Tendências da sublimação para 2019
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/02/2019
A sublimação continua em alta. É o que aponta Jimmy Lamb, especialista em sublimação da Sawgrass, fornecedora de produtos para impressão sublimática. Segundo Lamb, “em 2018, uma série de aplicações geraram enorme entusiasmo. Entre elas, a sublimação de tecidos de algodão, além de mídias sublimadas para ambientes externos e novos tipos de materiais para decoração interna”. O especialista aponta que as aplicações incipientes de 2018 serão grandes tendências para 2019. Conheca cada uma delas:
Sublimação em algodão
Em 2018, novos materiais e papéis de transferência possibilitaram a sublimação em tecidos de algodão. Lamb dá como exemplo as mídias da PrintLAT e da Forever e a solução Virtuoso Print Manager. Há também novas opções de mídias para estampar tecidos escuros de algodão. São opções de transferência que abrem novos negócios e abrem oportunidades para aumentar as vendas em 2019.
Aplicações em ambientes externos
Em 2018, o especialista da Sawgrass aponta que houve um aumento na oferta de tintas sublimáticas mais resistentes aos efeitos da luz UV. O uso desses materiais possibilitou o aumento das aplicações de sinalização em eventos ao ar livre, instalações em jardims, placas e decorações de quintal, instalações de arte e cartazes domésticos.
Bebidas
Aplicação pouqquíssima explorada no Brasil, a sublimação em receinpientes para bebidas tornou-se incrivelmente popular em países como os EUA. Uma razão para isso é a demanda por copos duplos isolados a vácuo, que mantêm as bebidas quentes e frias por horas. O especislita da Sawgrass também aponta novos tipos de drinkware personalizados, como canecas de cerveja, copos de shot e taças de vinho revestidos. Essa diversidade de produtos para bebidas abre possibilidades criativas para nivchos como cervejarias artesanais e restaurantes temáticos.
Decoração sublimada
Muitos produtos sublimados podem transformar os ambientes domésticos. Com a sublimação, é possível estampar cobertores, travesseiros, fronhas, tapetes, toalhas, cabides e muitos outros itens que as pessoas usam em casa ou podem dar de presente. Trata-se de um nicho que demanda personalização, um trabalho de mais valor agregado e preços mais altos.
Fonte: Sawgrass
Comunicação visual do sistema de transporte de Londres é renovada
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2020
O birô FD Signs, localizado em Londres, Inglaterra, forneceu quase 100 mil gráficos de piso para distanciamento social a serem aplicados em toda a rede de transporte público da capital inglesa.
Fintan Delaney, diretor da FD Signs, declarou: “Realizamos trabalhos para a TFL [Transport for London] regularmente. Mas nunca algo nessas proporções. Ficamos encantados pela oportunidade, e todos os nossos fornecedores se esforçaram para garantir todos os materiais que precisávamos para o trabalho”.
Embora a demanda por tinta e mídia da FD Signs tenha aumentado exponencialmente durante a produção do trabalho, os fornecedores conseguiram dar conta de entregar as matérias-primas, apesar dos desafios logísticos impostos pelo lockdown do coronavírus.
Delaney complementa: “Estávamos todos trabalhando 18 horas, por dez dias seguidos. E tivemos um funcionário chegando às três horas da manhã para trocar os rolos de mídias nas impressoras, todas as noites. Eu até comemorei meu aniversário de 50 anos no trabalho”.
Até 20 de maio, a FD Signs entregou 6 mil gráficos por dia, por 10 dias consecutivos, a 30 equipes de instalação diferentes da capital inglesa, que as instalaram nas estações de metrô durante os fechamentos noturnos. Além disso, peças semelhantes foram criadas durante o mesmo período para outras partes da rede de transporte de Londres, incluindo o Croydon Tramlink e o Network Rail.
Com o trabalho já entregue, a FD Signs atualmente está trabalhando em outros jobs semelhantes para as principais redes varejistas, à medida que elas começam a prever uma redução das quarentenas.
Delaney completa: “Uma sinalização clara, para garantir que as pessoas mantenham o distanciamento social, será cada vez mais importante à medida que as pessoas retornam lentamente à vida cotidiana. Prevemos muitos trabalhos como esse nos próximos meses, e também fornecemos esse tipo de sinalização gratuita para pequenas empresas locais e para a NHS (agência de saúde britânica)”.
Fonte: FD Signs
Fujifilm lança impressora UVistar Hybrid 320 UV na SGIA 2015
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/11/2015
A filial norte-americana da Fujifilm, fabricante de equipamentos de impressão, anunciou a estreia da UVistar Hybrid 320 UV durante a SGIA 2015, feira que ocorre entre os dias 4 e 6 de novembro, em Atlanta, nos EUA.
Com sistema híbrido de alimentação de substrato, a impressora apresenta largura de 3,2m e emprega cabeças Dimatix Q-Class e até nove canais de tintas configuráveis, para uso de cores CMYK, light cyan, light magenta, light black, branco ou laranja (que pode aumentar a gama de cores em até 30%).
Entre as inovações da UVistar Hybrid 320 UV está a tecnologia Versa-Drop, que permite o disparo de gotas de tinta que variam de 10 a 30 picolitros.
Outras novidades estão no sistema de alimentação de substrato, que é composto por um recém-criado tipo de cinta e um sistema de vácuo inteligente de seis zonas. Esse dispositivo permite melhor condução das mídias e garante que todos os tipos de substratos movimentem-se com precisão durante o processo.
Além disso, um cilindro dançarino com espalhadores mantém as mídias sem rugas antes de elas serem introduzidas no sistema de impressão. Já na alimentação de substratos rígidos, roletes traseiros ajudam a fazer as transições dos materiais da área de impressão para as mesas de saída.
Outra inovação da UVistar Hybrid 320 UV é a função que permite a alimentação contínua de chapas, o que aumenta a produtividade ao introduzir vários substratos de um mesmo lote durante a produção. Esse recurso diminui o tempo de carregamento entre folhas, pois o carro de impressão movimenta-se continuamente.
Fonte: Fujifilm
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
B-FLEX ITALIA lança película para DTF
-
Mercado global de sublimação deve atingir 15,2 bilhões de dólares até 2029
-
Xaar aprimora cabeça para impressão em papelão ondulado
-
Nanjing Oracle Digital inova na fabricação de papéis para sublimação
-
Caldera lança nova solução RIP para impressão DTF e DTG
-
NUtec Digital Ink expande tintas fluorescentes sublimáticas
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual