Cinco tendências lucrativas de decoração interna para 2023
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/01/2023
Com o aumento da demanda por serviços personalizados de impressão, principalmente no segmento de design de interiores, surgiram novas oportunidades para capitalizar em segmentos prósperos e em crescimento. Analisamos o que há de mais recente nesse segmento. Veja a seguir como tirar proveito dessas tendências para 2023:
1. Residencial: personalização de casas
A Statista, plataforma on-line especializada em dados de mercado e negócios, projeta que, nos EUA, o segmento de decoração alcançará 202 bilhões de dólares até 2024. Essa pujança foi impulsionada, em parte, pelo aumento do comércio eletrônico, por meio do qual os clientes encontram itens personalizados vendidos a custos inferiores.
A decoração residencial é impulsionada basicamente pelos gostos pessoais dos consumidores. É sabido que os decoradores combinam estilos de diferentes eras com diferentes materiais, para elaborar seus visuais autênticos — e os birôs e gráficas podem ajudar a atender a essas demandas. Graças à impressão digital, hoje há uma disponibilidade enorme de materiais para inúmeros projetos e aplicações de decoração interna.
Para ajudar na oferta desses materiais, a tecnologia HP Latex imprime cores e texturas com sua camada fina de tinta, capaz de preservar a aparência e o toque exclusivos de madeiras, metais, lonas, vinis, tecidos e plásticos, para criar praticamente qualquer coisa, com acabamento e toque naturais.
Em 2022, por exemplo, os acabamentos e texturas naturais estiveram na moda.
2. Escritórios e locais de trabalho
Cerca de 20% dos trabalhadores dos EUA consideram difícil trabalhar remotamente e 87% dos profissionais acreditam que estar no escritório melhora a colaboração. Para combater a “fadiga das vídeo-chamadas”, muitas empresas estão recorrendo aos planos híbridos de trabalho. Para isso, é importante criar espaços que atraiam os colaboradores e ajudem a devolver o trabalho presencial em equipe.
Os birôs e gráficas podem oferecer materiais impressos para melhor o ambiente daqueles que precisam voltar ao trabalho presencial. Apresentamos a seguir algumas ideias que podem ser usadas para escritórios e espaços corporativos:
- Tratamento acústico: pode ser integrado a impressos como tecidos, mobiliários e lonas. As tintas HP Latex podem ser dobradas e não racham, o que é ideal para materiais como lonas, que podem ser esticadas e flexionadas.
- Mídia funcional: espaços compartilhados podem se beneficiar de propriedades funcionais, como revestimentos antibacterianos e produtos que absorvam CO2 e outros poluentes.
- Pisos: há pisos personalizados que atendem às necessidades individuais das marcas, das cores aos requisitos de durabilidade.
- Zoneamento e áreas de descanso: por meio de cores e designs, os escritórios podem ser divididos em áreas de “trabalho” e de “descanso”, melhorando a produtividade e proporcionando um equilíbrio maior entre trabalho e vida social.
- Detalhes e paredes em destaque: decorar as paredes de um escritório tem propósitos estéticos e psicológicos. Por exemplo: cores tranquilas acalmam as pessoas e melhoram a saúde mental dos colaboradores. A HP Latex é compatível com uma grande variedade de papéis de parede, incluindo materiais de impressão “eco-conscientes”, para as marcas que procuram opções sustentáveis.
- Vidros personalizados: adicione cores, designs e outros elementos a cortinas, persianas e decorações internas. Gráficos para janelas impressos com tinta branca de alta opacidade acrescentam privacidade às paredes de vidro.
- Interatividade: integre a Internet das coisas à decoração. É possível imprimir códigos QR e itens de realidade aumentada em vários produtos e superfícies, para transformá-los em uma experiência interativa.
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3. Varejo: experiências em lojas
A pandemia de covid-19 acelerou a transformação do varejo. Dados da Pricewaterhouse Coopers (PwC) mostram que, por dia, fecharam 50 lojas no Reino Unido em 2020, em função da concorrência do comércio eletrônico e dos serviços de entrega. Para trazer os clientes de volta às lojas físicas, é fundamental acertar a estratégia de varejo e se destacar.
Esquemas de cores fortes têm sido usados para proporcionar efeitos atraentes, especialmente para definir o zoneamento e encorajar comportamentos específicos dos clientes. Além disso, as lojas têm se apoiado na tecnologia para criar experiências imersivas. Ambientes internos que proporcionam funções úteis ou ambientes semelhantes a museus (que oferecem uma atmosfera única) estão cada vez mais presentes nas lojas físicas do pós-pandemia.
Como exemplo, o birô ImageCo9 colaborou com o Conselho Municipal da Cidade de Leeds, no Reino Unido, para revigorar o espaço de varejo local após meses de restrições causadas pela pandemia. Usando a tecnologia HP Latex, a empresa produziu impressões vibrantes e duradouras, para uso interno e externo, totalmente isentas de produtos químicos nocivos e poluentes. Veja os resultados dessa ação no Instagram.
Deseja saber mais? Visita a HP para ver mais exemplos de aplicações e especificações e encontrar o produto que vai atender às necessidades de seus negócios
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4. Hospitalidade: viagens e turismo
O foco atual das sinalizações para o setor de hospitalidade está na estética. Hotéis, bares e restaurantes tentam se destacar em um mercado muito competitivo e, para isso, empregam impressões personalizadas como papéis de parede, banners, backlights e superfícies rígidas estilizadas.
Como praxe, os hotéis mudavam suas decorações de sete em sete anos. Porém, o feedback instantâneo das mídias sociais tem impelido mudanças mais rápidas. Esse fenômeno, o “Efeito Tripadvisor”, significa que estabelecimentos de hospedagem precisam se atualizar constantemente com estilos mais recentes para garantir que estejam sempre oferecendo novas experiências.
