Gênesis divulga programação de cursos de sublimação e serigrafia para 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2015

Cursos serão realizados em janeiro, fevereiro e março de 2015

Cursos serão realizados em janeiro, fevereiro e março de 2015

A Gênesis, fabricante de tintas para impressão, divulgou a grade de cursos sobre sublimação e serigrafia que serão ministrados no primeiro trimestre de 2015. Confira:

Curso: sublimação digital – básico

  • Datas: 30/01, 27/02 e 20/03;
  • Carga horária: 6 horas (1 dia);
  • Horário: 9h00 às 16h00;
  • Valor: R$240,00;

Descrição: indicado a alunos que pretendem investir na sublimação digital e adquirir conhecimentos gerais e informações técnicas. É dividido em dois módulos:

– Teoria: fundamentos da sublimação, mercados, oportunidades, ambiente de trabalho, equipamentos, insumos, hardwares, softwares, custos, manutenções preventivas, importância do perfil e workflow de cores, diagnóstico e soluções dos problemas e erros mais comuns.

– Prática: preparação da arte para impressão, configuração básica do perfil de cores, apresentação da impressora e todas as suas partes, impressão/transferência em tecidos de poliéster e brindes personalizados.

 

Curso: serigrafia – básico

  • Datas: 26/01, 27/01, 23/02, 24/02, 16/03 e 17/03;
  • Carga horária: 14 horas (2 dias);
  • Horário: 9h00 às 17h00;
  • Valor: R$480,00;

Descrição: indicado a alunos que pretendem investir na serigrafia e adquirir conhecimentos gerais e informações técnicas. São apresentados mercados, oportunidades, equipamentos, custos, teoria serigráfica e metodologias de produção – da pré-impressão (confecção de matrizes) até a impressão final da estampa. O curso é dividido em quatro módulos:

– Módulo 1: introdução ao mundo da serigrafia, suas aplicações e mercados. Como começar um negócio, tomando conhecimento dos equipamentos e materiais utilizados;

– Módulo 2: processo de preparação de matrizes serigráficas passo-a-passo, desde a criação até a revelação;

– Módulo 3: tipos de tinta, impressões e efeitos diferenciados. Prática de aplicações com linha solvente e linha transfers;

– Módulo 4: práticas de aplicações com linha têxtil: base d’água, plastisol, foil metálico, flocagem e quadricromia.

 

Curso: serigrafia – avançado

  • Datas: 28/01, 29/01, 25/02, 26/02, 18/03, 19/03;
  • Carga horária: 12 horas (2 dias);
  • Horário: 09h00 às 16h00;
  • Valor: R$240,00;

Descrição: o curso é indicado a alunos que já possuem conhecimento em serigrafia e pretendem se aperfeiçoar com o uso de produtos de alta qualidade, novas técnicas e novas tecnologias, com o objetivo de agregar valor às suas estampas. Requisito: ter realizado o curso de serigrafia básico ou ter experiência profissional. O curso é dividido em três módulos:

– Matrizes serigráficas: pré-impressão e fotolitos; tipos de caixilhos; tecidos técnicos; esticagem e tensionamento; preparação da matriz serigráfica; tipos de emulsões, sensibilizantes e processos. Matrizes são reveladas na prática, com emulsões dupla-cura, emulsões fotopolímero, emulsões relevo, filmes capilares e recuperação de matrizes.

– Policromias indexadas e simuladas: demonstração da técnica de separação de policromias indexadas e simuladas, conceitos de policromia e softwares disponíveis no mercado. Separação com o plugin "Koi Simulados Pro" e impressão serigráfica com tintas base água e plastisol.

– Efeitos diferenciados: demonstrações de aplicações práticas com tintas à base d’água, plastisol e transfers, apresentando diversas técnicas, efeitos e soluções diferenciadas para estamparia localizada.

A Gênesis oferece um pacote promocional com a programação completa da semana por R$840,00. Além do desconto, o aluno receberá os quatro DVDs da "Coleção Saiba Mais", da Escola Gênesis.

As inscrições podem ser realizadas pela loja online: loja.genesistintas.com.br.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11 2171 8000) ou pelo e-mail escola@genesistintas.com.br.

