Como escolher e armazenar papéis para sublimação

Por João Leodonio em 28/11/2017
Em rolos ou folhas, os papéis sublimáticos são essenciais no processo

Em rolos ou folhas, os papéis sublimáticos são essenciais no processo

O mercado oferece muitos tipos de papéis para sublimação, vendidos em folhas ou rolos. Por isso, muitos compradores desses itens fundamentais acabam se confundindo diante de tantas opções e, consequentemente, adquirem materiais inadequados. A seguir, compilamos informações cruciais sobre tipos, gramaturas e armazenamento de papéis sublimáticos. Com o conhecimento delas, o usuário certamente poderá adquirir, utilizar e manipular de forma correta esses artigos básicos da sublimação.

Recomendação importante para todos os casos de papéis listados abaixo: após a impressão e até a prensagem, os materiais devem ser mantidos como antes da impressão, ou seja, sem contato com umidade, poeira e, principalmente, luz.

Papéis sublimáticos para impressão offset (folha a folha)

Para o processo de impressão offset, não há a necessidade de usar papel tratado, que pode ser offset ou jornal. No entanto, a carga de tinta (densidade) tem de ser controlada. Além disso, as pilhas de papel na saída da impressora têm de ser menores, para não ocorrer a transferência de imagem de uma folha para o verso da outra, o que compromete a qualidade da imagem, sobretudo no momento da prensagem.

Gramatura: varia de 54g/m² a 75g/m².

Armazenamento: recomendável manter em local sem umidade, pó e calor excessivo. Conservar os papéis empacotados até o momento da utilização, pois se a umidade relativa do ar estiver muito alta, eles podem ondular, o que dificulta a entrada em máquina. Já a umidade baixa pode provocar estática, que também dificulta a entrada da mídia na impressora. Recomenda-se o controle de temperatura (entre 20ºC e 25ºC) e umidade relativa (entre 45% e 60%).

Modo correto de armazenar papel offset em pacotes

Papéis sublimáticos para impressoras A3 e A4

Nas impressoras “caseiras” são utilizados, normalmente, os formatos A3 e A4. Nesses casos, os papéis sem tratamento não são recomendados, pois a tinta tende a ancorar na massa mecânica da mídia, o que dificulta a pssagem do insumo para o tecido. Para compensar esse problema, muitas empresas aumentam a carga de tinta impressa, o que, consequentemente, onera o processo. Além disso, é importante frisar que a maioria dos perfis de cor disponíveis no mercado não estão preparados para materiais não revestidos. Portanto, o recomendado é usar papéis tratados (resinados) e perfis adequados.

Gramatura: varia de 75g/m² a 125g/m², dependendo de tipo de serviço a ser executado. Muitas fornecedoras oferecem papéis com bom desempenho, e vale testar qual deles entrega a quantidade de tinta adequada para a prensagem correta.

Armazenamento: não expor a umidade, pó e calor excessivo. Manter em pacotes fechados até o momento da utilização. Recomenda-se usar estufas de armazenagem para manter a integridade física do substrato.

Estufa para papéis A3

Papéis sublimáticos para impressão de grande formato

Para impressões em grande formato, utiliza-se tanto papel tratado como papel offset sem tratamento. A largura e o comprimento das mídias variam de acordo com a capacidade de cada impressora digital.

Gramatura: varia entre 56g/m² e 90g/m², dependendo do tipo de serviço a ser executado (textos ou chapados).

Armazenamento: recomenda-se manter os rolos em ambiente controlado (temperatura e umidade relativa) e sem exposição a poeira e luz. Mantê-los empacotados até o momento da utilização.

Modo correto de armazenar papel em rolo

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático  

 



Hollanders promete lançar impressora digital têxtil de 2,5m de largura

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/09/2013

Hollanders vai lançar impressora de entrada na SGIA 2013

Hollanders vai lançar impressora de entrada na SGIA 2013

A Hollanders, fabricante europeia de impressoras digitais, vai estrear a ColorBooster 250 na feira SGIA Expo 2013. O equipamento, que tem 2,5m de largura de impressão, é voltado a um número maior de empresas, por ter custo mais baixo de aquisição.

Segundo a fornecedora, a máquina imprime exclusivamente em tecidos e emprega tintas sublimáticas ou dispersas, podendo reproduzir imagens em materiais para aplicações internas ou externas.

Peter Hollanders, desenvolvedor das impressoras da fabricante, comenta: "Este novo equipamento foi projetado com as tecnologias fundamentais que dão confiabilidade e longevidade aos sistemas da Hollanders".

Disponível em três versões (Starter, Productivity Edition e Ultimate Edition), a ColorBooster 250 pode ser configurada de acordo com as necessidades de produção dos clientes.

Fonte: Hollanders



Rio de Janeiro recebe terceira etapa do Fespa Brasil Fórum 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/11/2016
Etapa carioca do fórum será realizada no dia 22 de novembro

Etapa carioca do fórum será realizada no dia 22 de novembro

No dia 22 de novembro, a partir das 19h, no Senai Maracanã (rua São Francisco Xavier, 417), a cidade do Rio de Janeiro vai receber a terceira etapa do Fespa Brasil Fórum 2016, evento organizado em parceria entre a Fespa e a APS Marketing de Eventos.

Grátis, o fórum visa debate sobre temas que fazem parte da rotina dos profissionais do mercado de impressão digital, como tecnologias, negócios, oportunidades, gestão e tendências.

No evento serão ministradas duas palestras. A primeira (Soluções integradas são tendência no mercado de impressão), às 19h, será conduzida pelo diretor da Fespa no Brasil, Alexandre Keese. A segunda palestra (A comunicação visual e o mercado novo) começa às 21h e será ministrada pela diretora do Grupo GF, Luciana Andrade.

A inscrição gratuita deve ser feita pelo site da Fespa Brasil.

Fonte: Fespa Brasil