Cobertura Fespa Brasil 2013 – Parte 2: routers, máquinas a laser e mesas de corte
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/03/2013
Além das impressoras digitais, outros equipamentos abrilhantaram a Fespa Brasil 2013. Entre eles, os dispositivos para corte, gravação e acabamento, como routers, máquinas a laser e mesas de corte. Veja a seguir um panorama do que os expositores dessas soluções apresentaram na feira.
Leia também as demais partes dessa cobertura: 1ª: impressoras (grande formato) 3ª: sublimação, tintas, substratos e softwares 4ª: visitação, congresso e campeonato de envelopamentoMáquinas a laser
As máquinas a laser compareceram em peso na Fespa Brasil 2013. Entre os expositores que lançaram equipamentos para corte e gravação, estava a Solugrav, distribuidora tanto da Rayjet quanto da Trotec. A novidade exibida pela empresa foi a Trotec Speedy 400, que emprega CO2 e garante potências de 40, 60, 80 e 100W. O aparelho tem área de 1000 x 610mm.
A Sitari também foi uma das expositoras do evento. Além das máquinas R60 e PL40K, a empresa vende a T40, equipamento CO2, com potência de 40W. A máquina tem área de trabalho de 400 x 240m e refrigeração do tubo feita com água.
Outro estande que exibiu máquinas a laser foi o da Potencial Laser, importadora de equipamentos Ruijie. A empresa, além de routers, comercializa uma série bem ampla de gravadoras a laser. Entre os modelos destacados, está o RJ1510, que possui área de corte de 59 x 39cm, e pode trabalhar em potências de 60, 80, 100 e 130W.
A Glory Laser foi outra empresa que não deixou de expor os seus trunfos na Fespa Brasil 2013. A fabricante possui um portfólio que abrange todos os tipos de equipamentos para corte e gravação, como routers e máquinas a laser galvanométricas e do tipo plotter.
Outra empresa que também vende uma ampla variedade de equipamentos é a Mettalforma. Presente na feira, a empresa trabalha com máquinas galvanométricas (como a YAG-50DP), gravadoras de porte industrial (como a Profile Plus) e máquinas do tipo plotter (como a Serie CMA, cuja potência vai de 30 a 150W).
Routers
A Engraver, além de expor máquinas a laser, levou uma série bem variada de routers. Um dos modelos destacados pela empresa foi o Engraver 1212, que possui motores de passo e fusos de esfera. Tem área de 1,2 x 1,2m e pode trabalhar na velocidade máxima de corte de 70mm/seg. Já a Engraver 1325, outro modelo destacado pela empresa, tem área de trabalho de 1,3 x 2,5m e possui guias prismáticas e rolamentos lineares para o deslocamento das fresas. A 1325 faz trabalhos a 200mm/seg.
Outra empresa tradicional no mercado de routers, a Vitor Ciola exibiu a sua consolidada série Scriba. Entre os modelos dessa linha, a fabricante brasileira apresentou a 2030, de área de trabalho de 2000 x 3000mm, passagem de eixo de 120mm e eletromandril ELTE de 1,0 kW a 3,3 kW. A máquina, além de possuir estrutura de aço e guias lineares prismáticas em aço temperado, vem com dupla motorização do eixo ‘x’ e controlador digital de movimentos.
Mesas de corte
As tradicionais mesas de corte Zund estiveram presentes na Fespa Brasil 2013. O estande que as apresentou foi o da BG Soluções, revendedora da marca no país. A empresa comercializa duas linhas voltadas para o mercado de sign e comunicação visual: a Zund G3 e a Zund PN. A diferença básica entre ambas é que a primeira é composta por máquinas de maior porte, ao passo que a segunda agrega modelos menores. No entanto, todas as mesas de corte da fabricante suíça trabalha com diversos substratos flexíveis e rígidos, como PS, PVC, PET, PP, policarbonato, acrílico, MDF, alumínio, entre outros.
O visitante da Fespa Brasil 2013 também pôde conferir as mesas de corte da Esko Kongsberg, expostas no estande da Alphaprint, representante brasileira da fabricante europeia. Dona de um portfólio extenso de modelos, a marca possui três linhas de equipamentos: XE, XL e XP — cada qual com características técnicas distintas. A série XL, por exemplo, tem máquinas com áreas que vão de 1680 x 1270mm até 2210 x 4800mm. Já a família XE possui dispositivos que trabalham na velocidade de 64 m/mim, enquanto a linha XP pode chegar a 100m/min.
