Dica importante: tente começar a aplicação logo em seguida da limpeza. Não espere. Nesse meio tempo, a superfície pode ser novamente contaminada por sujeira.

Antes da aplicação, é fundamental limpar a superfície do veículo

 

Aplicação da película

Em superfícies complexas (como as encontradas no envelopamento de carros), a aplicação deve ser a seco. No método úmido, vestígios de água permanecerão entre o adesivo e a superfície — o que formará bolhas. Nessa hora, o uso de ferramentas adequadas ajuda muito na instalação:

- Fita crepe: para posicionar a imagem. Dispositivos com imãs também podem ser usados nesta etapa;

- Espátula: para aplicação do vinil. Muitas vezes, é necessária uma proteção na espátula para não riscar a imagem;

- Estilete e lâmina: para refilar a imagem. O corte da lâmina deve estar afiado, para evitar riscos na superfície do veículo;

- Furador de bolhas: para remover as bolhas deixadas na aplicação. O estilete não é a ferramenta adequada nessa operação. Deve-se usar agulhas, porque elas perfuram o vinil, e não causam cortes;

- Soprador térmico: para “moldar” o vinil adesivo nas curvas complexas.

Para uma aplicação profissional, use instrumentos, como o furador de bolhas, na hora da instalação

Checklist

Para cada envelopamento de carro, antes e depois da aplicação, recomenda-se fazer um checklist. Ele registra as evidências de cada trabalho, para futuros problemas ou para o fornecimento de uma garantia ao cliente. Esse documento deve conter todas as condições iniciais do veículo, bem como os materiais utilizados — e até fotos do trabalho finalizado.

Texto originalmente publicado com exclusividade no InfoSign, no dia 28 de novembro de 2012.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.



Mimaki anuncia novas tintas látex

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/03/2013

Mimaki JV400 160LX

Mimaki JV400 160LX

A Mimaki, fabricante japonesa de impressoras digitais, anunciou uma nova tinta látex. Chamada LX101, ela é compatível com as máquinas da série JV400LX e será oficialmente lançada em abril deste ano, no mercado internacional.

As impressoras JV400LX foram as primeiras máquinas, no mundo, a empregar tinta látex branca. Compatíveis com diversos substratos, como os papéis não revestidos, elas são usadas para a impressão de uma ampla gama de aplicações indoor e outdoor.

Os representantes das tintas látex LX101 garantem que, com os novos insumos, pode-se obter cores mais vivas e maior qualidade de imagem. Isso porque, além de maior brilho e densidade, o novo conjunto de tinta látex também vem com as cores laranja e verde, além do padrão CMYK.

A empresa ressaltou algumas vantagens e características das tintas látex que ainda serão lançadas:

  • Maior gama de cores, por incluir as tintas laranja e verde;
  • Com as tintas laranja e verde é possível reproduzir uma variedade maior de cores pastéis, ideais para a reprodução de cartazes e peças de PDV;
  • Maior capacidade na reprodução de cores especiais (spot colors);
  • Mais brilho e densidade da tinta preta;
  • Com a tinta branca pode-se imprimir substratos transparentes, o que aumenta o leque de aplicações do birô;
  • As impressoras da série JV400LX estão equipadas com um sistema de circulação de tinta branca, que impede a sedimentação dos pigmentos;
  • A tinta seca rapidamente, o que garante maior rapidez na produção.

Fonte: My Print Resource. Texto: InfoSign



Caldera oferece novo serviço para assinantes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/07/2019
Customer Success Plan é plano introdutório para os novos clientes da marca

Customer Success Plan é plano introdutório para os novos clientes da marca

A desenvolvedora Caldera anunciou um novo plano para seus clientes da CalderaCare. Trata-se da Customer Success Plan, iniciativa cujo objetivo é proporcionar uma experiência de integração dos usuários à comunidade reunida pela marca. Também abrirá canais de comunicação entre a Caldera e novos clientes, para que possam trabalhar juntos e ouvir o que pensam e sentem sobre as ferramentas e serviços oferecidos pela fornecedora.

O formato inicial do plano será uma apresentação de uma hora que funcionará como um evento de integração aos novos clientes. A apresentação também explicará como os usuários podem contatar o suporte da Caldera e usar os diferentes serviços da CalderaCare. O CalderaDock e o CalderaDesk também estão incluídos na apresentação, que termina com os conceitos básicos de configuração do software da marca.

Sébastien Hanssens, vice-presidente de marketing e comunicações da Caldera, declarou: “Com este novo plano, a ideia é fornecer aos nossos clientes a melhor experiência. Queríamos encontrar uma maneira de recebê-los e informá-los sobre nossos produtos e serviços, e como podemos trabalhar com eles para garantir que obtenham o máximo da experiência com a Caldera”.

Fonte: Caldera

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