Fonte: Gênesis Tintas



Epson entra no mercado de sublimação com duas novas impressoras

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/11/2012

impressora Epson para sublimação

Nova SureColor SC-F7000: aposta da Epson para o mercado de impressão sublimática

SureColor SC-F: esse é o nome da nova linha de impressoras que marcam a entrada da Epson na sublimação. Dois modelos fazem parte dessa família: o SureColor SC-F60 e o SureColor SC-F70. O primeiro tem 44 polegadas (1,1m) de largura de impressão. Já o segundo, um pouco maior, vem com 64 polegadas (equivalente a 1,6m).

As novidades, que trabalham com a paleta básica de cores CMYK e resolução de 720 x 1440dpi, têm um grande diferencial: todos os seus componentes (tintas, cabeças, chassis e acessórios) são projetados e fabricados pela mesma empresa, a Epson — um feito inédito no mercado de impressoras sublimáticas. "A impressão digital têxtil ainda é pequena, mas está crescendo rapidamente. Nossa estratégia é aumentar esse percentual, fornecendo soluções confiáveis e de baixo custo, totalmente projetadas por nós", declarou recentemente Guy Martin, gerente de produto da Epson Europa.

Até então, vários outros modelos de impressoras da fabricante eram adaptadas para receber tintas sublimáticas compatíveis. Algo que a empresa tentará coibir com as suas novas apostas para o mercado.

Características técnicas das impressoras Epson para sublimação

As impressoras SureColor SC-F possuem sistema rolo a rolo de alimentação de substrato (papéis para sublimação), cuja estrutura exige pouco trabalho de um único operador. As máquinas também contam com tensionamento automático de mídia. Além disso, o cilindro de recolhimento de material impresso — padrão na SC-F70, mas opcional na SC-F60 — permite produções ininterruptas. E para quem faz uso de bobinas mais pesadas, pode-se adquirir um sistema opcional de mídias que suporta bobinas de 80Kg.

Epson SureColor SC-F6000: impressora sublimática de 1,1m

Segundo a fabricante, as impressoras vêm equipadas com cabeças Epson MicroPiezo TFP, já consolidadas no segmento de sublimação. Trata-se de uma tecnologia que casa bem com as tintas Epson UltraChrome DSink, outra novidade da empresa, vendida em cartuchos de 1,5 litro.

Ambos os modelos foram desenvolvidos para a produção de brindes, soft signage, moda esporte, vestuário, acessórios, artigos personalizados, entre outras aplicações feitas com sublimação. De acordo com a empresa, as máquinas geram impressos com resitência à luz, lavagem, abrasão e transpiração.

Quanto aos modos de operação, os equipamentos oferecem: Draft (velocidade de 57m2/h), Produção (28m2/h) e Qualidade (16m2/h).

Fonte: Epson UK. Texto: InfoSign



Mercado global de impressão digital têxtil pode valer 2,6 bilhões de dólares em 2023

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2020
Em 2018, o mercado foi avaliado em 2 bilhões de dólares

Em 2018, o mercado foi avaliado em 2 bilhões de dólares

A consultoria norte-americana Mind Aspire Market Research lançou o relatório “Global Digital Textile Printing Market Study, Opportunities & Forecast till 2023”. O documento estima que o mercado global de estamparia têxtil digital crescerá 12,8% ao ano (CAGR) durante o período previsto no relatório, de 2019 a 2023.

A pesquisa também mostra que impressão digital têxtil global foi avaliada em 2 bilhões de dólares em 2018, e estima-se que este mercado atinja o valor de 2,6 bilhões de dólares em 2023.

Entre os fatores responsáveis pelo crescimento do mercado estão o aumento da renda global, o crescimento econômico geral, o aumento da população, a rápida mudança nas tendências da moda, o aumento da capacidade de compra e o aumento da demanda por roupas estampadas digitalmente.

Há também a estimativa de um aumento na demanda por roupas, móveis e decoração automotiva que impulsionará o mercado. No entanto, a volatilidade do preço das matérias-primas pode dificultar esse crescimento.

O relatório é divido por:

- Tinta: reativa, ácido, dipersa (direta), de sublimação e pigmentada.

- Substrato: algodão, seda, poliéster e outros.

- Aplicação: vestuário, uso doméstico, técnico, display e outras.

- Região: América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina.

Fonte: Mind Aspire Market Research