Os provedores de impressão podem ajudar seus clientes do setor de hospitalidades ao oferecer produtos que proporcionam tais experiências personalizadas e exclusivas — e isso inclui revestir, por completo, móveis, superfícies e ambientes.
Com a impressão digital, é fácil dimensionar e personalizar os designs. Para alcançar resultados extraordinários, é essencial combinar a mídia certa com a tecnologia de impressão adequada. Porém, as possibilidades neste segmento são de alta rentabilidade: revestimentos de parede personalizados, decalques de parede, telas, obras de arte, persianas, almofadas, estofados e muito mais.
Experiências sociais
As plataformas digitais, sobretudo o Instagram e o TikTok, estão causando impactos nas tendências de design no setor de hospitalidade. A “instagramificação” tem mostrado que bares vivem ou morrem graças a detalhes exclusivos e decorações que podem ser compartilhadas nas mídias sociais. Por exemplo: um papel de parede atraente confere uma aparência diferenciada aos estabelecimentos e, com isso, proporciona oportunidades únicas de divulgação de fotos para o Instagram.
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5. Impressões para a área de saúde
Desenvolver designs personalizados para ambientes da área da saúde também é oportunidade animadora de negócios. Regulamentos clínicos rigorosos exigem que tudo seja estéril, inodoro e fácil de limpar.
Hospitais podem ser assustadores, especialmente para as crianças. Mas, com um pouco de imaginação, é possível mudar isso. Na Dinamarca, por exemplo, a HP fez uma parceria com o Hospital Infantil H.C. Andersen e criou um ambiente atraente com decorações impressas instaladas no equipamento de ressonância magnética.
As decorações em clínicas e hospitais ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade das crianças e, por isso, reduzem o número de casos em que elas precisam ser sedadas para exames de ressonância magnética. Vários centros de saúde, pelo mundo, adotaram abordagens parecidas em quartos, salas e corredores.
Sinalizações de orientação também podem ser instaladas com o fim de melhorar o fluxo dos pacientes em instituições de saúde. Corredores complexos em vários prédios? Dificuldade em localizar escritórios e consultas? Sem problema. Os birôs e gráficas podem projetar, imprimir e instalar sinalizações de orientação que ajudam e simplificam a experiência do público. De murais a sinais pictográficos, são infinitas as soluções para ajudar a direcionar as pessoas.
Precisa de inspiração? Dê uma olhada na página da Dezeen, repleta de inspirações para decorações de ambientes internos para a área da saúde.
Com mais de 30 certificações e selos ambientais, as impressões da HP Latex são adequadas para ambientes sensíveis. Veja nos vídeos como a HP transformou centros médicos infantis nas Filipinas, Espanha e EUA:
DSI inaugura showroom em Maringá
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/03/2018
A DSI, distribuidora de impressoras digitais, realizou no dia 15 de março um open house para inaugurar seu showroom na cidade de Maringá (PR). O novo espaço conta com soluções da marca Epson para os segmentos de tecidos, sublimação, comunicação visual e etiquetas.
A DSI atua no mercado desde 1992. Inicialmente, prestou serviços de estamparia e impressão. Mais tarde, passou a vender equipamentos e suprimentos e prestar assistência técnica. Então, em 2002, a empresa firmou parcerias internacionais para trazer ao Brasil produtos de impressão sublimática digital.
Com matriz no Rio Grande do Sul, a DSI atualmente distribui impressoras de grande formato da Epson e conta com equipe técnica qualificada. Além do novo showroom em Maringá, a empresa tem unidades em São Paulo (SP), Campina Grande (PB) e Belém (PA).
Fonte: DSI
Mimaki lança impressoras UV e ecossolvente de 1,6m
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/11/2020
A fabricante Mimaki anunciou no mercado europeu a “Série 100”, nova linha de impressoras inkjet rolo a rolo de entrada.
Composta por dois modelos, o UJV100-160 (UV) e o JV100 -160 (ecossolvente), a série é indicada para birôs e signmakers que procuram gastar menos e obter alta qualidade de impressão.
A JV100-160 utiliza tinta ecossolvente de secagem rápida que reduz a granulação e proporciona detalhes finos. Disponível em 8 opções de cores (CMYK, Lc, Lm, Or e Lk), o insumo também oferece resistência a arranhões e durabilidade externa.
A UJV100-160 usa uma tinta UV de baixo custo, a LUS-190, que pode ser impressa não apenas em PVC, mas também em substratos não revestidos, como filme PET e papel.
Alinhada ao mote “Expert Printing Made Easy”, as impressoras da “Série 100” estão equipadas com recursos como o novo DAS (Dot Adjustment System), função que ajusta o posicionamento de ponto para impressão bidirecional e compensação automática de alimentação de mídia, para garantir alinhamentos precisos.
Bert Benckhuysen, gerente de produto da Mimaki Europe, declarou: “Essas novas impressoras são versáteis. Com elas, os usuários se beneficiarão de flexibilidade para produzir uma variedade de aplicações, de papéis de parede a letreiros de alta qualidade”.
As principais tecnologias exclusivas da Mimaki, como NCU (Nozzle Check Unit), a NRS (Nozzle Recovery System) e a MAPS4 (Mimaki Advanced Pass System4), são recursos integrados às impressoras da “Série 100”. Além disso, elas rodam com o novo RIP RasterLink7, que incorpora o Harlequin, desenvolvido pela Global Graphics. Com este novo engine, o tempo de rasterização pode ser reduzido em até 25%. A impressão de dados variáveis e as configurações favoritas foram adicionadas a este novo RIP gratuito.
Fonte: Mimaki Europe
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