Akad passa a vender impressoras digitais para sublimação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/12/2012

A família de equipamentos Novajet cresceu. Comercializada pela Akad, fornecedora de máquinas e insumos para comunicação visual, a linha de impressoras digitais recebeu o incremento dos seguintes modelos: 1602S (com 1,54m de largura de impressão), 2202S (2,14m) e 3302S (3,2m). As três máquinas são do tipo "flex", podendo trabalhar com tinta ecossolvente ou com insumos para sublimação (dependendo da escolha e demanda do próprio usuário).

Empregando cabeças de impressão Epson Micro PiezoTM DX5, as impressoras produzem em velocidade máxima de 42m²/h (na resolução 720x1080dpi, com três passadas) e podem imprimir na resolução máxima de 1400dpi. As Novajet também possuem sistema de alimentação rolo a rolo (com take up).

impressora para sublimação

As novidades da Akad podem trabalhar com tintas ecossolvente e sublimática

Para quem escolher usar as novidades para sublimação, a Akad indica trabalhar com tecido com, no mínimo, 50% de poliéster em sua composição. Existe também a possibilidade de imprimir materiais como plástico, madeira, vidro e etiquetas (desde que estejam devidamente tratados).

Com as Novajet sublimáticas, a marca amplia sua gama de aplicações para atender empresas de setores como os da estamparia digital, roupas esportivas e abadas, por exemplo.

No processo de sublimação, a impressora reproduz as imagens em um papel transfer, que posteriormente é colocado em contato com o material (tecido, por exemplo) a ser estampado. Juntos, eles são aquecidos por uma prensa ou calandra e, em função da alta temperatura, a tinta sublima e fica impregnada no substrato.

Fonte: Akad. Texto: InfoSign



Ampla anuncia três novas impressoras digitais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/08/2019
Lançamentos foram apresentados durante a feira FuturePrint 2019

Lançamentos foram apresentados durante a feira FuturePrint 2019

A Ampla, fabricante nacional de equipamentos de impressão digital, anunciou três lançamentos (Cromax UV LED, Elite 3208 e OP50 HDUV) na FuturePrint 2019, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de julho, em São Paulo. A empresa também celebrou 15 anos de atuação em seu estande no evento.

Ricardo Lie, diretor de negócios e sócio da Ampla, declarou: “Comemoramos 15 anos de atividades com muita alegria e a certeza de termos contribuído significativamente para o crescimento da indústria de comunicação visual e a modernização da indústria gráfica no Brasil, atuando para o fortalecimento do setor como um todo”.

Elite 3208

Com tecnologia baseada na New Targa XT, a impressora Elite 3208 possui chassi monobloco AmplaCore, CLP industrial e interface IHM touchscreen (para controle e gerenciamento de subsistemas por meio da AmplaSmart, que permite o monitoramento em tempo real das principais funções).

Com oito cabeças, a Elite 3208 vem com mesa aumentada de impressão, sensor eletrônico (para ajuste da altura do carro de impressão), take-up duplo (dianteiro e traseiro) e sistema de aquecimento de mídia.

Indicada para empresas que possuem volume médio de e exigem maior confiabilidade do equipamento, para controle de custos e prazos de entrega em suas produções.

Em sua versão “Solvente”, a Elite 3208 tem largura de 3,2m e trabalha em resolução de até 1.200dpi ou velocidade de até 150m²/h.

Já a Elite 3208 UV LED é capaz de acelerar as entregas de impressão enquanto reduz custos de produção e de mão-de-obra, por eliminar etapas de acabamento. A máquina possui sistema de cura fria que possibilita a impressão ecologicamente correta em diversos substratos flexíveis e rígidos leves, de até 3mm de espessura. Disponível na largura de 3,2m, a impressora trabalha com resolução de até 1.200dpi ou velocidade de até 80m²/h.

Cromax UV LED

De acordo com a fabricante, a Cromax UV LED pode ser adquirida, instalada e rodada a custos mais acessíveis. Com uma ou duas cabeças DX5, a máquina estampa rolos com largura de até 1,7m (na versão 1700D) ou 1,5m (na versão 1500S), em mídias como lona, vinil adesivo, papel, papelão, canvas, tecido, foam, PVC, filmes BOPP e PET e materiais sintéticos.

A tecnologia UV LED possibilita a produção de rótulos e embalagens personalizadas, displays de PDV, decoração (como papel de parede) e comunicação visual.

Sidnei Marques, diretor de operações e sócio da Ampla, declarou: “A Cromax UV LED chega para democratizar as lucrativas oportunidades nas aplicações da impressão digital ultravioleta (UV), de pequenas a grandes tiragens”.

OP50 HDUV

Indicada para reproduzir imagens de alta qualidade em objetos diversos, a OP50 HDUV é equipada com tecnologia UV LED e possibilita impressões em prazos muito inferiores aos oferecidos pelos métodos convencionais, pois elimina a necessidade de filmes, placas e telas.

Com suas diversas zonas de operação, para carregamento e descarregamento por meio de esteira, a OP50 HDUV pode aumentar a produtividade e reduzir tempo, custos e esforços na personalização de itens decorativos, lembranças, presentes, materiais promocionais, entre muitas mídias.

A máquina é equipada com 6 cabeças e pode trabalhar na resolução de até 1200dpi, para impressões CMYK+branco, em uma área de 50 x 60cm, em objetos com até 15cm de altura.

A OP50 HDUV possui interface amigável de operação e roda com o RIP ColorPrint, desenvolvido especificamente para fluxos de trabalho de impressão de modelos e objetos.

Fonte: Ampla



Ricoh fecha acordo de tecnologia com a Durst

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/03/2022
Ricoh fecha acordo de tecnologia com a Durst

Ricoh fecha acordo de tecnologia com a Durst

A Ricoh Europe fechou um acordo de 50 milhões de euros com a Durst Group AG.

A Durst já usa cabeças Ricoh Gen 5 nas séries Alpha e P5. Como parte deste novo acordo, no futuro, as peças também serão utilizadas nos próximos sistemas de impressão desenvolvidos pela Durst.

Nos últimos anos, as duas empresas intensificaram para criar sistemas mais estáveis e flexíveis, especialmente em impressão digital têxtil.

Dr. Christian Compera, gerente geral global do negócio de impressão industrial da Ricoh, declarou: “A parceria nos permitirá desenvolver nossas cabeças de acordo com os requisitos do mundo real. Ao reunir as equipes de desenvolvimento da Ricoh e da Durst, compartilhamos o objetivo de melhorar continuamente todo o sistema de impressão”.

Christoph Gamper, CEO do Durst Group, acrescenta: “Alargar a nossa parceria com a Ricoh permite-nos desenvolver mais rapidamente novos sistemas de impressão, pois trabalhamos com perfeita interação entre tintas, substratos e cabeças de impressão”.

As equipes da Ricoh e da Durst colaborarão em novas soluções, desenvolvendo cabeças e impressoras, para encontrar novas maneiras de usar tecnologias e materiais.

Fonte: Durst

Tags: Ricoh, Durst,