Como armazenar tintas UV LED de maneira adequada
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/08/2021
A indústria de inkjet tornou-se altamente dependente das tintas UV. A versatilidade e o desempenho desses materiais aumentaram significativamente o número de aplicações e negócios nas indústrias de impressão.
A tinta UV é uma mistura altamente reativa de compostos químicos. Por isso, deve ser armazenada e manuseada de maneira adequada. Caso contrário, pode-se esperar uma vida útil mais curta e danos onerosas à impressora. Existem propriedades físicas críticas que devem permanecer estáveis. Para tanto, leve em consideração os seguintes itens:
Temperatura
As tintas inkjet UV devem ser armazenadas em ambiente com temperatura entre 5ºC a 40ºC. Em mais frios, os sólidos dissolvidos na tinta podem se tornar supersaturados. Estes sólidos podem ficar grandes demais para passar pelas cabeças de impressão. Infelizmente, esse precipitado tende a ser difícil de se dissolver.
Se a sua tinta for exposta a temperaturas inferiores a 5ºC, descarte-as. Em temperaturas acima de 40ºC, o material tende a degradar.
As partículas da tinta se movem rapidamente em um nível molecular. Este movimento tende a gerar reações de polimerização. Os inibidores são responsáveis por impedir tais reações. Porém, uma vez que os inibidores se esgotam, é impossível conter a polimerização. Neste ponto, as propriedades da tinta tendem desregular, principalmente a viscosidade, mas também a tensão superficial. Essa polimerização também pode causar géis que causam danos permanentes à impressora. Portanto, não é uma boa ideia usar tintas armazenadas em temperaturas acima de 40°C.
Iluminação
Você também deve armazenar suas tintas longe da luz. Embora a embalagem seja opaca, sempre há alguma penetração de luz. Assim, não armazene os produtos em um local com luz solar. Além disso, a iluminação da área deve ter filtros UV. Existem muitas opções, como filtros aplicados a lâmpadas fluorescentes e janelas.
Deixe os frascos de tinta na embalagem de papelão ondulado. É outra camada de proteção e não custa nada. Se você desempacotar as garrafas, é sempre melhor usar uma prateleira inferior, onde elas são protegidas da iluminação superior.
Uma das piores coisas que você pode fazer ao manusear tintas é usar uma lanterna para olhar dentro de uma garrafa. Essa luz pode transformar rapidamente uma tinta perfeita em uma mistura desestabilizada - um erro que vai custar caro.
Ventilação
Um bom local de armazenamento deve ser bem ventilado. Mesmo que as tintas sejam seladas em embalagens, algumas moléculas pequenas podem migrar através do frasco e provocar um odor desagradável no ambiente.
Portanto, prepare uma área bem ventilada, com temperatura controlada e luz filtrada. Se você seguir essas orientações, não reduzirá a vida útil da tinta, nem causará danos à impressora e aos seus componentes.
Este artigo é de autoria de Steve Mills, VP de vendas e marketing da Direct Color Systems.
Pesquisa aponta crescimento e entusiasmo no mercado de inkjet industrial global
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2020
A confiança no futuro do mercado inkjet industrial é alta, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela FM Future, consultoria inglesa sediada em Londres, que entrevistou 129 participantes de vários locais do mundo para colher as informações compiladas no estudo.
A pesquisa revela que mais de 95% dos entrevistados estão extremamente confiantes ou muito confiantes no futuro da inkjet industrial. Mais de 40% preveem um crescimento superior a 10% nos próximos 12 meses. Em relação à qualidade de produção necessária, 78% acreditam que esses requisitos estão perto de serem atendidos.
Quando perguntados sobre qual segmento mais auspicioso, o ramo de embalagens de papelão ondulado ficou em destaque, com 56%. Em seguida, está a impressão de vestuário, com 46%. O segmento de decoração também é popular, com 44%. Portanto, os segmentos de embalagens, decoração e tecidos devem liderar o crescimento da inkjet.
A pesquisa também destaca algumas das principais barreiras ao crescimento do mercado: 76% dos entrevistados concordam que existem poucas empresas integradoras de escala, e isso é um problema. Metade dos entrevistados acredita que os desafios técnicos impedem o crescimento da jato de tinta.
A pesquisa foi apoiada pela SGIA (associação norte-americana de impressão) e por colaboradores da IMI Europe, GIS e Sun Chemical. O relatório também apresenta análises e percepções adicionais da consultoria IT Strategies.
Fonte: FM Future
SGIA 2013 promete nova experiência aos visitantes
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/09/2013
De 23 a 25 de outubro, em Orlando (EUA), vai acontecer a SGIA Expo 2013, cuja organizadora promete criar uma experiência única aos visitantes do ramo de grandes formatos. A feira terá áreas (ver abaixo) nas quais os participantes poderão se aprofundar e obter conhecimento por meio de palestras, consultorias e demonstrações.
Gerenciamento de cores e fluxo de trabalho
Essa área terá apresentações gratuitas sobre ferramentas e técnicas de gerenciamento de cores, tecnologias de RIP, garantia de qualidade, certificação de cor e muito mais. Especialistas estarão disponíveis para tratar dos assuntos supracitados.
Impressão digital têxtil
Área destinada a tratar de requisitos técnicos, fluxos de trabalho, gerenciamento de cores, técnicas de acabamento e melhores práticas na estamparia têxtil. Nessa área, além de tecnologias de impressão digital, o participante poderá conhecer alunos e membros do corpo docente da Escola de Design e Engenharia da Universidade da Filadélfia.
Sinalização digital
O visitante poderá saber mais sobre as tecnologias e ferramentas utilizadas nesse setor em crescimento. A sinalização digital pode transmitir mensagens e informação (variáveis e programadas) e conferir mais dinâmica aos projetos gráficos.
Fonte: My Print Resource
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Podcast: Tintas Digitais
-
Como evitar problemas na instalação de equipamentos e impressoras
-
Impressão Digital: como a IA, a sustentabilidade e a inovação estão transformando o setor
-
Agfa lança impressora Anapurna Ciervo H2500
-
Tintas Nazdar recebem selo GREENGUARD Gold
-
Durst lança combo de impressora com dispositivo de acabamento
-
Nazdar apresenta novos frascos menores para tintas 260 Series
-
EFI anuncia novas impressoras Wide Format Pro+ e tintas ProGraphics+
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual