Xaar cria avaliação de desempenho de fluidos para inkjet

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/01/2020
Teste é feito em cinco etapas

Teste é feito em cinco etapas

A fabricante Xaar criou uma avaliação de fluidos usados no desenvolvimento de novas soluções inkjet. O serviço ajuda fornecedores de tecnologia a adequar os fluidos e diminuir gastos durante a criação de projetos. Para tanto, a Xaar investiu em um laboratório equipado com várias plataformas (inclusive uma impressora 3D) que produzem amostras e testes.

Um projeto começa com a avaliação de fluidos e orientações sobre desenvolvimento de tinta e compatibilidade de materiais, além de opções para testes de reologia. Na etapa seguinte, trabalha-se para otimizar o desempenho do jato. A fase subsequente envolve a produção de amostras por meio de uma plataforma de impressão.

Para produzir amostras 3D e avançadas, a Xaar lança mão do Notions Systems n.jet com cabeças Xaar 1003 GS12. É um equipamento de jato fotopolímero capaz de imprimir camadas entre 0,0185mm e 0,0025mm.

Após a produção das amostras, vem o estágio do aprimoramento do fluido. Na etapa final, o projeto é concluído, e a Xaar compromete-se a fornecer suporte contínuo e recomendações para melhorias do projeto.

A maioria das cabeças de impressão inkjet é capaz de disparar fluidos com viscosidades com uma faixa de 10 a 25mPa.s. Porém, graças às melhorias na tecnologia TF da Xaar, os materiais com viscosidades mais altas podem ser empregados com sucesso pelas cabeças da marca.

Fonte: Xaar



Agfa e EFI firmam nova parceria

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/02/2024
Estratégia é potencializar oferta de ambas as empresas

Estratégia é potencializar oferta de ambas as empresas

As fabricantes EFI e Agfa anunciaram uma parceria global com o objetivo de unir e potencializar suas tecnologias de impressão a jato de tinta de grande formato.

A Agfa integrará o sistema rolo a rolo da EFI, ao passo que a EFI adicionará as impressoras inkjet híbridas da Agfa ao seu conjunto de soluções.

A colaboração estreará na feira Fespa em Amsterdã, Holanda, entre os dias 19 e 22 de março de 2024, onde a Agfa e a EFI mostrarão o potencial dessa parceria em seus respectivos estandes.

Pascal Juéry, CEO do Grupo Agfa-Gevaert, declarou: “A impressão digital é um dos principais motores de crescimento da nossa empresa. Essa parceria expandirá a gama de opções que oferecemos aos nossos clientes e ampliará o alcance de nossas soluções. É realmente um marco para nossa empresa e para o setor de impressão de grande formato”.

Arnaud Calleja, vice-presidente de soluções de impressão digital da Agfa, também está exultante com a parceria: “Estamos muito satisfeitos. Ao integrar a plataforma rolo a rolo em nossa oferta de sinalização e display graphics, estamos preparados oferecer uma gama de produtos excepcionalmente diversificada. Ambas as empresas são capazes de manter um foco dedicado à inovação de produtos em nossos respectivos domínios especializados”.

Segundo Frank Pennisi, CEO da EFI, “a EFI e a Agfa são marcas confiáveis, e agora temos a capacidade de acelerar a jornada digital de nossos clientes e torná-los ainda mais produtivos. Estamos entusiasmados com este próximo capítulo e com a capacidade de aproveitar os pontos fortes de ambas as organizações para fazer o setor avançar”.

Fonte: EFI

Tags: Agfa, EFI,


Bordeaux lança tinta digital látex

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/11/2014

Eden TX foi desenvolvida para impressão de tecidos

Eden TX foi desenvolvida para impressão de tecidos

A Bordeaux, fabricante de insumos para impressão digital, lançou a Eden TX, série de tintas látex compatíveis com tecidos de fibras naturais, sintéticas ou misturadas.

Trata-se de uma tinta pigmentada à base d’água que pode imprimir diretamente (sem a necessidade de pré ou pós-tratamento) em substratos de algodão ou de poliéster – versatilidade que a fabricante enxerga como fundamental no mercado atual de impressão digital.

Por imprimir em qualquer mistura de tecidos (100% algodão, 100% poliéster ou uma mistura de ambos), a Eden TX dispensa os birôs de estocarem vários tipos de tinta para imprimir em diferentes tipos de tecidos.

Segundo a empresa, a tinta látex da Bordeaux foi desenvolvida para ser empregada em cabeças de impressão piezoelétricas da Epson.

Fonte: Bordeaux