Kernow lança mídia metalizada para embalagem e sinalização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/03/2018
MetaliK pode receber impressão inkjet UV

MetaliK pode receber impressão inkjet UV

A Kernow Coatings, fabricante britânica de mídias para impressão digital, anunciou no mercado internacional o MetaliK, substrato metalizado (ouro e prata) para produção de embalagens, protótipos e peças de comunicação visual.

Disponível em folhas no formato B2 (500mm × 707mm), o MetaliK é um cartão com 345μ e uma face frontal lustrosa. O lado de trás da mídia apresenta acabamento branco.

A mídia é compatível com tintas inkjet de cura UV. Também pode ser estampadas com impressoras de toner seco. Além disso, pode receber acabamento de mesas de cortes planas ou máquinas a laser, por ser livre de PVC. A empresa afirma que o substrato pode ser dobrado sem que a metalização e a impressão nas bordas sejam prejudicadas.

A MetaliK foi testada também pela Color Logic, fornecedora de sistemas especiais de impressão que criam efeitos visuais diferenciados e metalizados.

Mark Geeves, diretor de vendas e marketing da Color Logic, declarou: “A MetaliK foi certificada pela Color Logic para aplicações com inkjet UV. Realizamos testes de cores na mídia, que atendeu a todos os nossos requisitos. A MetaliK possui excelentes aplicações para os mercados de embalagem e sinalização”.

A Kernow Coatings oferece também a MetaliK Inkjet, mídia adesiva livre de PVC e vendida em rolos. Ela pode ser laminada em qualquer placa lisa e é compatível com tintas inkjet ecossolvente, UV e látex.

A Color Logic produziu um vídeo (em inglês) sobre o substrato:

Fonte: Kernow Coatings



Saiba a diferença entre impressão DTG e impressão DTF

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/08/2023
As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

Direct-To-Garment (DTG)

A impressão direta em roupas (Direct-To-Garment, DTG) emprega tecnologia que transfere imagens de computadores para impressoras inkjet que estampam diretamente tecidos e peças de roupas, como camisetas.

A DTG é diferente da serigrafia tradicional por dispensar o uso de matrizes. Em vez delas (matrizes), o equipamento DTG emprega cabeças de impressão que disparam gotas microscópicas de tinta CMYK e branca na superfície das roupas. A tinta seca e adere ao tecido ao ser aquecida.

A DTG imprime diretamente em camisetsas e tecidos

Direct-To-Film (DTF)

A impressão direta em filme (Direct-To-Film, DTF) é uma adição mais recente à indústria têxtil. O processo é ligeiramente diferente do DTG: como o nome indica, a imagem não é impressa diretamente no substrato, mas impressa em um filme, antes de ser transferida por meio de uma prensa térmica.

A maior vantagem da DTF é que ela possibilita estampar qualquer tipo de tecido: poliéster, nylon, rayon, spandex, algodão, entre outros. A DTG é mais limitada, principalmente a materiais compostos por algodão.

A DTF emprega filmes como intermediários para a transferência das imagens

Software para impressão DTG e DTF

As impressoras DTG e DTF operam com aplicativos dedicados que possuem funções específicas para estampar tecidos ou filmes, e a desenvolvedora SA International (SAi) disponibiliza uma versão especial do software Flexi 22 para esse fim. Essa versão especial oferece um conjunto de recursos de design e preparação de arquivos para impressão DTF e DTG, que simplificam o fluxo de trabalho e economizam tempo de trabalho.

Interface fácil de usar

No Flexi, todas as ferramentas para impressão DTF e DTG estão convenientemente organizadas, para que o operador não perca tempo navegando pelas barras de menu para encontrar o que precisa. Caixas de diálogo fáceis de usar permitem alterações rápidas em arquivos digitais. O software foi desenvolvido para que o usuário tenha a maior conveniência na hora de preparar os trabalhos.

Fluxo de trabalho versátil de tinta branca

A tinta branca é parte integrante da DTF e da DTG. O software Flexi oferece diferentes opções para gerar camadas brancas de forma rápida e fácil. O aplicativo tem ferramentas para gerenciamento de transparências, máscaras e canais de saída de branco. Para uma saída mais precisa, pode-se criar várias camadas de branco na arte. O Flexi oferece a versatilidade necessária para lidar com diferentes tipos de arquivos.

Flexi oferece ferramentas específicas para DTG e DTF

Mais qualidade e menos tinta

Para conferir um toque mais suave às estampas das camisetas, o software Flexi oferece a ferramenta “Remove Data in Texture Patterns”. Este recurso permite adicionar quadrados, círculos ou linhas tracejadas ao padrão de imagem. É possível ajustar o tamanho e o espaçamento desses elementos para que menos tinta seja depositada, dando às impressões uma textura mais macia e de alta qualidade.

Visualize antes de imprimir

Mídia e tintas custam caro. Para evitar desperdiçá-las, tenha certeza de que seu trabalho está configurado corretamente antes de imprimi-lo. O Flexi possibilita a verificação de cada canal de saída por meio da interface “Production Manager”. É possível verificar a camada branca que será impressa e também ajustar a densidade da tinta branca. Com essas ferramentas, garante-se que o trabalho será executado corretamente, sem desperdícios de tinta e mídia.

Este artigo foi produzido pela SA International (SAi) e adaptado pelo InfoSign

 



Gerber apresenta nova versão de software para design têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
Versão 12.1 do AccuMark permite a visualização de designs em 3D

Versão 12.1 do AccuMark permite a visualização de designs em 3D

A fabricante Gerber atualizou o AccuMark 3D, que chegou à versão 12.1. Indicado para a visualização de designs de moda, o aplicativo gera modelos 3D para facilitar a validação desses padrões mais fácil e mais rápida.

Com a versão 12.1 do AccuMark 3D, os usuários veem os padrões na mesma janela que a simulação em 3D, o que garante a precisão do produto final e aumenta a eficiência no fluxo de trabalho. O acoplamento da visualização 3D com padrões 2D garante que a peça possa ser produzida corretamente e sem nenhuma operação adicional, o que economiza tempo e melhora o processo de produção.

As simulações em 3D também podem ser exportadas como um arquivo compartilhável para outras plataformas. O arquivo pode ser visualizado em aplicativos como o YuniquePLM da Gerber.

Fonte: Gerber

Tags: AccuMark, Gerber,