SAi esclarece dúvidas sobre gerenciamento de cores para grandes formatos
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/02/2019
Gudrun Bonte, vice-presidente de gerenciamento de produtos da SAi, desenvolvedora de aplicativos dedicados a impressão de grande formato, responde a algumas das perguntas mais corriqueiras sobre gerenciamento de cores.
Quais ferramentas de gerenciamento de cores a SAi oferece para grande formato? Descreva os produtos e como usá-los.
O Flexi, software RIP da SAi, inclui um conjunto completo de ferramentas para criação de perfis, capazes de guiar os birôs por todo o processo. O SAi Flexi também tem ferramentas para automatizar o Pantone e para fazer correspondência manual de cores especiais.
Como o aplicativo se diferencia da concorrência?
A SAi se diferencia ao tornar mais fácil o gerenciamento de cores para as pessoas sem experiência. O Flexi também é o único RIP de perfis para grande formato disponível hoje por assinatura. Por apenas 50 dólares por mês, os bicôs podem ter um RIP completo.

Com quais sistemas de cores o Flexi trabalha?
O Flexi funciona perfeitamente com perfis ICC compatíveis. Ele também se integra perfeitamente às bibliotecas online de perfis dos fabricantes de impressoras. Isso significa que os birôs só precisam colocar a mídia na impressora e o Flexi carregará automaticamente o perfil da biblioteca do fabricante do equipamento.
Além dos perfis de cores, quais opções estão disponíveis para os birôs que desejam aprimorar o gerenciamento de cores?
Qualquer birô que leve a sério a comunicação de cores precisa ter um dispositivo de medição de cores. Ferramentas como o Color Muse fazem medições precisas de cores especiais e também comparam cores impressas. Esses dispositivos portáteis custam menos de 100 dólares e suas medições podem ser usadas no software RIP para as correspondências. A maneira mais eficaz de os birôs poderem aprimorar suas habilidades de gerenciamento é por meio de treinamentos profissionais. O software pode facilitar o processo, mas o treinamento ajuda os profissionais envolvidos a entender como comunicar cores com os clientes e como implementar um fluxo de trabalho completo.
Quais são as atuais expectativas dos clientes dos birôs?
Os compradores de impressão estão mais cientes e exigentes. Querem que suas cores combinem nas mais diversas mídias. Os compradores de impressão querem cores mais consistentes e são mais propensos a trocar de birô para obter esse resultado. Muitos compradores de impressão sabem quais cores devem estar em seus produtos. Isso significa que a comunicação de cores e a antecipação clara das expectativas se tornaram mais importantes. Ou seja, os birôs precisam estampar corretamente e também se comunicar de forma inteligente com os seus clientes.

Quais são os maiores desafios que os birôs enfrentam para atender tais expectativas?
Sem treinamento ou processo formal de gerenciamento de cores, os birôs podem ter muita dificuldade para obter consistência de cores. Controles de processo, como a Calibração G7 e a simulação de perfis, tornamra-se importantes para os trabalhos mais complicados. É muito difícil obter cores precisas e consistentes sem o uso dos perfis ICC correspondentes às mídias usadas. Portanto, corrigir esse problema tornará o gerenciamento de cores mais fácil. É por isso que os birôs estão investindo na criação de seus próprios perfis.
A crescente variedade de mídias de grande formato aumenta a necessidade de ferramentas de gerenciamento de cores? Por quê?
Os princípios básicos do gerenciamento de cores são os mesmos, independentemente da mídia. No entanto, fazer a correspondência de cores em diferentes tipos de mídias e tintas é muito difícil sem o gerenciamento.
Como as ferramentas de gerenciamento de cores se adaptaram para oferecer suporte a uma variedade maior de mídias?
A nova geração de dispositivos de medição de cores tornou muito mais rápido e fácil perfilar mídias transparentes e têxteis. Esses dispositivos são investimentos caros, mas reduzem drasticamente o desperdício. Ferramentas de perfil de cores se tornaram muito mais fáceis de operar. Por exemplo, a versão mais recente do Flexi inclui um assistente que guia o usuário iniciante na confecção de perfis. Ele também inclui ferramentas de comparação e relatório, para ajudar os birôs a comunicar melhor sobre as cores com seus clientes.
Alltak lança vinil adesivo Cristal Orion
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/03/2013
A Alltak, empresa especializada no desenvolvimento de vinis adesivos, anunciou o lançamento de um novo substrato. Chamada "Cristal Orion", a novidade consiste em um adesivo transparente com gravação em relevo que, com sua textura exclusiva, cria efeitos de vitral.
Segundo seus fabricantes, o Cristal Orion é ideal para aplicações em vidro, acrílico, decoração e laminação.
Confira as características do material:
- Espessura: 0,08m;
- Liner: 130g;
- Gravação em relevo opaco;
- Largura: 1,22m;
- Bobinas: 50m.
Fonte: Alltak
Avery anuncia nova coleção de vinis adesivos para envelopamento
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2019
A fabricante Avery Dennison lançou a Coastal Collection, linha de vinis adesivos composta por cinco opções: Matte Metallic Met Moss Green, Satin Cool Teal, Satin Stunning Orange, Gloss Aqua Blue e Satin Metallic Black Rock Grey.
Inspiradas em tons frescos outonais e indicadas para envelopamento de automotivo, as mídias fazem parte do portfólio Supreme Wrapping da Avery.
Abby Monnot, gerente sênior da Avery Dennison Graphics Solutions da América do Norte, declarou: “Essa nova coleção foi criada a partir de tons que encontramos na natureza: das montanhas à praia. Estamos animados em revelar essa coleção que foi cuidadosamente desenvolvida para oferecer aos instaladores mais opções para designs que reflitam desejos, necessidades e personalidades de seus clientes”.
Fonte: Avery Dennison
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