Ainda na seara das mesas de corte, a Danfex levou uma novidade: a Samurai V-Cut. Com área de 1.6 x 2,5m, a máquina dispõe de sistema de corte oscilante, software dedicado (Kasemake Full) e painel de controle incorporado ao equipamento. Entre as ferramentas inclusas, a Samurai V-Cut tem faca fixa, faca oscilante, rodízio para vinco, caneta e ferramenta para corte em 45º.
Polyprint apresenta nova máquina de pré-tratamento DTG
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/07/2020
A fabricante Polyprint anunciou a nova PreTunette Pro, máquina de pré-tratamento de roupas impressas em equipamentos DTG. Esse procedimento é a base para obter cores vibrantes, detalhes nítidos e lavabilidade.
Grigoris Gavrilidis, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Polyprint, declarou: “Repetibilidade e consistência são fundamentais para obter produções bem-sucedidas. O sistema de recirculação automática da PreTunette Pro
garante a homogeneidade do líquido e evita a sedimentação, prolongando a vida útil do líquido. Além disso, uma câmara de isolamento anticorrosão garante a contenção de névoa, protegendo as partes mecânicas e eletrônicas, prolongando assim a vida útil da máquina”.
Entre os recursos da PreTunette Pro estão uma área de trabalho de 41x60cm e tanques 4 litros (para pré-tratamento, limpeza e refugo. É possível também fazer uma seleção da área de pulverização, com os modos “Linear” (10x1cm) e “Grade” (15x10cm). Já as calculadoras avançadas de trabalho e consumo de líquidos dão uma ideia exata dos insumos utilizados.
A máquina também vem com um recurso de automação “scan-to-spray”, que armazena a área de pulverização e a quantidade de líquido.
George Benglopoulos, CEO da Polyprint, declarou: “A Pretunette Pro é simples de usar e foi criada após uma consideração cuidadosa das necessidades dos nossos clientes. Como fabricante de impressoras DTG desde 2006, a Polyprint tem como objetivo oferecer produtos inovadores para estamparias”.
Fonte: Polyprint
EFI sela parceria com Serilon
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/07/2015
A EFI, fabricante de soluções para impressão digital, fechou uma parceria com a Serilon, distribuidora do mercado de comunicação visual, que passará a comercializar equipamentos da linha Inkjet da EFI.
Carlos Henrique de Paula Leão, gerente de vendas da linha EFI Inkjet para Brasil e região Conesul, declarou: “A qualidade do atendimento aos clientes brasileiros é uma busca constante da EFI. Estamos otimistas com essa parceria, que ampliará as oportunidades para a linha Inkjet no Brasil e a divulgação dos equipamentos Vutek, já consolidados no portfólio da EFI há 10 anos”.
Com sede em Londrina, no Paraná, a Serilon tem 32 unidades de negócios no país, que garantem atendimento em todo território nacional. A distribuidora possui um portfólio extenso de substratos e equipamentos para segmentos diversos, da sublimação ao artesanato.
Flávio Mazaro, diretor corporativo do Grupo Serilon, declarou: “Além da capilaridade nacional e força de vendas especializadas, a Serilon trabalha para oferecer produtos de alto valor agregado aos seus clientes. Com certeza, a EFI veio para somar ao nosso portfólio, com a fabricação de impressoras de alta tecnologia que oferecem versatilidade, qualidade e velocidade às impressões digitais”.
Fonte: EFI
- Summa lança cortadora a laser L1810 Gen 2.6
- Ricoh inaugura nova sede e centro de inovação no Brasil
- Zund apresenta novo sistema de carregamento de mídias
- Mutoh lança sua primeira impressora com corte integrado
- Nova gravadora GCC LaserPro Piolas 400
- Nova solução de corte de papel de parede
- Summa revoluciona sistema de alimentação para máquinas a laser
- Inscrições abertas para a edição 2024 da Decor Wrapping Brasil
- Ricoh Brasil tem novo diretor de operações
- Fespa Global 2025 será em Berlim, na Alemanha
- Aslan anuncia nova película adesiva dicroica
- Elitron desenvolve novo software de pré-impressão
- Novo estudo sobre mercado internacional de grandes formatos
- HP lança impressoras látex de 3,2m
- CalderaRIP 18 é lançado
- Imprimax lança versão Granilite de vinil Piso Max Decorativo
- Vanguard Digital desenvolve novo fluxo de trabalho automatizado
- Avery expande linha de laminados
- Evento dia 19 de novembro: VinilSul realiza “Mundo CV” em São Paulo
- Edição 2024: conheça os vencedores da competição de envelopamento da Avery
- Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Epson lança impressora para estampar camisetas
- Como aplicar vinil adesivo em vidro
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual